Série: O que é a igreja? Identidade Parte II

o que é a igrejaTexto: Colossenses 3:1-4

Introdução: Estamos ainda falando sobre as oito características da igreja e particularmente sobre a questão da justiça humana vs. a justiça de Deus, vamos continuar…

  1. Você precisa parar de extrair seu senso de valor e aceitação de outras coisas.

– Seu cônjuge, sua carreira profissional, seus talentos, sua reputação e popularidade e entender que Deus trata os crentes pelo o que Jesus fez e não o que você faz.

“O fator determinante em nosso relacionamento com Deus não é o MEU passado ou MEU presente, mas o passado de CRISTO e o presente DELE.”

Isto significa que não importa que tipo de momento você esteja vivendo em sua vida. Talvez hoje você esteja tendo um dia ótimo, mas ontem foi terrível. Isso não importa mais! Deus não muda porque você fez tudo certinho hoje e deu tudo errado ontem, isso acabou!

2. Você precisa entender a justiça de Deus em Cristo Jesus.

“Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós para que nele fossemos feitos justiça de Deus” 2 Coríntios 5:21

“Esta é uma justiça escondida em um mistério que o mundo não conhece. Até mesmo os próprios cristãos não entendem isso completamente e quase não conseguem abraçar essa verdade em meio as suas tentações. Portanto, essa verdade deve ser diligentemente ensinada e praticada continuamente. E quem não entende essa justiça quando estão aflitos e assustados em consciência serão derrubados, pois nada conforta nossa consciência de modo firme e seguro como esta justiça passiva.” Martinho Lutero

3. Você precisa compreender completamente o evangelho.

– Isto significa que Jesus já fez tudo que é necessário para nos reconciliar com Deus e que as nossas obras ou atos de justiça são como “trapos de imundice” perante o Senhor.

  1. a) Há pessoas que acreditaram na primeira parte do evangelho – pagou os pecados, mas agora precisam ressarcir a Deus pelo o que Ele fez. = Lei sem graça
  2. b) Há pessoas que acreditaram na segunda parte do evangelho – assumiu o nosso lugar, mas agora não preciso fazer mais nada. = ANTINOMIANISMO (graça sem lei)

AMBOS NÃO ENTENDERAM O EVANGELHO E PRECISAM DE UMA CONVERSÃO!

 “Nossos melhores atos e obras são pecados quando levamos a Ele como um ato de reconhecimento”

Dois tipos de morte espiritual:

1. Legalismo

– Você precisa receber Jesus como Salvador e limpe-se. Usa versículos fora de contexto como pretexto para aprisionar as pessoas e não permitir que o Espírito Santo opere.

– Promove um sentimento de que estamos bem com Deus, mas essas pessoas são altamente inseguras e medrosas. Vivem acusando os outros para não serem flagradas em seus pecados. (Cuidado com alguém que martela você em alguma coisa, provavelmente ela está escondendo uma debilidade na mesma área)

2. Emocionalismo

– Deus jamais condenaria alguém; Ele é amor. Na superfície ela fala que acredita em um Deus de amor que jamais pune por pecados, mas vive com a culpa de saber que não consegue manter certos padrões.

Quando o evangelho penetra o coração, algo extraordinário acontece que esses dois tipos de pessoas:

1. O legalista descobre que ele pode descansar e confiar na suficiência do amor de Deus na obra da redenção em Cristo.

2. O crente emocional pode abrir os olhos para a LEI, que levou o próprio Cristo ao madeiro transformando a sua consciência para saber que o padrão agora não diminuiu – AUMENTOU!

4. A nossa identidade é revelada quando temos o evangelho todo.

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.” Colossenses 3:1

Toda esta introdução aconteceu porque podemos tirar esse versículo completamente de contexto e pensar que Deus se agrada de nossos atos pelo simples fato de serem o que são: “obras de aceitação” – mas a verdade é que Deus está percebendo qual é a verdadeira motivação pela qual fazemos o que fazemos.

Leia Isaías 64:6

Por quê? Porque um verdadeiro cristão ao errar amanhã não diz: “Pronto, agora cheguei ao fim do poço. Deus jamais vai me perdoar ou me aceitar por isso” NÃO!

Ele diz: “Espera aí. Isso significa que essa coisa que eu fiz estava aí dentro do meu coração o tempo todo e só apareceu hoje. Estava em forma de semente e algo a fez brotar!

Exemplo: A diferença entre um assassinato e um ressentimento é que o ressentimento teve tempo para crescer, ser regado e finalmente se revelou através do ato. Um mentiroso não é mentiroso porque mente; mente porque é mentiroso.

O evangelho revela que Deus sempre sabia que isto estava aí dentro de você e mesmo assim te aceitou. O que será que ainda está aí dentro? Quais as sementes que ainda descansam em nossos corações?

“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” Hebreus 12:15

“Obediência é uma resposta ao favor de Deus e não um meio de conquistá-la”

Comments are closed