Testemunho e Luta

provação2Texto: Filipenses 1:12

Introdução: Precisamos refletir profundamente sobre essas palavras do apóstolo do sofrimento, Paulo de Tarso. Através de suas prisões, apedrejamentos, naufrágios, açoites, abismos e etc. (2 Coríntios 11:24-26) vemos a glória de Deus sendo traduzida na vida do apóstolo.

E nós estamos dispostos a esse tipo de tratamento para que a glória de Deus também seja vista em nós?

1. “Quero que saibam…”

O apóstolo Paulo está nos ensinando a importância de testemunharmos. Em uma passagem em Lucas 17, Jesus se depara com 10 leprosos que clamam por cura de sua doença. Jesus os cura e somente 1 dos 10 leprosos volta pra agradecê-lo pelo ato glorificando a Deus em “voz alta”. Precisamos testemunhar porque isso trás glória a Deus e faz com que as pessoas saibam que Deus é bom e restaura, liberta e cura.

Agora, o problema dos testemunhos é que uma grande parte deles é triunfalista e raramente vemos testemunhos de perda, dor, sofrimento e luto. Paulo está nos revelando algo muito precioso aqui: As nossas fraquezas também são motivo de testemunho – Leia 2 Coríntios 11:30; 12:10.

2. “irmãos…”

Não quero prolongar muito nessa parte do versículo, mas essa pausa no texto nos revela algo muito profundo: há uma grande diferença entre a forma que nós “irmãos” sofremos NO Espírito Santo e a forma que as pessoas que não estão em Cristo sofrem SEM a presença Dele.

Quando sofremos no Espírito, Deus usa cada dor e cada lágrima para nos moldar ainda mais a imagem de Cristo, mas quando não conhecemos a Cristo e não temos o Espírito Santo em nós, o nosso sofrimento é em vão, pois ele não produz nada a não ser dor e perda.

3. “que aquilo que me aconteceu…”

Não estamos blindados das situações da nossa vida. Elas irão acontecer independente dos anos de caminhada, do nível de teologia que adquirimos, ou do nosso comprometimento com a oração. Teremos aflições e seremos perseguidos nesse mundo.

Se há uma coisa que é 100% garantido nessa vida é a morte (Se Cristo não voltar antes). Jamais permita que a sua fé reflita um tipo de escapismo desse mundo, sendo pela piedade ou pelo repúdio, e isso impeça você de ser luz e sal dessa terra. Veja a oração de Jesus por mim e por você:

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.” João 17:15-18

4. “tem, ao contrário, servido para o progresso do evangelho”

Imagine a possibilidade de que as suas lutas e provações servirem de testemunho do agir de Deus e da revelação de sua glória para todo o mundo? Mas é exatamente isso que o apóstolo está nos dizendo aqui.

Sua luta, sua dor, seu sofrimento é para a glória de Deus e servirá para que o propósito dele se cumpra em você e através de vocês. Alegre-se nisso! É para a glória do Pai!

Comments are closed