O Coração – Lugar de Guerra

o que é a igrejaSérie: O que é ser igreja? – O Coração: Lugar de Guerra

Texto: Provérbios 4:23; Mateus 6:21; Mateus 15:18-19

Introdução: Uma das características do evangelho é que ele produz significância para as nossas vidas. Estávamos longe de Deus e vivendo sem propósito no mundo, mas agora fomos achados e podemos encontrar a razão pela qual fomos criados. A igreja como agente de Deus no mundo, deve ser um lugar onde as pessoas encontram o acesso a essa significância.

1. O campo de guerra é o coração.

Todos os dias alguma coisa está tentando atrair o nosso coração para que possamos prestar serviço e adorar essa coisa. O fato é que todos nós adoramos alguma coisa. A pergunta é: O que você adora?

Jesus vai nos dizer que “onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” Mateus 6:21 – e por isso precisamos guardar o nosso coração ainda mais contra os ídolos que tentam constantemente assumir um lugar que só pertence a Deus.

2. Somos seres integrais.

O maior problema é que o mundo que vivemos tenta separar o coração da mente. Isto é, o que decidimos fazer não é realmente o que está em nossos corações, mas uma forma de pensar incorreta. Esta é a forma que o mundo separa o coração da mente, mas a Bíblia pensa diferente a esse respeito.

Em Provérbios 23:7 o sábio diz que “assim como o homem pensa, assim ele é”, e isso revela para nós que Biblicamente o coração é o centro das decisões e que nós somos pessoas integrais, não há separação nenhuma.

Qual é o diagnostico final então? Como está o nosso coração e o que o atrai é exatamente como está o nosso ser todo, completo. O problema habita no coração.

Jesus fortalece essa idéia, veja: “Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.” Mateus 15:18, 19

3. O que está acontecendo com o nosso coração?

Ele está sendo desiludido pelas coisas dessa vida e elas estão assumindo um lugar que não lhes pertence. O que precisamos de uma vez por todas reconhecer é que nada além de Deus é capaz de sustentar a nossa vida.

O mundo lá fora irá te dizer que ser independente, autônomo e fazer o que vier a sua mente é o maior estado de liberdade possível, mas a verdade é que essa libertinagem te escraviza e não liberta. Somos escravos de tantas coisas que nos acostumamos e pensamos que aí está a verdadeira liberdade.

Exemplo: É como perguntar a um peixe como é a água? Ele não terá idéia do que você está falando, pois para ele a água é algo intrínseco, é um estado de ser e não uma coisa.

O nosso coração está sendo tão assediado por tantas coisas que perdemos a significância; o verdadeiro sentido da vida e para que fomos criados – Leia Isaías 43:7.

4. Dê ao Espírito Santo o controle do seu coração e encontre a significância.

Enquanto a sede e a fome existencial não forem supridas pela presença do Criador, continuaremos a entregar o nosso coração a coisas temporárias e insignificativas.

Permita que Deus seja Deus. Ele te criou com propósito e significância, não permita que nada obstrui isso. “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” Salmos 37:4,5

Comments are closed