O que é ser cristão? Nossas Escolhas

11329955_488328841331282_317722401716492173_nTexto: Gênesis 16: 1-16

Introdução: Abrão, Sarai e Hagar representam de alguma forma as nossas reações a graça de Deus. Eles são tipos de uma realidade mais profunda e real da nossa vida e o que fazemos com ela a partir das nossas escolhas.

 

Nesse palco da vida, esses personagens precisam lidar com uma situação vital que os move a atitudes e reações muito interessantes que nos ensinam muito sobre o que é ser um cristão e como a graça de Deus trabalha em meio as nossas escolhas.

1. Sarai.

Sarai está envelhecendo e continua estéril. Deus prometeu a seu marido uma multidão de filhos e ela começava a duvidar daquela promessa. O tempo se passava e ela não se cumpria. Dez anos se passaram desde que a promessa fora feita. Sarai sou eu e você!

Nossas ansiedades a cerca do futuro, nossa vontade de vê-lo cumprido e realizado. Nosso querer adiantar o processo e chegar logo, rápido ao objetivo. Muitos de nós aqui no Japão sentimos essa pressão, pressão feita de vários lugares:

Há pressões nos relacionamentos.

– Quem está casado, quer filhos, quer casa, quer situação financeira estabilizada.

– Quem está solteiro, quer casar, quer uma carreira profissional, um ótimo emprego.

– Quem é jovem ou adolescente quer que as aulas acabem logo, termine tudo.

– Quem é criança quer sair da escola logo, terminar o dever de casa e brincar.

Há pressões no trabalho.

– Cotas, zangyo, direitos trabalhistas que nunca se cumprem, férias que não vem.

Há pressões na igreja.

– Ministério, ser mais crente, ganhar vidas, dizimar e etc.

Todos esses gritos são gritos da Sarai em nós. Queremos uma utopia, um mundo da fantasia onde todas essas coisas se realizam e são exatamente da forma que sonhamos e pensamos, mas descobrimos que a vida não é assim! Esse é o grande tapa na cara da vida, ela é imprevisível! A Sarai não gostou disso e nós também não gostamos!

O que Sarai devolveu: crueldade, desprezo e indiferença. Romanos 12:21

2. Hagar.

Hagar é escrava/empregada. O povo que ela servia não era seu povo. Alguns comentários rabínicos afirmam que ela era filha do Faraó e foi dada para cuidar de Sarai em seu arem no capítulo 12 de Gênesis quando Abrão desce ao Egito. Ela estava no lugar errado com as pessoas erradas e é usada para algo que ela não foi chamada a fazer. Hagar sou eu e você!

Sentimos-nos vitimizados pela vida. Já ouviu frases como: “O que será que fiz de errado para merecer isso?” “Onde que eu fui amarrar o meu bode/burro?”. Sentimos-nos como vítimas das nossas próprias escolhas, mas não somos! Vamos considerar que é verdade que Hagar era filha de Faraó e ela tinha o poder de escolha que todos nós temos hoje de decidir o que fazer da vida e como? Veja o versículo 4.

Hagar optou em fazer do seu fortúnio/sucesso um motivo de escárnio. Provocou a sua senhora e desprezou do grande benefício que Deus, mesmo diante do erro, lhe havia dado, sabe o que? GRAÇA.

Você reconhece a graça de Deus em sua vida? Você consegue enxergar as inúmeras e péssimas decisões que você toma todos os dias e todos os anos e mesmo assim parece que Deus, sendo expert nisso, transforma tudo isso em algo produtivo e abençoado que você jamais mereceu?

Hagar em nós se chama ingratidão. Hagar em nós se chama descontentamento. Hagar em nós se chama “cuspir no próprio prato”.

Se prepare para ser ofendido: Muitos de nós fazemos isso com essa nação. Desprezamos as grandes oportunidades e os grandes benefícios que um país que não precisava fazer o que faz por nós “ESTRANGEIROS”, faz e vai além a fazer!

O que Hagar devolveu: O orgulho e a vaidade são frutos na vida dela.

3. Abrão.

Abrão é o covarde. Abrão é o marido omisso e desinteressado. O Zeca Pagodinho estava lendo Gênesis 16 quando compôs “Deixa a vida me levar”. Abrão é o cúmulo da indiferença e do descaso. Abrão é tão desligado e tão fora da realidade que no próximo capítulo Deus precisa mudar a identidade dele para cumprir o seu propósito, literalmente ele teve que nascer de novo. Abrão sou eu e você!

Olha a situação dele no versículo 5. Ele é tão desligado que a Sarai coloca a culpa do desprezo da Hagar nele e ele aceita normalmente e joga de volta a responsabilidade para ela no versículo 6.

O Abrão de vez em quando aparece nos domicílios dizendo assim: “Meu papel aqui é pagar as contas, o resto você cuida”. A Bíblia é contém histórias de homens como Abrão, por exemplo: Tem o caso do Nabal (1 Samuel 25); Tem o caso do Acabe (1 Reis 19).

O que Abrão devolveu: Descaso, indiferença e covardia.

E agora, o que fazemos com a Sarai, a Hagar e o Abrão que habita figurativamente em cada um de nós? Como lidamos com essa realidade profunda do nosso ser?

Graças a Deus tem um quarto personagem nessa história. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego lá na frente vão ter uma mesma experiência com esse personagem…

4. A quarta figura: O anjo do Senhor.

Lembrar capítulo 21:9-21. A história termina com Hagar no deserto e no seu desespero em perder seu filhinho, no momento mais crucial da sua vida, quando parece que as suas escolhas a levarão a morte, o Anjo do Senhor aparece em cena. Repare que quando o Anjo do Senhor fala é O Senhor quem fala (diferente do caso do Anjo Gabriel e outros).

O que está acontecendo aqui?

Sarai, Abrão e Hagar não merecem a benção de Deus. Eles não merecem a presença de Deus. Como pode a presença de Deus chegar a suas vidas? A resposta é o Anjo do Senhor. Ah! Mas o Anjo nos aponta para outra pessoa, não é?

Todas as vezes que o Anjo do Senhor aparece nas Escrituras, Ele é o mediador entre Deus e os homens. Deus quer aniquilar o povo pelo o seu pecado e desobediência, mas o Anjo intercede, interfere e assume a comunicação e trás a revelação para a mudança.

Sabe por que Ele pode se aproximar de nós? Porque havia outro menininho, nascido de uma mulher pobre, que viveu uma vida de rejeição e no final de sua vida fora também abandonado pelo o seu pai. Ele também teve sede, ele gritou e Deus não respondeu.

Mesmo que Sarai, Abrão e Hagar mereciam o abandono e não a benção, na cruz Jesus levou sobre ele o abandono que nós merecemos, para que recebamos a bênção que não merecemos. Ele gritou e não foi correspondido, para que nós ao gritarmos, sejamos respondidos.

Ele pode entrar em sua vida e queimar com seu poder, beleza e glória em você agora, te livrando de todas essas ansiedades e ajudando você a escolher corretamente para que Ele mesmo possa te dar uma vida que lhe glorifique para sempre!

Comments are closed