Reforma. Difícil, porém necessária.

REFORMA GRAFICOTexto: 2 Reis 21; 22 e 23 – 2 Crônicas 33 e 34

Introdução: Como chegar ao que devo ser? Uma coisa essencial é a necessidade de uma reforma. Reformas são custosas, difíceis de encarar, mas necessárias. Se não aprendermos a arte de vivermos em constantes reformas, iremos sempre ceder ao que é mais fácil, mais medíocre e mais confortável. Vida confortável com Deus é morte certa.

 

  1. Manassés – O pior rei da história de Israel – 2 Reis 21:1-18 – 2 Crônicas 33

Manassés foi o pior rei que os Hebreus tiveram em sua história. Ele era um homem mal reinando sobre um governo totalmente corrupto.

– Reinou em Jerusalém por 55 anos, um meio século tenebroso e cruel.

– Encorajou adoração pagã e envolvia comunidades inteiras em orgias sexuais.

– Estabeleceu a prostituição e colocou prostitutas de culto nos templos por toda região rural.

– Importou bruxos e feiticeiros que escravizavam as pessoas com superstições e as manipulavam com suas mágicas.

– Não havia fim a sua maldade e crueldades bárbaras. Sua capacidade de criar novos meios de maldade era infinita.

– Seu apetite pelo sórdido, baixo nível era insaciável.

– Um dia chegou a queimar o seu próprio filho como sacrifício em um ritual terrível de bruxaria.

– O Templo de Salomão ficou enformigado de prostitutas, mágicos e ídolos com formas de monstros e feras selvagens. A luxúria e a avareza eram deificadas. Assassinatos eram comuns e Jerusalém se tornou em um verdadeiro caos.

– Ele levou o povo de Judá a fazer coisas jamais vistas em toda a sua história, veja o versículo 21:9: “Mas o povo não quis ouvir. Manassés os desviou, a ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas.”

– É obvio que Deus sempre tem o seu remanescente em meio a esse caos brutal. O profeta Jeremias nasce nesse exato contexto provando que Deus mesmo diante de tanta calamidade, nunca abandona o seu povo.

  1. Amom – Filho de Manassés – 2 Reis 21:19-26 – 2 Crônicas 33

Amom tinha 22 anos de idade quando começou a reinar em Jerusalém e manteve o legado de seu pai Manassés, multiplicando os seus delitos. Morreu assassinado dois anos depois em sua própria casa e passaram o reinado a seu filho.

– O povo esperava ver algo diferente. Estavam cansados de tanto mal, de tanta maldade e de tanta sujeira.

“A falta de sentido na vida não vem de sentirmos cansados de tanto sofrimento e dor. A insignificância vem de estarmos cansado de tanto prazer.” G.K. Chesterton

– As pessoas em Jerusalém não agüentavam mais, chegaram ao ápice do cansaço e de viverem em tanta sujeira e pecado. Afinal de contas, o propósito de Israel era ser um povo santo, separado por Deus para abençoar as famílias da terra.

“Quando saímos do centro da vontade de Deus e do seu propósito para as nossas vidas, encontraremos sempre do outro lado o cansaço e a insatisfação”

Você por acaso já encontrou um “ex-crente” que sinceramente se diz feliz da vida agora que não está mais nos caminhos de Deus?

 

  1. Josias – Filho de Amom – Homem da Reforma – 2 Reis 22 e 2 Crônicas 34

Josias tinha 8 anos quando começou a reinar e trinta e um anos reinou em Jerusalém. “Fez o que era reto aos olhos do Senhor, e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda” 2 Reis 22:2.

Lembra-te de algum outro decreto de Deus sobre alguém? Josué 1:7

– Podemos pensar: Porque será que Deus levanta um menino em meio a tanto caos e imundice no meio do seu povo? E a resposta está exatamente na inocência e espírito incorruptível de uma criança que Deus deseja trazer um renovo sobre a terra.

“Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.”

Lucas 18:16

Como Josias começa essa reforma?

