O que é ser cristão? – Graça

11329955_488328841331282_317722401716492173_nTexto: 2 Reis 5:1-15

Introdução: O que faz alguém como Naamã sair de seu lugar de conforto, de sua terra, de sua família para buscar a Deus?

  1. Porque as pessoas buscam a Deus?

Algo deve acontecer na sua vida que revela para você que auto-suficiência é uma mentira. Veja as qualidades e popularidades de Naamã? Chefe do exercito, grande homem diante do seu senhor, muito respeitado, valente, mas… (leproso) Todos nós temos um “mas” em nossa vida… Todos nós temos algo que minimizamos ou negamos completamente por medo de sermos descobertos…

a) Não importa quão planejada e organizada for a sua vida, sempre haverá algo que destruirá os seus projetos, a sua auto-suficiência.

  1. Pode vir de fora. (Comportamentos limitadores)

– Exemplos: enfermidade; morre alguém na família, transtorno financeiro. Você planejou ficar aqui no Japão três anos e já são 11 anos. Sempre haverá algo de fora que destruirá o seu senso de auto-suficiência.

  1. Pode ser interno.

– Todos nós temos uma falha no caráter, que reconhecemos e revela um problema em nosso coração. A lepra representa muito isso metaforicamente, uma doença que vai consumindo a pessoa.

– Exemplos: A sua timidez revela um alto nível de insegurança e inferioridade; o seu temperamento extrovertido releva um medo imenso de se relacionar de forma intima com alguém; seu alto senso de critica disfarça e camufla o seu orgulho e incapacidade de se submeter a alguém.

Essas coisas um dia irão brotar; explodir para fora e naquele momento você saberá que você não é auto-suficiente e para alguns é a única forma que eles se renderão a Deus, pois até aquele momento tudo estava sobre “controle”.

b) Você terá que descobrir que diante dessa situação, seja qual for, o mundo não poderá te ajudar.

– Naamã tinha três coisas: pistolão, dinheiro e poder (talento e recursos), mas nenhuma dessas coisas poderia ajudá-lo.

O que Naamã faz? Ele vai buscar outro rei, ele vai para o mundo em busca de soluções.

– Ele leva uma carta – (pistolão)

– Ele leva dinheiro (vs. 5) – (Bilionário) – 10 talentos de prata/6 mil siclos ouro.

– Ele esperava fazer algo extraodinário para pagar pela cura.

Ele chega em Israel com essa proposta e enquanto você não entender que o mundo não pode te ajudar, você não se encontrará com Deus. Qual é o grande problema?

O grande problema é que o Deus de Israel não é igual aos outros deuses

Naamã vai ao Rei de Israel porque ele assumiu que assim como em todos os outros povos e religiões, os magos, profetas e religiosos estavam debaixo da autoridade do rei. Eles serviam ao rei e prestavam contas ao rei e somente os ricos e poderosos recebiam as bênçãos do Deus que servia a corte real. Mas não era assim em Israel.

É por isso que o rei fica louco e se desespera, pois ele entendeu que Naamã não conhecia o rei de Israel e em Israel era o rei que servia a Deus. Os profetas não estavam na folha salarial do rei.

Isso tem muito a ver com a nossa realidade. A maioria de nós, ou nos aproximamos de Deus esperando algo dele ou pensamos que Deus nos serve e deve fazer o que pedimos. Mas esse não é o rei de Israel e de Jesus Cristo.

**A maioria de nós tem uma idéia que estamos fazendo a Deus um favor em aceitar a Cristo.

Princípio: Não busque no mundo por algo que só Deus pode te dar, o mundo não pode te ajudar.

  1. Como o encontramos?

Para realmente encontramos com Deus é necessário uma mudança, melhor dizendo uma deslocação. Naamã fez isso e teve uma experiência real com o Deus vivo. É hora de sair do circulo vicioso da religião.

  1. Mudar da busca de soluções para os seus sofrimentos para perdão pelos seus pecados.

– Naamã diz no versículo 15. Jesus e o paralitico com 4 amigos. Os nossos problemas jamais se encontram na superfície, mas basicamente na nossa relação com Deus e o que fazemos dela.

– Se a nossa relação com Deus é forte e presente, só necessitamos de ter os pecados perdoados, pois o resto é por conta dele. Enquanto você não reconhecer que a sua relação com Deus é mais importante que qualquer outra coisa, você não vai encontrar a razão pela qual as coisas acontecem em sua vida.

  1. Mudar do pensamento que podemos merecer ou adquirir a bênção de Deus para depender completamente na sua graça maravilhosa.

– Confiar e descansar. Versículo 13 – Naamã veio preparado para fazer algo extraordinário para receber algo extraordinário. Isso é profundo em nós, todos nós pensamos assim.

– Veja o que Eliseu faz com Naamã, Ele nem aparece. Ele está revelando a Naamã que a bênção de Deus não vem para o orgulhoso e poderoso, mas para o humilde e Eliseu estava começando o processo da humildade na vida de Naamã através da humilhação.

– Eliseu também não faz nada e o manda fazer. Esta vendo a graça aqui? Não tem nada a ver com você e tudo a ver com Deus. Sabe por que Naamã ficou furioso, porque qualquer pessoa poderia ter feito aquilo, não tem padrão, o mais fraco poderia se banhar no rio.

O padrão de Deus é tão superior a qualquer outro padrão que nenhum de nós consegue mantê-lo, vivê-lo ou merecê-lo.

Seja sincero com você mesmo: Você vive para Deus? A resposta é clara, NÃO! O padrão de Deus é tão simples que nenhum de nós consegue vivê-lo. Mude isso hoje!

Conclusão: Enquanto você não experimentar na pele que a auto-suficiência é uma mentira, provavelmente você não terá um encontro genuíno com Deus. Enquanto você não entender que não há nada que você possa fazer para adquirir ou merecer o favor de Deus, você não se tornará Cristão. O Cristão é um dependente total da graça de Deus e de seu amor.

Comments are closed