Frutos da Reforma – Parte I

OS FRUTOS DA REFORMATexto: Mateus 12:38

Introdução: Já estabelecemos o que é necessário para uma reforma e agora precisamos notar quais são os frutos dessa proposta.

  1. Jesus o verdadeiro amigo.

A Noiva de Frankenstein é um filme baseado no livro “Frankenstein” de Mary Shelley tem uma cena que o monstro, que não consegue falar esta fugindo na floresta e encontra uma cabana onde reside um velhinho cego. E o monstro entra na cabana e encontra o velho cego de joelhos orando e pedindo a Deus que lhe de um amigo para trazer um pouco de conforto para ele em sua solidão.

O cego é obvio não consegue enxergar a monstruosidade de esse ser que entra em sua cabana, mas consegue perceber que ele tem uma debilidade como ele: Ele não consegue falar assim como ele não consegue enxergar. Ambos compartilham de um sofrimento, de uma aflição que gera uma grande amizade.

O monstro nunca havia sentido tal coisa, o cego canta para ele, da comida para ele, vira uma enorme presença na vida dele e com essa experiência o monstro começa a se tornar mais humano. Ele começa a falar palavras como: comida, bom e outras.

Os soldados que estavam em busca do monstro descobrem a cabana, incendeiam a cabana e no final da cena você ver o monstro fugindo do fogo pela floresta e gritando: Amigo, amigo onde está meu amigo?

Esse monstro parece muito comigo. Durante toda a minha vida eu vivi me baseando naquilo que meus pais diziam a meu respeito, o que meus professores diziam; o que meus amigos diziam e cada pessoa tinha um veredito a cerca da minha pessoa. Você sabe que o Frankenstein era um ser costurado, e o que as pessoas diziam a meu respeito eram costuras que construíram em mim a pessoa que sou e ao mesmo tempo não sou.

O que eu e você precisamos é de um amigo, um amigo que irá reverter cada um desses veredictos e nos transformar em verdadeiros humanos.

  1. O Fruto da Religião.

O contexto de Mateus 12 surge de uma discussão teológica sobre o que é licito ou ilícito se fazer no sábado. Jesus ensina que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado e que Ele é o Senhor do sábado. A cronologia de eventos do capítulo é a seguinte:

  • Os discípulos com fome colhem e comem espigas e são acusados de quebrarem o sábado, pois na lei era proibido trabalhar.
  • Jesus vai para a sinagoga e lá encontra um homem com mãos aleijadas e novamente eles interrogam Jesus sobre curar no sábado e quando Jesus cura o homem o momento na sinagoga termina com esse dizer dos fariseus: “E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.” Mateus 12:14
  • Jesus sai da sinagoga e como um ato de repúdio, pois Ele sabia da posição deles, diz o texto que ele cura todos (Mateus 12:15).
  • Jesus cura um cego e mudo e os fariseus o acusam de expulsar demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. Ler Mateus 12:25-38.

A pergunta mais absurda de todas: “Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.” Mateus 12:38

  1. a) O fruto da religião é afirmado pela aparência, mas o fruto do evangelho é interno (invisível ao olho humano), gradual, inevitável e simétrico. Gálatas 5:22
  2. b) Os religiosos estão em busca de um sinal, mas os filhos de Deus reconhecem que o simples respirar e viver já são os maiores de todos os sinais.
  3. O Fruto do Evangelho.

Ler Marcos 4:35-41. Quando estamos diante do Senhor do universo a única resposta correta não é pedir um sinal, mas se maravilhar pelo sinal que já nos foi dado.

“Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas.” Mateus 12:39-41

  1. a) O maior sinal que Deus já deu foi ter dado a nós e de graça o Seu Filho.
  2. b) O maior erro que podemos cometer é não reconhecermos que Deus já nos deu o maior e melhor sinal de todos.

Vamos lembrar algumas coisas muito importantes:

– A religião pede sinais, os filhos de Deus já reconhecem que o maior sinal já foi dado.

– A religião por muito tempo tentou fazer emendas em nosso ser. Viemos para a igreja quebrados, machucados, feridos, doloridos, decepcionados, tristes e sem esperança e pensamos que poderíamos ser costurados de volta, mas não é possível.

– A religião não tem a capacidade de nos costurar ou emendar no ser que devemos ser, mas alguém pode.

Será que você é capaz de reconhecer hoje que é aquele monstro entrando na cabana de Deus e tendo a grande surpresa de encontrar lá um amigo verdadeiro?

Jesus quer ser esse amigo. Ele não está preocupado com a monstruosidade aparente que a religião e o mundo fez com você, Ele está altamente preocupado com o seu coração e como Ele pode transformar esse coração em um coração mais humano.

Comments are closed