O que é ser igreja? Corpo Espiritual

o que é a igrejaTexto: 1 Timóteo 1:15-20

Introdução: Estamos conversando sobre o que é ser cristão e por alguns meses estudamos sobre o que isso significa. Agora vamos olhar para a igreja, o segundo alvo das criticas no vídeo que assistimos e ver como devemos pensar e analisar biblicamente o que é ser igreja?

1. Igreja é lugar de pecador – vs.15

Precisamos abandonar esse conceito de que a igreja é lugar de pessoas perfeitas e “santas” (no sentido equivocado da palavra) que jamais erram ou deixam de pecar. Isso não é verdade. O que a Palavra de Deus nos ensina é que aqueles que estão em Cristo, abandonaram a sua velha vida de pecado e estão em um processo de experimentarem uma nova vida. (2 Coríntios 5:17)

Pecado só ofende quem é santo e perfeito

Falsa humildade e falso orgulho estão no mesmo lugar.

O que aconteceu foi que o domínio que o pecado tinha sobre nós, acabou! Na cruz, Jesus Cristo venceu e acabou com o domínio do pecado sobre aqueles que o confessem como Senhor. Nós éramos senhores da nossa vida e agora temos um novo dono. Leia Romanos 5:19-21.

2. Mas igreja também é lugar de pecador redimido e transformado – vs. 16

Isto é, somos pecadores sim, mas já não vivemos mais como quem peca. Ler 1 João 3:5-9 Não é aceitável que aqueles que experimentaram o novo nascimento vivem pecando, ou o fato é que provavelmente não nasceram de novo. É o que chamamos de falsa conversão. Não passa de uma experiência emocional e não uma mudança radical de vida.

Alguns problemas que encontramos na prática dessa verdade: Ler 2 Pedro 1:5-9

  1. a) Não é um ato de mágica, é uma experiência de mudança de mente e coração.
  2. b) Não é vida mansa, é um compromisso com a verdade e a disciplina pelos meios da graça.
  3. Igreja é lugar de se maravilhar – vs.17

Estamos em uma comunidade ímpar onde o Espírito de Deus se manifesta e nos revela a grandeza de Deus. Paulo ao escrever ao seu filho na fé Timóteo sobre a graça de Deus mediante ao seu pecado, cai em adoração. Exemplo: cai em adoração…

“Ora, ao Rei eterno, imortal, indivisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém” vs.17

O que está acontecendo aqui? O apóstolo está contemplando a graça e a misericórdia de Deus e se acha tão pequeno, tão imerecido mediante aos seus grandes pecados que ele não consegue conter a gratidão, o amor e o louvor a esse Deus que salva.

Igreja é um lugar onde contemplamos o Senhor e descobrimos

na multidão de pecadores o quão amado somos. Olha pro lado: “Como ele ta aqui?”

Você não tem isso em um show de música, cinema… Deveríamos chamar todo o mundo para essa experiência.. mas… Porque não entendemos igreja.

Devido à realização que fomos alcançados, não conseguimos ficar calados, vivemos em êxtase constante e alegria. O crente é um ser maravilhado, possesso de alegria e gratidão. Exemplo: Prostituta – Lucas 7:47

4. Igreja é lugar de servos que se tornam amigos – vs. 18-19

Não estamos falando de gente especial no sentido de nos distanciar dos demais, mas estamos falando que Deus chamou todos nós para servirmos e nos deu capacidades para fazer isso com excelência suprindo as carências que há no corpo.

Todo mundo tem um chamado e a forma de descobrir isso é servindo.

Combata o bom combate. A metáfora aqui é de guerra. Imagine um soldado parado em meio à batalha com o cartucho cheio de bala e não atirando quando balas estão vindo na direção da sua tropa por todos os lados? O que você diria sobre esse soldado?

– Ele é irresponsável, indiferente e provavelmente irá morrer nessa batalha, porque em uma guerra quem não atira ou se defende morre. Veja o que Jesus tem a nos dizer sobre esse assunto. Ler João 15:8;15

Quais são as armas dessa batalha:

a) Conservação da fé – OBJETIVO

– a igreja nos revela um padrão e nos ensina que melhor é obedecer e viver em uma nova consciência de vida com Deus. As cercas estão lá para proteger-nos e não limitar-nos.

b) Boa consciência – SUBJETIVO

– A fé nos ensina a pensar e não sermos robôs e massa de manipulação. A nossa consciência em Deus nos leva a agir como Jesus agiu.

 O que vai acontecer se você não viver objetivamente e subjetivamente a sua experiência comunitária (igreja)?

Paulo diz que iremos naufragar na fé. É muito sério isso igreja. Em um naufrágio tudo se perde, até a roupa do corpo pode se perder e dependendo da distancia que estamos da terra, vamos morrer de fome ou sede ou insolação ou hipotermia.

5. A igreja é uma comunidade espiritual – vs. 20 – Expulsou do corpo

O que quer dizer que Paulo entregou aqueles dois supostos irmãos a Satanás? Quer dizer que Paulo os excomungou do corpo de Cristo, os considerou como fora da igreja. Isso significa que para sair, você precisa estar dentro primeiro e nos revela que a igreja é muito mais do que um lugar que se vai, mas um povo a qual pertencemos.

Jesus veio para os seus, mas os seus não o receberam. João 1:11

Sabe por quê? Para que você fosse aceito.

Sabe como? Ele foi desamparado na cruz, para que você jamais fosse abandonado.

Sabe para que? Seu corpo foi violentado e partido, para que você fizesse parte de um corpo espiritual, uma família para sempre.

 

Comments are closed