Falação: Fim da Comunhão

13151856_631379250359573_4641994616995959963_nTexto: Tiago 3:1-18

Introdução: Semana passada conversamos sobre a importância de uma reação graciosa, atitudes de louvor e gratidão a Deus por tamanha salvação concedida. Como a nossa postura precisa mudar e demonstrar a Deus e revelar ao mundo a nossa alegria.

Hoje vamos falar sobre outra questão que pode tanto louvar e engrandecer o nome de Deus ou também repelir e afastar as pessoas dele: a nossa língua ou as nossas palavras.

Objetivo: Melhorar nossos relacionamentos e nos tornarmos mais maduros. Ninguém é isento de errar nisso e precisamos reconhecer nossa natureza pecaminosa e a vulnerabilidade que temos nessa área.

O evangelho nos ajuda aqui muito em 2 áreas:

  1. Não precisamos afirmar a nossa identidade e nem proteger a nossa reputação.

Em Cristo somos pecadores miseráveis que foram alcançados pela graça (favor imerecido; sem mérito) e ao mesmo tempo filhos amados a qual Deus quis salvar.

  1. Não precisamos exercer a justiça própria.

Deus é nosso juiz e a vingança pertence a Ele. (1 Coríntios 4:1-4; Romanos 12:19)

  1. A maneira pela qual nos comunicamos é essencial e fundamental.

O livro de Tiago é de acordo com os estudiosos do Novo Testamento, o livro mais antigo do Novo Testamento. A razão pela qual é necessário dizer isso é porque aqui nos encontramos no inicio da igreja primitiva, uma igreja recém nascida do Pentecostes que já encontra dificuldades na sua comunicação e convivência entre os seus membros. Tiago dedica um capítulo inteiro da sua carta a língua.

Exemplo: Quando você vai ao médico, a primeira coisa que ele pede é para você abrir a boca, porque a condição que está a sua língua reflete diretamente na saúde do seu corpo.

O maior problema das palavras é esse: Quando ditas elas tem um poder irreparável! Imagine enfiar uma faca no peito de uma pessoa e dizer: “foi sem querer”.

Diagnóstico de Jesus é super importante: “Pois a boca fala do que está cheio o coração”

  1. A importância da Palavra ou a Teologia da Palavra.
  2. a) Deus criou tudo falando.
  3. b) Deus tem um nome.
  4. c) Jesus é o verbo.
  5. d) A Palavra de Deus é a arma principal contra as forças do mal.

Jesus em sua luta contra o diabo no deserto pronunciou as seguintes palavras: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” Mateus 4:4 (se referindo a Deuteronômio 8:3)

– Jesus expulsava os demônios pela sua palavra, curava os enfermos pela palavra e declarou que: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” Mt 24:35

  1. f) A Palavra de Deus é a precursora da salvação e do novo nascimento.

 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17 – “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” 1 Coríntios 1:18

** As Palavras de Deus são tão importantes que até a nossa ignorância mediante a ela é perdoada, mas a negligência não! – “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;” Atos 17:30

  1. g) A Palavra de Deus redefine a nossa identidade.

Somos rotulados a vida toda. As palavras constroem a nossa auto-imagem. Se seus pais te chamaram de burro a vida toda e você aceitou e acreditou nisso, provavelmente você é uma conseqüência dessas palavras. Somos chamados de baixinhos, narigudos, CDFs, japas e etc. Chegamos a Cristo marcados pelo mundo, identificados pelos adjetivos mais pejorativos possíveis. Mas veja o que Deus diz a nosso respeito:

Somos chamados de: santos; amados; filhos; salvos; eleitos; reis e sacerdotes.

Tornamos-nos o que não somos pela fé na Palavra.

Conclusão: Deus dá extrema importância às palavras e a comunicação e nós precisamos aprender a nos relacionar com Ele e com as pessoas de forma mais madura e abençoadora para que abençoemos as pessoas e não amaldiçoemo-las.

“De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.” Tiago 3:10

  1. A prática mediante a esse entendimento.

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Provérbios 18:21

Provérbios Populares vs. Provérbios Bíblicos

Provérbios Populares: “Eu falo mesmo e ponto final”; “Sou sincero e falo o que penso”

“Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.” Provérbios 10:19

“O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.” Provérbios 11:13

“Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.” Provérbios 12:18

Provérbio Popular e Evangélico: “Jogar o verde para colher maduro”; Só vou contar para orarmos juntos”

“O ímpio dá atenção aos lábios maus; o mentiroso dá ouvidos à língua destruidora.” Provérbios 17:4

“As palavras do tolo provocam briga, e a sua conversa atrai açoites.” Provérbios 18:6

“As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem até o íntimo do homem.” Provérbios 18:8

**Se a pessoa está mal espiritualmente ou emocionalmente é natural que ela busque coisas que alimentam a amargura e afirmam aquilo que ela pensa. Isso prejudica os nossos relacionamentos e a missão que Deus tem para nós como igreja.

“Precisamos dizer não ao lixo e pararmos de ser lixeira dos outros.”

Jesus declarou isso: “Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado”. Mateus 12:33-37

Provérbio Popular: “A verdade é para ser dita”

“A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez.” Provérbios 15:2

“As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos.” Provérbios 16:24

“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira.” Provérbios 15:1 – “Bom dia – Só se for para você.”

Falar na hora certa, as palavras certas

“A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata.” Provérbios 25:11

Dicas práticas:

– Use a sua boca para abençoar e não permita que dela saia nada pejorativo a cerca de ninguém. Mesmo que o que é dito seja verdade, Deus nos deu o ministério da reconciliação e não da falação. A falação destrói a comunhão.

– Não permita que tragam relatórios destrutivos para você e se for inevitável relate a pessoa que o caso será tratado diretamente após essa conversa.

– Edifiquem uns aos outros; as palavras têm poder de curar pessoas. Se não for para falar nada de bom, fique calado. Segura a sua ânsia e vontade de ouvir!

 “E continuou: “O que sai do homem é que o torna ‘impuro’. Marcos 7:20-23

TAREFA: Ficar uma semana inteira sem falar mal de ninguém ou entrar em conversas pejorativas, negativas sobre qualquer pessoa. Vamos ver quem consegue?

Comments are closed