O Bom Perfume de Cristo

2-corintios-2-14Texto: 2 Coríntios 2:14-15 – 3:7-12

Introdução: (CHEIRADINHA NO SEU IRMÃO) Devido a tanto conteúdo que abordamos nas últimas quatro semanas, precisamos agora fazer um parada e rever aquilo que aprendemos. Mas, vamos fazer isso de uma forma diferente, invés de relermos e revisitarmos o que aprendemos, vamos olhar para outro texto e avaliar de forma precisa qual deve ser a nossa reação diante da revelação das Escrituras que recebemos nessas ultimas semanas.

CONTEXTO: Essa é provavelmente a quarta (4) carta do apóstolo Paulo a igreja de Corinto. (Lembrando sobre o que falamos sobre essa igreja, sendo ela super criativa, ousada, cheia de dons e talentos e pessoas extraordinárias era também a igreja com mais problemas). É uma carta de defesa, Paulo está respondendo a seus acusadores e de certa forma a própria igreja (devido a rumores e conflitos internos) que perdeu o respeito e a confiança no querido apóstolo. Paulo da uma resposta ousada a essa igreja (Capítulo 10) e através de sua postura com esses irmãos queridos, podemos também aprender a viver de uma forma digna do evangelho.

1. Triunfo – Toda mensagem Paulina é Cristocêntrica.

Precisamos sempre ao ler Paulo colocarmos a lente de Cristo. A mensagem Paulina é puramente Cristocêntrica, Paulo enxerga Cristo através de cada leitura da Palavra de Deus.

Por que a palavra “triunfo” (thriambuou) é usada aqui? Essa palavra é colocada aqui de forma bem proposital para trazer a memória dessa igreja o fato de que Cristo já triunfou sobre a morte e que não há batalha alguma que deveria nos acovardar ou deixar-nos intimidados ou desanimados (Ler 2 Coríntios 4:8-12).

A imagem é de um general Romano entrando na cidade, após uma grande conquista, sendo recebido pelo povo. Lembra muito também a imagem de Jesus entrando em Jerusalém em um jumentinho e sendo exaltado com ramos de palmeiras dizendo: “Bendito é o que vem em nome do Senhor” “Bendito é o Rei de Israel” (João 12:13).

2. Como triunfamos?

Paulo usa uma figura de linguagem aqui para descrever como o triunfo cristão depende principalmente do testemunho, isto é, da vida daqueles que seguem a Jesus Cristo. Ele diz que o cheiro de Cristo em nós é a grande arma que nos faz triunfar. De onde vem esse conceito? Ele está profundamente ligado ao Antigo Testamento:

  1. a) Cheiro está associado à oferta no Antigo Testamento:

“Rasgará a ave pelas asas, sem dividi-la totalmente, e então o sacerdote a queimará sobre a lenha acesa no altar. É um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor”. Levítico 1:17

  1. b) Cheiro está ligado a incenso no Antigo Testamento:

Em Êxodo 30, Deus requer que os sacerdotes façam um altar de madeira de acácia para queimar incenso e Arão deveria queimar incenso aromático sobre o altar todas as manhãs.

  1. c) Incenso está ligado diretamente à oração no Novo Testamento:

Veja como esse costume continuou até o tempo de Jesus:

 “Certa vez, estando de serviço o seu grupo, Zacarias estava servindo como sacerdote diante de Deus. Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com o costume do sacerdócio, para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso. Chegando a hora de oferecer incenso, o povo todo estava orando do lado de fora.” Lucas 1:8-10

“Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;” Apocalipse 5:8

  1. d) Paulo amplia o conceito de incenso e liga-o novamente a oferta e entrega:

“Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. Elas são uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.” Filipenses 4:18

** Encontrei 47 vezes na Bíblia a frase “aroma suave” sendo usada quanto a oferta, sacrifício, discipulado e imitação a Cristo (Efésios 5:2) e entrega financeira.

Veja que interessante a profecia de Ezequiel:

“Eu os aceitarei como incenso aromático quando eu os tirar dentre as nações e os ajuntar dentre as terras pelas quais vocês foram espalhados, e eu me mostrarei santo no meio de vocês à vista das nações.” Ezequiel 20:41 – Eu quem?

Entenderam a ligação entre cheiro e aroma suave? Qual é o propósito disso agora?

Ler 2 Coríntios 2:14b-15

  1. a) Nos que se salvam? – O nosso cheiro agrada; o nosso cheiro da vontade de ficar mais perto, de demorar em ir embora; o nosso cheiro faz casa nos braços e no pescoço; alegra, motiva, anima, gera fé.
  2. b) Nos que se perdem? – Quando os conquistadores chegavam de seus triunfos para serem celebrados pelos seus súditos, eles traziam os líderes do exercito inimigo com eles para serem executados diante do povo e ao chegarem à capital, onde a execução acontecia, eles queimavam incenso para diminuir o cheiro de morte no local.

Paulo diz aqui que o cheiro de Cristo em nós é “cheiro de morte para morte”.

(Cheira seu irmão aí) – Como está seu cheiro? Ele causa um sentimento de que eu preciso me acertar com Deus; quando olham para a nossa vida (família, finanças, relacionamentos), nossa humildade, nosso amor, nosso compromisso com Deus e a igreja, eles sentem-se pequeno, em falta e desejosos de ter o que temos.

3. Veja o que nos foi confiado:

2 Coríntios 3:6-12

Algumas perguntas diante dessa realidade?

– Paulo está nos dizendo que o nosso cheiro revela diretamente qual banho tomamos (batismo)?;

– Que sabonete usamos (sangue)?;

– e o que isto esta exalando (testemunho)?

Comments are closed