Encontros com Deus

trono-brancoTexto: Isaías 6:1-13

Introdução: Não sobrevivemos sem encontros com Deus. Agostinho, um dos pais da igreja, disse que “o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti”. Tentamos suprir essa carência com tantas coisas, mas cada uma delas nos deixa dia após dia mais frustrados e decepcionados. Vamos ver como encontrar com Deus é essencial.

  1. A evidência de um encontro com Deus.

Quando Deus entra na nossa vida tudo muda, tudo é reajustado, tudo balança. Veja a foto abaixo:

agua_liquida

Pegue um copo de água e use como exemplo para demonstrar que a razão pela qual o gelo expulsa a água e a faz transbordar é devido ao peso do gelo ser maior que o da água.

 

 

Assim é Deus em nossas vidas, quando Ele nos toca, tudo é transformado e não pode permanecer do mesmo jeito que estava antes. Essa é a evidencia que tivemos um encontro verdadeiro com Deus.

  1. Deus é um conceito para você ou uma realidade?

Isaías foi para um encontro com Deus sem expectativa nenhuma de ver Deus, pois para Isaías Deus ainda era um conceito. Ele tinha muita informação, mas nenhuma experiência com o Deus Vivo.

Muitos de nós estamos assim na igreja. Deus não passa de um conceito. Vamos aos cultos, participamos das campanhas e tudo que pedem que façamos, mas uma experiência real com Deus ainda não tivemos. Por quê?

QUEREMOS UM DEUS QUE ENTRA NA NOSSA AGENDA E NÃO

UM DEUS QUE É A NOSSA AGENDA.

Enquanto Deus for um conceito para você, você é mais pesado que Ele. Quando Deus se tornar uma realidade, então Ele se torna mais pesado que você e sua agenda e tudo começa a mudar em sua vida. Viver com Deus e para Deus não é fácil. Requer de nós muito sacrifício e entrega e se a sua vida espiritual está confortável e “feliz” hoje, sem sacrifício, sem renuncias, você ainda tem Deus como um conceito, porque o peso dele deve mudar tudo em sua vida.

  1. Como você sabe que Deus parou de ser um conceito e se tornou uma realidade?
  2. Ele se torna o supremo valor da sua vida e a coisa mais desejada.

Os serafins cantavam: “Santo, Santo, Santo…” e isso significa que Deus era a coisa mais desejada, o supremo valor e a única coisa realmente importante na vida deles. É Deus assim para você ou Ele é mais um na sua vida?

Exemplo: Imagine se você descobrisse que a única razão que seu marido havia casado com você era devido à herança que você receberia após a morte de seu pai. Como você se sentiria? A maioria de nós está tratando a Deus da mesma maneira.

Porque a santidade de Deus é a coisa mais desejada aqui?

  1. a) Buscar a Deus pelo o seu poder pode ser altamente egoísta, pois nos beneficia.
  2. b) Buscar a Deus pela a sua sabedoria pode ser altamente egoísta, pois também nos beneficia.
  3. c) Buscar a Deus até por misericórdia pode ser altamente egoísta, pois nos ajuda no momento oportuno

Todas essas coisas são boas e fazem parte dos atributos de Deus e formas pela qual Ele nos abençoa, mas elas não podem ser um fim em si mesmo.

A razão que a SANTIDADE de Deus é a coisa mais desejada é porque ela não trás nenhum benefício para nós, e na verdade ela nos ameaça, pois quando estamos diante da perfeição, do brilho e da beleza de Deus vemos realmente quem somos e como estamos.

  1. Humildade.

Quando Deus se torna uma realidade para nós, descobrimos de fato quem somos e paramos de colocar a culpa nos outros ou nas situações da nossa vida. Naquele momento, Isaias reconheceu que a culpa e o pecado pertenciam a ele e somente a ele, embora ele vivesse em meio a um povo pecador.

  1. Pureza.

Isaías pensou que seria consumido pela brasa de fogo, pois no Antigo Testamento sempre que fogo aparecia, juízo era o resultado. Mas dessa vez o fogo purificou a ele e aplacou a ira de Deus fazendo expiação pelo o seu pecado. O que Deus estava revelando a Isaías?

O evangelho: Pois naquele momento Isaías sabia que ele era o pior de todos os pecadores, mas também que Deus o amava incondicionalmente. Quando essas duas coisas habitam em nossos corações, tivemos de fato um encontro com Deus.

Três coisas acontecem quando temos uma experiência com o evangelho:

  1. Disponibilidade – Invés de usarmos a Deus, deixamos Ele nos usar.
  2. Confiança – Isaías foi enviado após esse encontro com Deus para um povo rebelde que não ouviria uma sequer palavra que Deus falaria através dele, mas mesmo assim cumpriu a sua missão, porque o desejo e o alvo do seu coração era Deus e não mais a si mesmo.
  3. Esperança – O texto termina nos revelando o fruto do seu ministério: a semente santa. Centenas de anos após Isaías em um monte chamado Gólgota, a terra tremeu novamente, o templo sacudiu e o véu se rasgou e ali naquele lugar de caos e desordem, a semente das nações brotou: Jesus Cristo, Filho de Deus, redentor da humanidade.

Ele foi sacudido para que nós nos tornássemos inabaláveis.

Comments are closed