O que é ser cristão? – Naamã e o ser cristão.

11329955_488328841331282_317722401716492173_nTexto: 2 Reis 5:15-27

Introdução: Falamos semana passada sobre Naamã e como tudo que ele possuía e tinha não podia levá-lo ao que buscava. Vamos fazer uma pequena revisão:

– Ele era o comandante supremo do exercito, popular, valente, poderoso, ele tinha tudo que o mundo poderia lhe dar, mas era leproso.

– Somos condicionados a pensar que se temos um problema, ele provavelmente vem de fora, mas a Bíblia nos revela que o nosso problema é interno, nosso coração, nossa lepra.

– Naamã tentou comprar e adquirir a benção de Deus e descobriu que o Deus de Israel não negocia, não se vende e os padrões dele são tão maiores que os nossos que são impossíveis de serem obedecidos.

– Não busque no mundo por algo que só Deus pode te dar, o mundo não pode te ajudar.

Mudança de paradigma, deslocação de pensamento.

  1. Mudar da busca por soluções pelos nossos problemas para perdão pelos nossos pecados. (Paralítico e os 4 amigos)
  2. Mudar do pensamento que podemos merecer ou adquirir a benção de Deus para depender completamente da sua maravilhosa graça.

– Naamã se encontra com Deus sem nenhuma base religiosa, Geazi “andava” com Deus e não o conhecia.

  1. As marcas de um homem que conhece a Deus (Naamã)
  2. Mudança de pensamento.

“Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel” 15.

Preste atenção: Se Naamã voltasse dizendo que o Deus de Israel é o mais poderoso e o que mais cura no mundo, isso não teria mudado a sua mente e sua cosmovisão, ele seria mais um entre os deuses. Todos os povos daquela época eram pluralistas, acreditavam em muitos deuses, mas Naamã vai totalmente contra tudo que ele sabe e pensa: “Não há outro Deus no mundo!”

– Um genuíno encontro com Deus não é unicamente uma experiência emocional ou mística. “Eu quero sentir algo” –

Importante: Seus sentimentos não mudarão a não ser que seu coração mude e seu coração não muda a não ser que a sua mente mude.

  1. Uma completa mudança a cerca de suas possessões, bens, coisas.

A segunda coisa que Naamã diz é: “Por favor, aceita um presente de teu servo”. 15

Ele veio com muito dinheiro para adquirir, comprar o favor do deus de Israel, mas agora ele já recebeu e de graça e porque ele deseja mesmo assim fazer algo?

– Ele não está dando esse dinheiro para adquirir algo, ele está dando com um coração completamente mudado. Voluntário e generoso. A motivação: alegria.

A segunda marca de alguém que conhece a Deus é um aumento radical na generosidade.

O dinheiro não é neutro e ele é um poderoso agente de auto-estima. Ele tem um poder sutil de fazer-nos pensar que somos alguém, que temos valor e podemos fazer algo. Mas quando a graça de Deus se torna o seu valor supremo, o dinheiro se torna “dinheiro” (acessório) e se torna tão fácil dar. Tão bom e liberta-nos da pressão e do desejo de “sermos alguém” – já somos em Deus e ninguém pode roubar isso. Não precisamos ficar preocupados, ansiosos e obstinados com o futuro, já é nosso em Cristo.

  1. Deus se torna o centro de todas as áreas da sua vida.

Leia 2 Reis 5:17,18

  1. a) Naamã não quer ficar em Israel (ele não quer ser trancar na igreja), eu vou voltar para a minha vida, meu trabalho, meus afazeres, MAS ele não privatiza a sua “religião”. Eu vou deixar a Síria saber que agora eu sirvo o Deus de Israel, vou levar a terra e vou mostrar a todos eles que eu sigo o Deus de Israel.

– Não vou “SAIR” do mundo, eu vou fazer a diferença neste mundo onde estou! Não vou me tornar um crente radical e fanático, vou ser um ser humano que foi tocado por Deus, que teve uma experiência com Jesus de verdade nos lugares que Deus me colocou. HUMILDADE! HUMANIDADE! CORAGEM! NÃO SECULARISMO! NÃO CHATICE!

  1. A marca de um homem que não conhece a Deus (Geazi)

Todos nós gostaríamos que essa história acabasse no versículo 19, mas não acaba.

– Eliseu não receberia nunca um presente de Naamã. Com aquele presente ele se tornaria o homem mais rico de Israel, mas não quis. Ele não queria o crédito da cura, mesmo que isso fosse aceitável e até honroso. Veja o que ele diz: “Este não era o momento de aceitar prata…” – Você estragou tudo Geazi, pois Ele precisa saber que a salvação é de graça.

  1. a) Tudo que Deus faz para que Naamã receba a sua cura, leva ele pelo processo da humilhação ao ponto de aceitar até ir à terra de seus inimigos e pessoas de outra raça. Ele teve que superar todos os preconceitos que ele tinha para chegar até ali. E agora Geazi, o suposto “crente”, faz exatamente o oposto: “Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu” 2 Reis 5:20.

Importante: A graça de Deus te faz uma pessoa melhor, mas a religião sem a graça de Deus te faz uma pessoa pior.

– A religião promove algumas coisas muito interessantes: Um monte de gente bonita por fora, com uma linguagem do céu, com vestes preciosas e perfeitas, mas podres por dentro.

  1. Como ser um cristão genuíno.

O herói dessa história não é Naamã, não é Elizeu, não é a cura em si. Temos uma heroína aqui. Ler versículo 2.

  1. a) As causalidades da guerra.

– Essa menina provavelmente viu seus pais sendo mortos pelo exercito da Síria. Ela era de uma raça diferente, de costumes diferentes, de uma religião diferente, ela é escrava, não tem direitos algum, é mulher, não tem NADA. Mas quem acima de todos os outros personagens é responsável por tudo nessa história? Ela está na casa do homem responsável por todo o mal que havia acontecido em sua vida.

  1. b) Quando ela ouviu que ele tinha lepra.

– Ela não vibrou! Ela não disse: “Ta pagando pelo o que fez”. “Caiu mais um dedo, bem feito, vai cair todos, vou dançar no seu velório”. Ela não faz isso! Veja a compaixão dela: “Se somente o meu senhor…” A vida dele está nas mãos dela naquele momento e ela toma uma decisão incrível:

  1. Ela poderia deixá-lo morrer e receber o pagamento pela a sua dor.
  2. Ela poderia salvá-lo e pagar a dívida através do seu perdão.

Ele teve um servo sofredor em sua vida!

Você também tem um servo sofredor que deu a sua vida por você. Ele também deixou o seu Pai e perdoou você a sua divida e mudou a sua história. Ele escolheu perdoar, Ele escolheu pagar pelo perdão. Na cruz ele diz: “Pai perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” – Porque ele não devolve na mesma moeda – podemos nos encontrar com Ele. Esta sofrendo? Alguém fez algo muito ruim contra você? Perdoe. Pague o preço.

Comments are closed