Série: O que é ser igreja? Identidade Parte I

o que é a igrejaTexto: Colossenses 3:1-4

Introdução: Estamos ainda falando sobre as oito características da igreja e hoje conversaremos sobre como a nossa comunidade de fé, sendo ela o acesso ao acesso (Jesus), promove a possibilidade de descobrimos quem somos; a nossa identidade.

A fé cristã envolve praticamente em duas respostas (BATERIA): Arrependimento e fé.

Arrepender-se é reconhecer que estava errado, confessar o erro e voltar atrás 180 graus; decidindo nunca mais voltar ao mesmo erro.

é conhecer a Deus (oposto de acreditar) e manifestar tudo que Ele é e nós. Mas fé é mais que isso, também é descobrir a sua identidade em Cristo.

Veja o que o versículo disse: “Quando Cristo, que é a sua vida…” Colossenses 3:4 – se isso é verdade – UAU!!!

  1. O conceito de justiça de acordo com a BíbliaRomanos 10:3-4

A palavra justiça quando vista de forma superficial soa como algo difícil, seco e rigoroso, mas na Bíblia ela envolve uma relação com outra pessoa. Significa achar favor, ser bem vindo e o oposto de justiça de acordo com a Bíblia não é imoralidade é rejeição.

Exemplo: Como nos sentimos quando vamos a um lugar ou festa ou a uma entrevista de trabalho vestidos incorretamente ou inadequadamente?

Exemplo: Como você se sente quando um japonês te elogia por seu nihongo? Esse é o conceito de justiça de acordo com o evangelho – ser justo ou aceito por alguém.

Justiça é encontrar graça aos olhos de outro alguém e todo mundo tem um padrão próprio de justiça. E com a experiência da vida, todos nós vamos acumulando percepções do mundo e da vida a qual criamos um padrão próprio de convivência.

O que os nossos pais dizem, o que os nossos amigos dizem, o que aprendemos na escola, no trabalho e tudo mais trabalha para construir o seu próprio padrão de justiça. “Seu eu consegui isso eu sei que sou aceito e existo”.

Qual é o resultado disso?

2. Culpa e Ansiedade

– Não conseguimos manter o nosso próprio padrão de existência e aí vivemos cabisbaixos e culpados o tempo todo.

– Porque existem crises de meia idade? Porque criamos expectativas absurdas a cerca de nós mesmos e quando superamos ou vencemos e conseguimos ser o que sonhamos em ser ou ter vivemos ansiosos pelo dever de manter isso!

Qual é a resposta de Deus a isso? – Leia Filipenses 3:4-9

1. O Evangelho

– Paulo disse que ao olhar para o seu currículo, troféus e títulos que ele considerou tudo isso por perda pelo desejo de ter e conhecer a Cristo.

– O evangelho é a resposta de Deus no sentido de que precisamos parar de buscar aceitação das pessoas, das conquistas ou perdas, dos títulos e diplomas, dos bens e qualquer coisa e desfrutar dos privilégios e benefícios que há em Cristo. Se acredito em Jesus Cristo, então Deus me aceita.

2. O evangelho na prática

– Você precisa dizer isso para você todos os dias. Você precisa viver com a bateria em suas mãos, para que nada roube essa certeza de salvação. Você não entenderá o evangelho enquanto você não entender o que Cristo fez por você.

Dois termos técnicos sobre o que Jesus fez por nós:

a. Obediência Passiva – CONCEITO

Podemos ter uma idéia maravilhosa sobre o evangelho: Jesus morreu por nós e em nosso lugar e fomos perdoados. Isso pode ser um conceito lindo, mas pode ser só conceito – NÃO É SUFICIENTE!

b. Obediência Ativa – REALIDADE

Lembra quando João o Batista batizou Jesus e Ele disse que “não sou digno de te batizar” e Jesus respondeu “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça” Mateus 3:15. Jesus está nos revelando aqui que não somente Ele paga a nossa dívida, mas vive a vida que nós não conseguimos viver.

— —

Já pensou assim: “Como que Deus ouve alguém como eu?” – VOCÊ AINDA NÃO ENTENDEU O EVANGELHO – Ainda é CONCEITO e precisa ser CONCEITO/REALIDADE.

Ler Hebreus 4:14-16.

Agora leia 1 João 2:1

O problema é que pensamos que Jesus está diante de Deus pedindo misericórdia, apelando à consciência de Deus sobre as nossas falhas e erros: “Pai, por favor, eles não conseguem, eles sempre erram, da uma chance!”. Não é assim!!! NUNCA SERÁ E NUNCA FOI!

Jesus vai diante de Deus clamando por justiça, uma que ele já cumpriu completamente e não há dúvidas ou motivos para um justo juiz negar uma pena paga!!

Assim como o sangue de Abel clamava por revanche,

 o sangue de Jesus clama por justiça!

Sabe o que isso quer dizer, desculpe os exemplos aqui, mas eles são necessários:

– Se você é ignorante, ele é sábio, então você é sábio.

– Se você é pavio curto, Ele é manso, então você é manso.

– Se você é feio, ele é lindo, então você é lindo.

Qual é a questão da identidade nisso tudo?

É que você se torna cristão e adquire essa nova identidade quando você reconhece isso. Encontro muitos crentes nominais que tem a linguagem, os sotaques, as vestimentas e os chavões e jargões religiosos, mas quando passam dificuldade ou encontram alívio vivem na dependência dessas coisas para afirmar a sua fé e não depositam a sua confiança no ato de Jesus Cristo como pagamento pela nossa aceitação. Tentam ainda ser boas pessoas.

A justiça de Jesus é completa, perfeita, imutável. Quando adicionamos qualquer coisa a ela, anulamos o seu propósito e significância. Sua justiça, seus atos não podem salvar você e quando você descobre isso “perfeitamente” – você recebe uma nova identidade.

ESSE É O GRANDE MISTÉRIO DA FÉ CRISTÃ

“Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” Colossenses 3:3

Se no seu coração você perguntou para si mesmo agora: “Se a salvação é tão livre e gratuita qual é o incentivo para ser bom e fazer boas obras e servir ao Senhor?” Eu quero lhe fazer outra pergunta: “Qual era a sua motivação antes então?

– Era o medo. E você só fazia o que fazia porque você tinha medo dele te castigar e te enviar ao inferno. Ta vendo a culpa aqui, a ansiedade? O incentivo para a justiça de acordo com Deus é o amor. Você não ganha ninguém pelo medo e a culpa, ninguém se apaixona por alguém que lhe opressa com medo e lhe ameaça com morte. Vai viver o Evangelho agora…

Comments are closed