Série: O que é ser igreja? – Contentamento Parte III

o que é a igrejaTexto: 2 Reis 7: 1-20

Introdução: Estamos conversando sobre 8 características do evangelho e como elas são aplicáveis também a igreja e respondendo a pergunta: O que é ser igreja? – Hoje vamos continuar falando sobre o contentamento e a participação da graça de Deus em nossas vidas levando-nos a sermos pregadores de boas novas.

1. Ouvi a Palavra do Senhor.

Se olharmos o contexto da passagem veremos que os reis de Israel tinham abandonado completamente todos os princípios que tinham aprendido com seus antepassados. A incredulidade era a resposta mais comum das autoridades daquele tempo. Quando se abandona a crença em Deus tudo é permissível.

Nós também corremos o mesmo risco. Ficamos tão preocupados com as situações ao nosso redor que nos esquecemos que Deus continua no controle; Ele não parou de falar.

2. A incredulidade tem conseqüências.

O que o braço direito do rei não sabia é que a incredulidade tem conseqüências. Quando não ouvimos a Palavra de Deus sofremos. O Provérbio 16:5 diz: “O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.” – Quando assumimos o controle das nossas vidas e ignoramos a Deus, sofremos as conseqüências das nossas péssimas escolhas. C.S. Lewis disse: “No final só haverá dois tipos de pessoas: Os que dizem a Deus: ‘Sua vontade seja feita’ e aos que Deus diz: ‘Sua vontade seja feita’.

3. A graça de Deus em nossas vidas.

Aqueles leprosos não sabiam ainda, mas Deus os usaria poderosamente. Os leprosos naquela época eram considerados pecadores e eram expulsos da comunidade tendo que viver fora das cidades. A situação em Samaria era tão terrível que as mães estavam comendo os seus próprios filhos pela grande fome que havia durante o cerco da cidade pelo rei da Síria.

Aqueles que eram os mais improváveis, os menos capazes e os rejeitados trariam a salvação para um povo inteiro; isto é a graça de Deus. Nenhum de nós se olharmos para as nossas capacidades, virtudes e talentos diremos que somos capazes de mudar o mundo. Na verdade diríamos que não somos capazes nem de mudar as nossas próprias circunstancias. Mas Deus pode. Ele pode usar você hoje para mudar radicalmente qualquer situação da sua vida. Isto é a graça de Deus.

Assim como os leprosos, Jesus também foi rejeitado. Foi considerado um mentiroso, um agente do diabo e descrito como muitos outros adjetivos pejorativos. O apóstolo Paulo se considerava o pior dos apóstolos e o mais pecador de todos, mas disse: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.” 1 Coríntios 15:10.

Você reconhece a graça de Deus em sua vida? Não são pela a sua força, seus talentos e capacidade; é o amor de Deus em você transformando tudo ao seu redor. Isto é a graça de Deus.

4. Boa Nova.

Como você leu no texto, aqueles leprosos poderiam ter ido embora, deixado os seus irmãos morrerem de fome cercados dentro daquela cidade sem saber do agir de Deus em expulsar os Sírios de seus acampamentos, mas eles entenderam que àquela hora era hora de levar as boas novas.

Muitos de nós encontramos a boa nova (evangelho) e não tivemos a mesma caridade e amor desses leprosos em anunciar as mesmas a quem nos relacionamos e amamos.

Precisamos fazer uma auto-análise sincera se verdadeiramente nos convertemos, pois aquele que encontra boa noticia deve levá-las a todos ao seu redor. Veja o que o profeta Isaías diz: “Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: “O seu Deus reina! “Isaías 52:7 e também os provérbios: “Como água fresca para a garganta sedenta é a boa notícia que chega de uma terra distante.” Provérbios 25:25

Vou te ajudar a fazer uma auto-analise agora:

– Quantos anos de conversão você tem? Para quantas pessoas você já pregou o evangelho?  Quantas dessas vocês sabem que ainda caminham com Jesus? Como você ajudou essas pessoas a crescerem no evangelho?

A igreja contemporânea precisa de um choque de realidade urgente em saber que a sua missão principal é ser testemunhas de Jesus em todos os confins da terra. O que você pode fazer hoje para realizar isso?

Comments are closed