Série: O que é ser igreja? – Contentamento

o que é a igrejaTexto: Colossenses 3:15; 1 Timóteo 6:6

Introdução: Uma das características do evangelho é que ele produz contentamento e isto é uma satisfação independente de qualquer situação. Se aprendermos a viver assim, e fizer do evangelho o centro de nossa experiência espiritual, conseguiremos experimentar esse princípio.

1. O grande perigo.

O perigo do contentamento se encontra em pensar que está contente em qualquer situação significa parar no tempo ou simplesmente não ter nenhuma ambição na vida. Ao contrario disso, quando descobrimos que somos amados por Deus, aceitos em Cristo e renovados no nosso interior pelo Espírito Santo não existem mais obstáculos que possam nos impedir de realizar a vontade de Deus e seu propósito em nós.

Vamos usar uma analogia para entender um pouco mais sobre contentamento. Ele é como uma moeda que contém dois lados. De um lado temos uma ambição saudável (positiva) e de outro a autocomiseração que nos leva a falência espiritual.

2. Ambição Saudável.

Ao usarmos o termo ambição saudável isso significa que existe uma ambição não saudável. (Vamos focar na saudável, mas saiba que a não saudável se refere a um desejo desenfreado de possuir e ter coisas.)

A ambição saudável é aquela pela qual reconhecemos o amor de Deus em nossas vidas e descobrimos que Ele mesmo nos deu talentos e dons para que possamos usá-los para a glória dele. A primeira coisa é descobrir que fomos criados para a glória de Deus (Isaías 43:7) e segundo que Ele deseja realizar a sua vontade em nós. Ele nos capacitou para isso, dando-nos ferramentas, dons e recursos para cumprir a nossa missão.

A palavra “dom” espiritual no grego original significa: doação. Recebemos algo e devemos usufruir para a glória daquele que nos deu.

A ambição saudável é aquela que reconhece esses dons e talentos (que todos cristãos tem em áreas diferentes) e usamos cada um deles para a glória de Deus. E isso não significa somente na igreja por si. O dom é para ser usado em todas as esferas da vida.

3. Autocomiseração.

O outro lado da moeda é o que vamos chamar de autocomiseração, ou seja, o sentimento de que o mundo arquiteta contra nós e somos vítimas das circunstancias. Muitas pessoas que dizem amar a Deus se encontram aqui. Não confiam que de fato “todas as coisas cooperam para o nosso bem” e pensam que são vítimas de tudo que acontece em suas vidas.

Colocam a culpa na família, no trabalho, na nação e em qualquer coisa que justifique o seu cruzar dos braços e alienação com o mundo e tudo. Na verdade esse sentimento é fruto de algo muito mais profundo que revela uma tamanha ingratidão pelo dom da vida.

4. Como viver em contentamento?

A chave está em reconhecer que não conseguimos. Essa é a primeira coisa. Reconheça que o seu coração navega entre esses dois sentimentos o tempo todo. Às vezes você fica empolgado com as coisas e se entrega de coração, mas depois descobre que era pura empolgação. Ou às vezes você desanima e se sente uma vitima de tudo e de todos.

Exemplos:

Ambição: Após uma palavra no culto ficamos super animados e queremos servir e evangelizar e fazer uma grande diferença, mas quando encontramos obstáculos desanimamos e provamos que tudo era pura emoção e empolgação.

Autocomiseração: Olhamos para as circunstancias da nossa vida e justificamos tudo para não sairmos do lugar e em amor e gratidão servimos a Deus pelo simples fato que Ele nos amou até o fim.

A solução: A solução após descobrir que somos impulsionados pelos nossos sentimentos é olhar para Jesus e vê que Ele sentiu o mesmo que sentimos, mas venceu! No Getsêmani, Jesus a natureza humana de Jesus quis desistir, mas Ele a superou e cumpriu com muita ambição a sua missão. Não podemos, mas Ele pode. Não conseguimos, mas Ele conseguiu.

Conclusão: Nosso papel agora é olhar para o autor e consumador da nossa fé e pedir a ele graça para que nos levantemos com muito amor e gratidão para fazermos a diferença no lugar e no circulo de influencia que Ele mesmo nos colocou. Aqui está nosso campo missionário e precisamos, na força e na graça dele, nos alistar para essa guerra.

Experimente a satisfação de viver o contentamento em sua plenitude e experimentar a grandeza de ser usado pelo o Criador dos céus e da terra que te chama de filho.

Comments are closed