Série: O que é a igreja? – Prestação de Contas

o que é a igrejaTexto: Hebreus 13:7; 13:17

Intro: Estamos conversando sobre o que é igreja e como ser igreja e isto tem nos ensinado algumas coisas práticas, mas ao mesmo tempo importantes e profundas sobre as implicações que isso tem na nossa vida espiritual e relacionamento com o cabeça da igreja: Jesus. Vamos continuar falando sobre isso e especificamente sobre membresia e que efeito isso tem em nossa vida espiritual.

1. Liderança e Igreja. – versículo 7

O texto em si implica que existe uma hierarquia na igreja, mas que tipo de hierarquia é essa?

  1. a) Ela não é por natureza. Ninguém é melhor do que ninguém na igreja. O pastor não é um ser humano “iluminado” (no sentido mais comum da palavra), mas um pecador que também foi alcançado pela graça e salvo por meio da fé.
  2. b) Ela é exercida por função. O pastor estudou e foi chamado por Deus para exercer a liderança de um corpo e isso implica que há responsabilidades que ele tem e que nós como liderados temos para com Deus primeiro e depois para com ele e os demais.

3. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. – versículo 8

O apóstolo Paulo foi bem claro quanto a isso. Ele disse: “Sede meus imitadores, enquanto eu sou de Cristo” 1 Coríntios 11:1 – e isso implica que devemos honrar e nos submeter ao pastor enquanto ele se submete a Cristo e exemplifica tudo que Cristo é em sua vida, família e ministério.

A Bíblia também é clara em dizer que devemos nos “submeter uns aos outros no temor do Senhor” Efésios 5:21. Isto significa que a submissão é um presente e um benefício que Deus nos chama a exercer para a edificação de todo a igreja. A mesma regra se aplica para um cristão mais experiente: nos submetemos uns aos outros enquanto quem nós nos submetemos se submete a Cristo.

4. Obedeçam aos seus líderes e submetam-se a autoridade deles. – versículo 17

Não estamos falando de uma obediência cega, mas uma obediência que transmite os valores e princípios do reino de Deus e do cabeça da igreja: Jesus. O limite da obediência é o quanto da Palavra de Deus uma pessoa conhece.

A razão por tanto escândalo na igreja hoje continua a mesma do primeiro século: falta de conhecimento das Escrituras. Jesus disse: “Erreis por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus” Mateus 22:29 e o profeta Oséias já havia revelado da parte de Deus ao povo de Deus o mesmo princípio: “Meu povo perece por falta de conhecimento” Oséias 6:4.

5. Prestação de contas.

Como vimos acima, alguns princípios são inevitáveis no reino de Deus: submissão, obediência e imitação; isso implica diretamente que temos que prestar contas. Eu sei que isso não é muito popular hoje em dia. Vivemos em uma cultura e sociedade que exalta a autonomia e a individualidade.

Não tem como correr do assunto. Até o Senhor Jesus foi submisso e aprendeu a obediência pelo o que sofreu (Hebreus 5:8).

A prestação de contas é fundamental no aspecto de membresia. Se somos membros de um corpo (Leia 1 Coríntios 12 e 14 em casa), então está implicitamente estabelecido o princípio de prestarmos contas também uns aos outros.

Ser membro de uma igreja local é se submeter ao cabeça (Jesus) que colocou sobre o seu corpo líderes que seguem e vivem seus mandamentos e princípios em suas vidas e transmitem isso fazendo discípulos dele.

Você presta contas em todas às áreas da sua vida: na família (cônjuge e filhos), no trabalho (patrão e supervisores), no time de futebol (capitão) e até no vídeo game (ao controle rsss). Na igreja não é diferente, mas ao mesmo tempo SUPER diferente: Na igreja Deus providenciou meios da graça, disciplinas para que o corpo dele cresça com saúde espiritual, emocional e física.

6. Alegria e saúde espiritual.

Quando há submissão no corpo e obediência a liderança que obedece a Cristo, o corpo cresce com muita saúde e é um exemplo em sua sociedade e cultura ao ponto de influenciá-la para o bem! Que maravilhoso é ser uma comunidade onde todos amam, servem e prestam contas uns aos outros.

Quando seu pastor é feliz no cuidar da igreja, a igreja fica saudável e pode crescer naturalmente e organicamente sem forçar a barra e sem disputas e contendas. Seja um benção para os seus líderes, amigos espirituais e experimente a graça de Deus em sua vida.

 

Comments are closed