Frutos da Reforma – Parte II

IGREJA E MINISTERIOTexto: Efésios 4:11-16

Introdução: Qual é a primeira coisa que uma pessoa faz após uma reforma termina em sua casa? Primeiro, ela checa para ver se o estado que a obra estava antes de ser reformada melhorou e aquela obra agora se torna o destaque de toda a casa. É isso que estamos tentando assimilar e ao mesmo tempo perceber. Quais os frutos da reforma?

Os três primeiros capítulos de Efésios falam sobre uma reforma completa que Deus fez nos adquirindo como “propriedade, em louvor da sua glória” Efésios 1:14. Dos capítulos 4 ao 6, Paulo começa a nos ensinar sobre os aspectos fundamentais da vida cristã e no capítulo 4 especificamente ele nos revela os propósitos de Deus em fazer essa GRANDE REFORMA.

  1. O Ministério dos Santos.

A igreja do Senhor Jesus Cristo cresce e se solidifica quando todas as suas partes (santos) estão ligadas entre si e trabalhando bem. Veja o versículo 16: “Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor…”

Quando a igreja está unida debaixo do poder de Cristo e direção do Espírito Santo, com todos os seus membros ligados entre si através da comunhão, e cada um fazendo a sua parte e trabalhando bem, a Igreja cresce e se desenvolve.

Não estamos falando necessariamente de um crescimento quantitativo é claro e também não podemos confundir aumento numérico com saúde. Mas quando a igreja está saudável, Deus acrescenta, pois o propósito dele é gerar filhos e mantê-los vivos e saudáveis.

Exemplo: Um ex-treinador de futebol, muito experiente, estava dando uma série de palestras sobre condicionamento físico. Alguém he perguntou acerca da contribuição do futebol profissional moderno para a forma física. Todos aguardavam como resposta um longo discurso. Mas Ele, objetivamente, respondeu da seguinte maneira: “Defino o futebol como 22 homens no gramado que precisam desesperadamente de descanso e 50,000 pessoa no estádio que precisam desesperadamente de exercício”.

Qual é a moral da história? A igreja sofre devido a grandes expectativas de uns poucos e pela pouca participação de muitos.

“Transformamos o trabalho cristão num esporte de espectadores. O limite de envolvimento de um membro comum é quase o mesmo do fã de futebol. Grita muito, querendo ensinar como o jogo deveria ser jogado, mas não contribui em nada além de suas críticas” Bruce Shelley

Estamos na era da informática e tecnologia e nunca vimos tantos especialistas em tantas coisas, porém Deus jamais planejou que o serviço cristão fosse executado apenas por peritos, pois o ministério pertence à igreja inteira. Jesus disse em Mateus 11:28-30: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.” João 10:27,28

A igreja é muito mais que uma agregação de pessoas e sim uma congregação de pessoas chamadas pelo próprio Deus.  Deus vem primeiro, o chamado precede à congregação.

“Não tem vocação sem ministério, ninguém é chamado para ficar parado.”

O próprio Jesus nos ensina isso em fazer um contraste entre o governo humano e o reino de Deus:

“Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Marcos 10:42-45

  1. O aperfeiçoamento dos Santos.

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” Efésios 4:11-13

A palavra aperfeiçoamento no grego é “katartismos” e integra um conjunto de palavras muito significativas e de grande importância na língua em que o Novo Testamento é escrito, o grego. Ela significa: consertar, corrigir, reparar, preparar, formar, treinar, equipar e por em ordem. Poderia ser usada como um termo técnico para consertar um osso quebrado, por exemplo.

No contexto de Efésios 4:12 significa que através de um ato dinâmico, os crentes precisam ser condicionados adequadamente a realizarem o seu serviço. Precisam ser preparados, para serem DE FATO membros do Corpo de Cristo e partes responsáveis da família de Deus.

Como fazer isso?

  1. Ministério é sinônimo de serviço.

Infelizmente a palavra ministério tem tomado um significado equivocado nos nossos dias. Usamos frases como “meu ministério” e ao fazermos isso deturpamos completamente o seu propósito e significado. O apóstolo Paulo diz assim:

“Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” Atos 20:24

“E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;” 1 Timóteo 1:12

  1. Deus conta conosco.

O ministério da reconciliação nos foi confiado. “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;” 2 Coríntios 5:18 – e Deus nos considera como seu embaixador para o mundo.

Deus nos chamou! Deus confiou a nós essa missão e devemos nos alistar o mais rápido possível, porque a verdadeira realização na vida vem de sermos usados para a glória de Deus.

Exemplo: A glória da cafeteira é fazer um bom café. A glória da panela de arroz é fazer um arroz gostoso.

Todos vão dizer: “Que café maravilhoso; que arroz gostoso”

Quando as pessoas verem o quanto você se parece com Jesus, elas também irão dizer: “Tem algo diferente naquela moça, naquele rapaz, o que será? Ah! Ele se parece com Jesus.”

Pedro mesmo negando a Jesus não teve como evitar que tudo em sua vida exalava o cheiro, as palavras e a vida de Jesus. Que também sejamos assim para a glória de Deus:

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16-16

Comments are closed