Abandonando a precaução pela procrastinação

12510367_581708965326602_2888606191652387694_nTexto: Atos 20:7-12

Introdução: Vamos fazer algumas reflexões aqui para descobrirmos quais posturas podem nos levar a vivermos grandes realizações em Deus em 2016 sem reservas. Já conversamos sobre dois abandonos que são necessários para grandes realizações em Deus no próximo ano:

1) Abandonando as resoluções pelas realizações em Deus.

2) Abandonando a nós mesmos para encontrar-nos com nós mesmos.

Vamos ver através desse texto de hoje uma outra área necessária para experimentarmos o poder de Deus em 2016:

 

1. Atividades de amanhã não podem me abster de receber o que Deus tem para mim hoje.

Somos tão ocupados e programados. Tudo está agendado para amanhã. Sabemos exatamente o que vamos fazer a semana toda e não queremos que nada atrapalhe isso.

**O problema é que o amanha depende completamente de como eu vivo hoje.

Veja o texto: Paulo acordaria cedo para o amanhã (vs.7), ao raiar do dia ele sairia para cumprir seus compromissos. Qualquer um de nós estaria nos preparando para dormir cedo ou deixaríamos tudo pronto para o planejamento de amanhã. Paulo se fosse um de nós, estaria na cama umas 8 ou 9pm para se preparar para amanhã, mas ele não fez isso.

Ele pensou: Não posso impedir ou ser um obstáculo para o que Deus tem para mim hoje, independente ao que vou fazer amanhã.

**Se abrirmos mão do que Deus quer fazer conosco hoje, estamos limitando o poder de Deus em nossas vidas.

Deus quer nos usar, nos abençoar, cumprir em nós o seu querer, mas o maior obstáculo para isso acontecer pode ser a nossa prudência. A prudência pode ser uma grande virtude ou uma grande cilada.

Cite alguns exemplos de pressa ou muita preparação que atrapalham mais que ajudam.

QUANDO ESTAMOS DIANTE DE DEUS E DA SUA PALAVRA: ELE É URGENTE E NECESSÁRIO E TUDO MAIS É SECUNDÁRIO.  Leia Hebreus 3:7,8 e 13

 “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6:34 – Ler Tiago 4:13-17

Paulo não abriu mão de ser usado por Deus porque ele tinha que dormir. Veja porque Ele foi o homem que foi.

Às vezes por causa de 10 minutos de sono, a gente perde uma palavra de Deus que seria para 10 anos de vida. Por causa de 5 minutos de pressa, perdemos uma palavra de Deus que iria nos direcionar para o resto da vida.

2. Prepare-se para a resistência.

Tem-se algo que encontra resistência é o ouvir a Palavra de Deus. Tem duas áreas que resistem ao nosso ouvir da Palavra:

1. Nossa carne

A Palavra de Deus diz que Êutico foi “vencido” pelo sono e isso requer que ele estava lutando contra ele. Essa resistência é nítida e real em nosso ser, pois ouvir é uma ação passiva. Agora, quais são os pilares que fortalecem essa resistência:

a) Saúde

– Você pode achar hilário tudo isso, mas é pura verdade. O seu organismo precisa de energia para se manter acordado e quando essa energia acaba, sabe o que ele faz? Desliga. Se a saúde vai mal, provavelmente o sono é um mecanismo de defesa do seu corpo para evitar o estresse e o mal estar.

b) Falta de interesse.

– Eu sei que tem gente que dorme no cinema, mas muitos ficam 2 a 3 horas assistindo um filme e super animados, por quê? Uma parte da culpa é nossa que não amamos a Palavra de Deus tanto que vivemos o que pregamos e anunciamos com ousadia, criatividade e determinação (isso pode estar acontecendo agora na verdade).

– Segundo, muitos de nós não vivemos o evangelho e a igreja durante a semana e usamos desse momento aqui como “recarregador de espiritualidade” e isso revela o nosso interesse.

A NOSSA CARNE NÃO QUER SE SUBMTER AO ESPÍRITO DE DEUS

Ás vezes a Palavra está uma benção, mas a gente não consegue concentrar! Lute contra a carne.

Nós vamos estar preparados para o amanhã na proporção do que a Palavra gerou em nós hoje. Tudo no mundo foi criado pela Palavra de Deus, menos o homem –

Quando você ouve a Palavra, o seu coração enche e o que a Bíblia diz sobre isso:

“A boca fala o que o coração está cheio” Mateus 12:34

Leia Marcos 7:18-23 – “Contamina o homem”

c) Arrogância.

– Célula é tudo igual; já ouvi o que o pastor falou no Domingo; não quero ser sincero e abrir meu coração com outras pessoas. O nosso orgulho pode ser um grande empecilho para o que Deus quer fazer em nossas vidas. Ele quer e nós queremos?

2. O Diabo (mundo espiritual maligno)

– Ele sabe que a única coisa que pode impedi-lo de vencer o mundo é a Palavra de Deus.

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1 João 5:4Como que adquirimos fé? Romanos 10:17

***O que isso quer dizer? Que tem gente que vem na igreja UMA vez por semana e cresce e conhece mais a Deus do que aqueles que estão nela 5 dias por semana. Qual é a diferença?

3. Cuidado com as armadilhas espirituais.

A fé cristã latina americana é repleta de misticismo trazido das religiões afro e outros fatores e por isso quase nada primeiramente passa pela razão para chegar ao coração, mas o caminho a maioria das vezes é invertido. O que quero dizer com isso?

Veja a lógica do acontecimento com o nosso caro Êutico:

– Ele se esforçou para ir ao culto.

– Ouviu com muita luta e atenção o discurso longo do apóstolo.

– Lutou contra a carne e o diabo e foi vencido, com coragem, mas foi.

– Caiu do terceiro andar depois de uma atitude espiritual e louvável.

Tudo dentro da espiritualidade mística Brasileira diz que esse menino embora fiel, esforçado, estava no santuário, ouvindo talvez o maior apóstolo de todos os apóstolos, no lugar certo na hora certa, passa por uma tragédia como essa?

O quero dizer com tudo isso?

Deus está no controle em 2016 e você precisa o deixar assumir esse lugar urgente.

– Pare de ser dono da sua vida e entregue esse domínio a Ele.

Nem tudo é o que pensamos ser e por isso dependemos de um Salvador.

– Eu não sei o que vai acontecer esse ano. Pode ser que alguns de nós caiamos do terceiro andar ou podemos estar do outro lado da história, ressuscitando mortos, mas independente de que lado estamos, a graça nos basta.

Fique ligado!.

– Deus quer te usar HOJE, AGORA – pare de viajar e FOQUE! CONCENTRE! ACORDE!

Tudo é para a glória de Deus.

– Porque Êutico caiu? Não sei, mas uma coisa eu sei: Foi para a glória de Deus. Chegou a hora de nós como igreja vivermos (1 Coríntios 10:31) na pele, na essência e como estilo de vida.

 

Comments are closed