Você O viu?

voce-o-viuTexto: Êxodo 33, 1 Reis 19 e Mateus 17

Introdução: Estamos em uma posição privilegiada hoje em dia e às vezes desconsideramos isso pelo fato de vivermos em um país e em um mundo que tolera o Cristianismo. Mas isso não era assim antigamente e também não era assim aqui no Japão. Muitos cristãos se tornaram mártires pelo simples fato de pregarem essa mensagem que chama pecadores ao arrependimento e revela um Deus soberano e único verdadeiro.

Quanto você leva em conta essa verdade hoje? Vejamos esse texto em 1 Pedro 1:3-9-MES:

“Que Deus nós temos! E como somos felizes em tê-lo, o Pai do nosso Senhor Jesus! Pelo fato de Jesus ter ressuscitado dos mortos, recebemos uma vida nova e temos tudo na vida, até mesmo um futuro no céu, que começa agora! Deus está atento a nós e ao futuro. O dia em que vocês terão tudo isso — vida restaurada e integral — está chegando. Sei quanto vocês se sentem bem com isso, ainda que nesse meio-tempo tenham de enfrentar todo tipo de provação. O ouro puro passado pelo fogo sai comprovadamente puro; a fé genuína que passa pelo sofrimento sai comprovadamente genuína. Quando Jesus consumar tudo, será a fé que vocês têm, não o ouro, que Deus vai apresentar como prova da vitória dele. Vocês nunca o viram, mesmo assim o amam. Vocês ainda não o vêem, mesmo assim confiam nele — rindo e cantando. E continuam crendo; por isso, vão conseguir o que querem: salvação plena.”

Será que temos uma compreensão plena do que é viver nesse momento da história de Deus? Vamos precisar voltar para esse conceito no final, mas antes disso vamos fazer uma análise seletiva da história para compreendermos realmente onde estamos agora.

“Aqueles que falham em aprender da história estão fadados a repeti-la”

Franklin Roosevelt ecoando 1 Coríntios 10:6

“Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram.” 1 Coríntios 10:6

História do Cristianismo no Japão

1549 – Francis Xavier chega em Kagoshima com 2 companheiros e 1 intérprete

1579 – Alessandro Valignano chega no Japão e já são 150,000 convertidos

1587 – Samurai, general e político Toyotomi Hideyoshi decreta o Cristianismo ilegal, mas os missionários continuam no país

1597 – 26 cristãos são martirizados (Japoneses e Europeus) crucificados em Nagasaki

1614 – Existem 300,000 convertidos (população 20 milhões) Faculdades, Seminários, colégios e hospitais abertos por cristãos.

1619 – 55 pessoas de todas as idades são queimadas vivas em Kyoto – alguns dizem que haviam 150,000 pessoas assitindo e outros relatos dizem haver 30,000 pessoas assitindo.

Tipos de tortura – Ana-Tsurushi – Pendurados no poço até renunciarem a Cristo – os números dizem 5,000 a 6,000 martires entre 1579-1614.

1632 – Ninguém havia negado a Cristo.

E nós? O que estamos fazendo com o evangelho nessa nação?

  1. O Deus que se revela a Moisés – Êxodo 33:12-23

Contexto: A 15 capítulos atrás vimos Deus com poder tirar o povo de Israel do Egito onde eram escravos por mais de 400 anos. Estamos agora na base do Monte do Senhor, Monte Sinai, onde Deus entregou a Moisés as leis e os mandamentos.

Moisés demora em descer e o povo tão acostumado com a escravidão tanto física quanto espiritual (os egípcios serviam milhares de deuses), volta as suas velhas práticas.

O povo agora está prestes a sair do Sinai, com a lei e as ordenanças, isto é Deus liberta o povo da escravidão e os ensina como viver plenamente de acordo com a sua vontade e não mais a deles e eles se preparam para caminhar em rumo a Terra Prometida.

Vamos ler Êxodo 33:12-23.

“E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.” Êxodo 33:20

Aqui vemos claramente as conseqüências da queda: No Jardim de Deus o homem passeava com ele no cair da tarde, no exílio do Éden o homem não pode ver a face de Deus.

Veja o que o apóstolo João diz sobre isso: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. 1 João 3:2

O que desejo sublinhar aqui nessa passagem:

  • A dependência do povo em um representante humano.
  • Moisés apesar de ser o representante de Deus na terra não podia vê-lo face a face.
  1. O Deus que se revela a Elias – 1 Reis 19

Contexto: Elias tem uma das grandes batalhas da narrativa Bíblica contra os profetas de Baal, onde Deus se manifesta de forma clara e empírica aos homens descendo com fogo sobre o holocausto e poupando a vida do profeta guardando também a sua reputação de único e verdadeiro Deus aos homens. Elias mata os 450 falsos profetas de Baal e os 400 falsos profetas do poste-ídolo que comiam na mesa de Jezabel (18:19;40)

O que acontece com Elias? Ele recebe uma ameaça de Jezabel e morrendo de medo foge para salvar a sua vida e Deus lhe conduz até Horebe (SINAI), o Monte do Senhor.

Vamos ler 1 Reis 19:7-12. Veja que assim como na experiência com Moisés, Elias não pode ver o Senhor, mas experimentou a sua presença. O princípio continua válido que fora apresentado a Moisés, que ninguém pode ver a Deus e continuar vivo.

O que desejo sublinhar aqui nessa passagem:

  • As condições aqui são bem parecidas com a de Moisés, o povo está disperso, não há quem sirva a Deus e somente 7000 não se dobraram diante dos outros deuses.
  • Deus se apresenta a Elias, mas o profeta assim como Moisés tem uma experiência com a sua presença, mas não consegue vê-lo.

Um pequeno resumo antes da grande revelação do Novo Testamento:

  • Moisés teve uma experiência nítida com Deus, mas não o viu;
  • Elias teve uma experiência nítida com Deus, mas também não o viu;
  • Pedro aponta para uma realidade que embora não o vimos, o amamos;
  • E João diz que um dia “o veremos como ele é”
  1. O Deus que se revela a nós – Mateus 17

Contexto: Quero apresentar duas ocorrências antes de lidarmos com o texto em Mateus 17:

  • Pedro momentos antes disso faz a sua grande confissão de acordo com Mateus
  • Jesus nos revela o que é verdadeiramente ser um discípulo dele.

Vamos ler Mateus 17. Perguntas a fazer no texto:

  • Quem Moisés e Elias viram?
  • Pela primeira vez Moisés e Elias estavam vendo Deus face a face, algo que não era possível antes.
  • Quem habita dentro de cada um de nós? Jesus disse: Não conte isso até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos. Por que? Porque coisas maiores estavam preparadas para nós, veja:

“Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.” Hebreus 11:39,40

Vamos ler Hebreus 2 e compreender uma vez por todas o privilegio que todos nós temos de pertencer a família de Deus, de ter o Espírito habitando em nós e experimentá-lo como nenhum desses homens já o experimentaram na história.

“Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos. Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram.” Hebreus 2:1-3

  1. Somos privilegiados em viver em um momento da história de Deus a qual os nossos antepassados sonharam em viver.
  2. O que você está fazendo com essa revelação agora?
  3. O desafio começa no quarto secreto com Deus.

Comments are closed