Frutos da Reforma – Parte 3 – Orações Maduras

ORAÇÃO MADURATexto: Efésios 3:14-21

Introdução: Diante de tanto caos que afligem o mundo todo a nossa esperança continua a mesma. Eu amo a Palavra de Deus e precisamos permitir que essas verdades penetrem o mais profundo do nosso ser e estejamos convictos da esperança que só se encontra na pessoa de Jesus Cristo revelado através dela.

Semana passado conversamos sobre que tipo de ministério desejamos exercer e que tipo de igreja o Senhor Jesus está construindo. Jesus inaugurou a reforma e o Espírito Santo, o grande construtor está levantando essa casa espiritual com pedras vivas.

“Chega de ser criança. Não dá para tolerar gente ingênua, bebezinhos que são alvos fáceis dos impostores. Deus quer que cresçamos, conheçamos toda a verdade e a proclamemos em amor – à semelhança de Cristo, em tudo. Estamos seguindo Cristo, que é base de tudo que fazemos. Ele nos mantém juntos. Sua respiração e seu sangue fluem através de nós, nutrindo-nos para que possamos crescer com saúde em Deus, fortalecidos em amor” Efésios 4:15-16

Veja que o capítulo 4 começa com a palavra “Portanto…” e a base pela qual a prática da vida cristã se estabelece começa no capítulo 3:14-21. Veja alguns pontos principais da construção “teológica” que Paulo faz como base para uma reforma constante e um fruto permanente:

  1. Oração – o que é incrível aqui é que Paulo está orando por nós (não judeus), pois ele começa dizendo que “Por causa disso…” – a razão é que Paulo foi confiado o evangelho aos gentios (nós) e essa oração aqui no versículo 14 é por nós. Ele revelou um mistério que estava oculto desde os séculos e isso é que Deus está na fase final do seu plano de redenção. ESTAMOS INCLUÍDOS NESSE PLANO!
  2. Família – “família” no original grego é “pátria” que deriva da palavra “pater” que significa pai. Paulo está afirmando que a grande revelação do evangelho é que fomos reconciliados com Deus e Ele não é um ser distante, frio ou indiferente e também não é um general militar que algumas formas de linguagem do Antigo Testamento revelam, Ele é Pai.

A oração de Paulo é algo extraordinário. É como ele estivesse entrando por um corredor com múltiplas portas a qual ele vai abrindo uma por uma e nos revelando coisas novas e cada uma é a causa da outra e o resultado da anterior. Cada uma está intrinsecamente conectada com a outra.

Após provar para nós que estamos incluídos no plano de Deus, que Ele (Deus) se revelou como nosso Pai, então temos autorização para entrar pelo corredor das petições.

Por que isso é importante?

  1. Se estivermos incluídos no plano de Deus, não entramos pelo corredor das petições como crianças mimadas, esperando retorno em nossas ações ou como vítimas e com o espírito da autocomiseração.

Deus está nos dizendo: “Você é meu filho/filha, eu cuido de você e quero ver você crescer. Vou ensinar você a viver, vou colocar alguns desafios na sua vida para você entender quem Eu sou” –

Exemplo: Moisés foi dado à maior missão do Antigo Testamento e ele, Moisés, se apresentou como uma criança a Deus, cheio de desculpas e obstáculos. No ápice da conversar a qual Deus envia Moisés a Faraó, Deus se revela a Moisés: “Diga que o EU SOU está te enviando”

O que Deus está nos dizendo com isso? Que ta tudo sobre controle, que Ele sabe exatamente o que está fazendo e que cada obstáculo na nossa vida é para o nosso bem!

 

  1. Se Deus é nosso Pai (não um mero pai humano), mas o Criador do universo entre no corredor confiante que independente da porta que se abra ou não, Teu Pai te ama.

Exemplo: Lembrem-se quando ensinei para você Romanos 8:15 e como dizemos “Aba Pai” e como uma criança se sente completamente segura nos braços de um adulto? É assim que eu e você devemos nos sentir todos os dias.

– Hey, tem um monte de gente morrendo mundo a fora por um grupo terrorista que quer acabar com tudo – abraça mais forte.

– Hey, tem uma doença na nossa família, uma situação incontrolável ou impossível – abraça mais forte. Ele sabe o que faz. Salmos 46:10.

Obs.: Esse abraço não é um escape da realidade, mas uma certeza que “porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro” Gálatas 4:6,7

Agora que descobrimos essas duas coisas, podemos pedir, porque diante dessa lógica, o pedido muda de intenção e motivação:

“Ele não é um resultado da ansiedade e carência, Ele é de fato uma necessidade.”ORAÇÃO MADURA

Comments are closed