O que é ser igreja? – Comunhão

o que é a igrejaTexto: Atos 2: 42-47

Introdução: Estávamos conversando alguns meses sobre: O que é ser Cristão? E hoje iniciaremos um tempo de conversas sobre: O que é ser Igreja? Vamos ver alguns aspectos de uma comunidade cristã e como experimentá-la em sua essência.

1. Doutrina.

Precisamos fazer uma distinção entre o que é doutrina apostólica e usos e costumes ou tradição das denominações.

As doutrinas são um conjunto de princípios preestabelecidos pelos apóstolos (discípulos de Jesus Cristo: João, Pedro, Paulo) para estabelecer padrões onde a igreja possa cumprir a sua missão em fidelidade ao seu Senhor: Jesus Cristo.

Os usos e costumes ou tradições são um conjunto de conceitos ou ritos estabelecidos pelas denominações locais para expressar a sua fé e liturgia (culto).

Exemplos:

Doutrina: Jesus é a Segunda Pessoa da Trindade e o Filho Unigênito de Deus.

Uso e costume: Na nossa igreja todos os homens precisam se apresentar trajados de terno.

O que queremos definir aqui é que as doutrinas são as coisas essências que todos os cristãos em todo o mundo devem obedecer e seguir se desejam viver fielmente a sua fé. Os usos e costumes variam de acordo com cada expressão religiosa e devemos ter liberdade para praticá-los e cada membro de uma igreja local deve respeitar esses costumes se deseja congregar em essas localidades.

Doutrina é fundamental, pois há uma necessidade de padrão na igreja e fidelidade as Escrituras Sagradas.

2. Comunhão.

Nenhuma igreja sobrevive sem comunhão. A comunhão não é somente essencial para a igreja, mas para todas as relações humanas.

“Deus trabalha em nós de varias formas, mas principalmente uns aos outros”

C.S. Lewis

A única forma de você crescer na fé é tendo comunhão com outros irmãos e irmãs e se aprofundando nesses relacionamentos através das experiências que o Senhor promove entre vocês.

Fato: Se você não construir amizades mais intimas em sua igreja local e aprofundar nesse relacionamento, provavelmente você não ficará muito tempo nessa comunidade.

3. Partir do Pão e tinham tudo em comum.

Igreja é lugar de partilha. Infelizmente temos visto que a imagem da igreja no nosso tempo tem sido distorcida por pessoas com intenções malignas de fazer da igreja um comércio ou um lugar de alienação. Igreja é um lugar onde compartilhamos tudo:

– Compartilhamos nossas dificuldades.

– Igreja é um lugar onde você encontra pessoas com dificuldades e que precisam de ajuda e de direção. A oração é o vínculo principal dos cristãos para com Deus. Quando oramos uns pelos outros encontramos respostas – Tiago 5:16.

– Compartilhamos o pão e tudo mais.

– Igreja não é uma ONG, mas é um lugar onde partilhamos o pão. Devemos como irmãos em Cristo suprir as necessidades uns dos outros. Dividir os nossos recursos para que o reino de Deus e o evangelho alcancem as nações da terra.

4. Temor e unânimes todos os dias no templo e nas casas.

Temor é reverencia, é se maravilhar pela bondade e graça do Salvador. Respeitar e valorizar a Deus acima de todas as outras coisas e entender que a igreja não é um clube social, mas o povo escolhido de Deus.

Isto significa que não vamos à igreja, pertencemos a um corpo espiritual. Isto é muito sério, pois em Efésios 5:25 Jesus disse que morreu pela igreja e que Ele mesmo é o cabeça (autoridade e Senhor) dela.

Infelizmente muitas pessoas não entendem que quando conhecemos a Jesus Cristo precisamos ter um compromisso sério com o Seu Corpo, pois Ele leva isso muito a sério. No Apocalipse, quando Jesus escreve as 7 igrejas da Ásia, Ele termina cada carta dizendo o seguinte: “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as Igrejas”.

Nos últimos dias o Senhor falará somente a igreja, você pertence ou vai à igreja?

Se você ainda não fez um voto de compromisso com a sua igreja local, você está fora do Corpo e desobedecendo ao Senhor – Leia Hebreus 10:25. Tome hoje essa decisão de se unir a uma igreja local e participar desses benefícios e compromissos.

5. Alegria e singeleza de coração.

O que a comunhão e o partir do pão e o compromisso com o Corpo de Cristo produz? A resposta é clara: alegria e singeleza de coração.

O Cabeça da igreja, Jesus, foi rejeitado pelos seus, crucificado fora de sua cidade e sua família para que você jamais experimentasse esse abandono e rejeição.

Jesus morreu na cruz para que você restaurasse o seu relacionamento com o Pai e isso implica que agora você faz parte de uma família que experimentará a Sua presença por toda a eternidade.

Esta é alegria que é produzida na igreja: Irmãos em comunhão e adorando a um Deus que morreu e ressuscitou para nos fazer uma só família, um só corpo. Que alegria!

Imploro a você que com singeleza de coração, simplicidade e amor se comprometa a experimentar essa comunhão com pessoas que acreditam e experimentam o Cristo ressurreto todos os dias e coletivamente aos Domingos em uma comunidade local.

A CEVA é uma comunidade local onde os cristãos, irmãos em Cristo Jesus, se reúnem para celebra os cultos que tivemos durante a semana. Por isso que dizemos que Domingo não é dia de culto, é dia de celebração, pois cultuar a Deus é um estilo de vida e não um ato religioso que se expressa aos Domingos.

Venha viver isso conosco e experimentar uma igreja simples, que ama ao próximo e deseja fazer de cada membro um discípulo de Jesus Cristo.

Comments are closed