O que é ser cristão? – Sofrimento

11329955_488328841331282_317722401716492173_nTexto: 1 Pedro 4:12-17

Introdução: O que é ser cristão? Essa é a pergunta que vamos fazer nas próximas semanas e avaliarmos se a nossa definição se encaixa com a definição Bíblica e também a realidade.

 

  1. O cristão é um sofredor por natureza, mas o seu sofrimento é diferente do sofrimento de todo mundo, pois o cristão não sofre por si, mas pelo o outro.

O nosso maior problema continua sendo a falta de discernimento. Jesus já nos alertou que “erramos por não conhecermos as Escrituras e nem o poder de Deus” Mateus 22:29. Mas nós continuamos errando.

  1. a) Não existe provação sem propósito para Deus.

– Não é estranho, é natural. O cristão que não sofre perseguição não deveria ser considerado cristão, pois a maior evidencia de que de fato somos de Cristo é que vivemos em contracultura ao mundo.

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.” Mateus 5:11

– Agora o maior problema nosso é que lemos isso como deveríamos viver alienados do mundo e não como um poder influenciador que muda o mundo. Não use a bandeira da religião como agente influenciador, sofra por amor a Cristo e você brilhará mais.

“Porque amamos algo mais que esse mundo, amamos esse mundo ainda melhor que aqueles que não conhecem o outro mundo” C.S. Lewis

Leia João 17:18-23

– Jesus inaugurou o reino de Deus, o processo de restauração de todas as coisas e nos chama para fazer parte de um exército poderoso que mudará o mundo. Qual é a bandeira desse exército? A bandeira do amor e do serviço e não da imposição ou da indiferença.

“O cristianismo é a história de como o rei por direito desembarcou disfarçado em sua terra e nos chama para tomar parte numa grande campanha de sabotagem” C.S. Lewis

  1. Como reagimos à provação é a maior evidência se somos de Cristo ou não. (vs. 13)

A provação para o cristão é motivo de alegria e não de desespero, pois ele sabe que jamais sofre sem sofrer nas mãos de um Pai que os ama e deseja conformá-los a imagem de seu Filho Jesus.

  1. a) Não é autoflagelação, é alegria e sabe por quê? Porque quando sofremos não estamos sendo castigados por Deus, e sim honrados em sentir a mesma coisa que Jesus sentiu.
  2. b) O cristão é aquele que está sempre em tratamento e se a vida, as relações, a igreja e o discipulado não estão produzindo algum tipo de sofrimento em você, acorde urgentemente.
  3. A perseguição revela que o Espírito Santo está trabalhando em nossa vida (vs. 14)

O Espírito Santo é o agente transformador do cristão. Ele é quem regenera o nosso coração e muda todos os nossos desejos e vontades e conforma-as a Deus. Jesus disse: João 16:13

  1. a) Se você não está sendo tratada em alguma área da sua vida agora como “cristão”, a verdade que ofende é que provavelmente você não é um cristão, veja: Romanos 8:8,9
  2. b) Se você se ofendeu quando eu disse que provavelmente você não é cristão, é porque provavelmente você não é cristão, pois o cristão se humilharia e reconheceria de fato que está muito longe de ser cristão e se não fosse a graça de Deus ele estaria morto.
  3. Tem uma forma de sofrer como cristão e de sofrer como não cristão (vs. 15-16).

A pura verdade é que 99,9% dos nossos problemas são causados por nós mesmos. Sofremos por nossa culpa e nossa causa e precisamos reconhecer isso urgentemente. Pedro nos revela algumas verdades aqui que precisamos analisar:

  1. Que não seja como assassino, ladrão e criminoso.

– Existem várias formas de matar? Existem várias formas de roubar? e de ser criminoso? Alguém que quebra a lei é considerado o que? E quem quebra as leis de Deus?

  1. Quem se intromete em negócios alheio.

– A lei de Cristo é a seguinte: Romanos 15:1,2; Gálatas 6:2

Quando nos metemos na vida dos outros, estamos cumprindo esse mandamento? Quando nos metemos na vida dos outros, sofremos mais ou menos?

  1. Não brinque com o evangelho e nem com Deus (vs. 17-19)

Quando um filho faz algo errado na rua, a correção correta de um pai é levar esse filho para casa e discipliná-lo em particular e não em público. Por isso que o julgamento de Deus começa em casa.

O problema nosso é que julgamos as pessoas porque ainda não entendemos que o pecador maior somos nós.  Você reparou a ordem do versículo?

Quando você julga alguém você automaticamente assume a responsabilidade de ser o agente transformador daquela pessoa.

O julgamento começa em casa! Lembre-se que cada vez que você aponta o dedo para julgar alguém, existem quatro dedos agora apontados em sua direção. Gálatas 6:7

Jesus foi a julgamento perante Pilatos, perante os lideres religiosos e perante a multidão e recebeu a injustiça em nosso lugar. Ele não tinha culpa, mas se fez réu condenado para receber a punição que cabe a cada um de nós. Ler o versículo 19 novamente.

Comments are closed