Encontros com Deus – Parte 2

215x215-309x309+6+37_11260587Texto: 2 Crônicas 25 e 26

Introdução: Falamos da nossa carência e necessidade de termos encontros diários e intencionais com Deus semana passada. Vimos na passagem de Isaías 6 que às vezes é necessário sermos sacudidos em nossa experiência espiritual para sairmos da monotonia, da mesmice e da mediocridade. Viver de Domingo a Domingo é morte espiritual.

Amazias e o perigo do pragmatismo. 2 Crônicas 25:6-9; 14-15

Pragmatismo: Troca de valores e princípios pela praticidade e o desejo de se chegar rápido a um objetivo lucrativo.

Amazias obedeceu à direção do profeta e mandou de volta os soldados de Israel que havia contratado por um alto preço. Ele estava disposto a perder pelo motivo de obedecer.

  1. a) Obedecer é a maior arma contra o pragmatismo.

– Obediência requer coragem e sacrifício. Em Mateus 4 Jesus foi oferecido provisão, proteção e poder e abriu mão de cada uma delas pelo princípio da obediência a Deus e a sua missão: Salvar-nos.

  1. b) A obediência tem em si mesmo a recompensa.

– O profeta respondeu a Amazias: “O Senhor pode dar-lhe muito mais que isso”.

EU + TODO MUNDO – DEUS = NADA / EU – TODO MUNDO + DEUS: TUDO

  1. c) A obediência sempre encontra resistência.

– Veja no versículo 10 que os soldados de Israel (Efraim) ficaram furiosos com Judá e foram embora indignados. Mas repare algo: Eles haviam sido pagos e mesmo assim responderam mal a orientação do profeta e a obediência de Amazias.

– Todas às vezes que a sua resposta for à obediência você encontrará resistência.

  1. d) A obediência requer constância e persistência. vs.15

– Infelizmente a história de Amazias não termina bem, pois o seu nível de comprometimento com a obediência era raso. Nós não estamos isentos dessa realidade. A nossa tendência também é depender de qualquer coisa quando as coisas vão bem ou quando elas vão mal. Esquecemos de que Deus é o único que pode de fato nos sustentar e como o próprio profeta havia anunciado: “O Senhor pode dar-lhe muito mais que isso”.

**CUIDADO COM OS ÍDOLOS que tentam assumir um lugar no nosso coração quando estamos vulneráveis tanto na alegria e na bênção quanto na tristeza e sofrimento.

JAMAIS ACEITE O PRAGMATISMO EM DETRIMENTO DA OBEDIÊNCIA E DE SEGUIR OS PRINCÍPIOS DE DEUS. JESUS NOS DARÁ GRAÇA PARA VIVER A VERDADE.

Jesus: O maior exemplo a seguir no princípio da obediência

Nosso herói, mesmo sendo Deus, não abriu mão da obediência a Deus e na verdade cumpriu a sua missão devido a ter isso como um princípio inegociável em sua vida. Ele está nos dizendo que vale a pena obedecer, pois temos um Pai que sabe muito mais o que é melhor para nós do que nós mesmos.

“Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu;” Hebreus 5:8

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” Filipenses 2:5-8

Como viver isso hoje?

  1. Reconhecendo a nossa fragilidade e o nosso pecado que nos impede de obedecer a Deus como deveríamos.
  2. Reconhecendo que Deus é SENHOR e não somente nosso Salvador. Enquanto Jesus não for SENHOR da sua vida, Ele jamais poderá ser seu salvador.
  3. Pedindo a Ele graça todos os dias para abrir mão do pragmatismo e do relativismo para obedecermos com confiança e sem medo a Deus.

Um encontro verdadeiro com Deus promove duas coisas em nossas vidas:

  1. Sabemos que somos o maior de todos os pecadores e que sem Deus não somos nada.
  2. Sabemos que somos as pessoas mais amadas do mundo, pois o próprio Deus desceu e veio morrer em nosso lugar demonstrando a nossa importância para Ele.

Essas duas coisas nos fazem mais humildes e mais confiantes do que nunca.

Comments are closed