  1. Ele vira a sua atenção para o Templo do Senhor. – 2 Reis 22: 1-6.

Em primeiro lugar precisamos contextualizar isso, pois temos a revelação plena de Deus e o cumprimento dela em Cristo Jesus no Novo Testamento. O templo não tem o mesmo efeito para nós que tinha para o povo Hebreu. Algumas coisas a pensar:

  1. a) O templo para os Judeus era o lugar de adoração.

– Ele continua sendo esse lugar para todos nós; não o templo de Salomão, mas o templo do Espírito Santo. 1 Coríntios 6:19.

“A vida das pessoas são apenas tão bom quanto a sua adoração” Peterson

– Todo mundo adora algo e aquilo que você adora define quem você é. Se a adoração é corruptível, a vida se torna corruptível.

Por 57 anos a luxúria e a violência eram adoradas em Jerusalém. Josias começou pela casa de Deus a limpar tudo isso. O apóstolo Pedro tem algo a nos dizer sobre isso:

“Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” 1 Pedro 4:14-17

  1. Ele encontra o item necessário para a grande reforma.

“E Safã o leu diante do rei” 2 Reis 22:10. Falamos semana passada que a mudança genuína começa quando consideramos a Deus como autoridade maior e máxima em nossas vidas e a Sua Palavra como manual de vida e regra de pratica e fé. A Bíblia tem essa autoridade e função na sua vida pessoal?

Vejam as atitudes de Josias que não somente revelam essa convicção, mas também o seu próprio coração diante de Deus:

  1. Humilha-se mediante a Palavra – 2 Reis 22:11.

Rasgar as vestes era um sinal de humilhação, de arrependimento e contrição. Muitas vezes o templo do Espírito Santo está adornado de tanta beleza e precisa ser rasgado com a tesoura da humilhação e arrependimento para experimentarmos um verdadeiro avivamento pessoal com Deus.

  1. Restaura o sacerdócio – 2 Reis 22:13.

Vamos contextualizar novamente:

“Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.” Apocalipse 1:5-6

É hora de assumir a nossa posição de sacerdote em nossos lares. Não poderemos colocar a culpa na igreja, nas escolas e na sociedade pelo desvio de nossos filhos do evangelho. Somos responsáveis em ensiná-los no caminho do Senhor:

“Educa a criança NO caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6

  1. Teme a Deus – 2 Reis 22:13

Repare que Josias não coloca o peso da responsabilidade sobre os pais, mas sobre “nós”. O furor de Deus está sobre “nós”, se ascendeu sobre “nós”.

É muito fácil colocar a culpa nos outros por aquilo que não temos a coragem de fazer. É claro que os nossos antepassados falharam e cometeram muitos erros, mas somos responsáveis pela nossa história. Podemos tornar o nosso rosto a Deus agora e corrigir o erro das gerações anteriores.

Josias chama o povo a Temer a Deus. Uma das marcas da nossa geração é exatamente essa: Se foi o temor a Deus. “Grande é o furor” diz Josias. Falamos tanto de um Deus de amor, de graça e verdade, mas nos esquecemos que os atributos de Deus são unificados.

Precisamos urgentemente paramos de brincar de sermos “crentes” e entender que ao mesmo tempo que Deus é amor e graça, Ele também é juízo e justo.

Veja o que o escritor a carta aos Hebreus e o apóstolo Paulo tem a nos dizer sobre isso:

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” Gálatas 6:7

 “Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.” Hebreus 12:28,29

2000 anos atrás o fogo consumidor de Deus desceu sobre Jesus. Qual motivo? Para que esse fogo não descesse sobre nós.

O apóstolo Paulo nos chama a efetuar a nossa salvação com TEMOR E TREMOR:

“Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” Filipenses 2:12,13

Resumo:
1. Humilhem-se diante de Deus e sua Palavra inerrante.

  1. Restaure o Sacerdócio em sua casa e família.
  2. Tema a Deus.

Esses são passos para uma verdadeira reforma.

Comments are closed