Descobrindo a Alegria – Parte I – “Relacionamentos Sadios”

relacionamentossadios-1Texto: Filipenses 1:1-11

Introdução: “A alegria não é algo que você constrói, fabrica ou faz acontecer; ela é algo que você descobre no caminho.” Está correta essa afirmação? É sobre isso que queremos meditar e pensar nas próximas semanas examinando a carta mais “feliz” da Bíblia: A Carta de Paulo a igreja de Filipos: Filipenses.

  1. Relacionamentos sadios promovem ambientes, hábitos e pessoas sadias – vs. 3

Existem pessoas que ficam com saudade de você ou você é simplesmente um “CONE”? Exemplo: Fred na Copa do Mundo. Tem gente que passa pela a nossa vida e não deixa marca nenhuma, mas têm outros que geram em nós cicatrizes.

A GRATIDÃO ESTÁ ALTAMENTE ASSOCIADA COM A ALEGRIA

Por que eu digo cicatrizes? Porque todo relacionamento bom, gera problemas bons. Todos nós precisamos de pessoas que deixam marcas em nossas vidas que possam ser lembradas constantemente. São datas, momentos, histórias que não deixam de existir.

Quem é que está marcando a sua história hoje? Quem é aquele que participa constantemente da sua vida?

Só cresce quem se deixa crescer e só cresce quem tem alguém para te inspirar a crescer.

Nenhuma pessoa sozinha tem a capacidade de desenvolver e se tornar mais a não ser que esteja envolvida em um relacionamento profundo, primeiramente com Deus e depois com pessoas que te apontam e levam até Deus.

  1. Só nos envolvemos com aqueles que realmente participam das nossas vidas. vs. 4

Veja como Paulo está orando pelos Filipos? Com alegria. Qual é a fonte da alegria do apóstolo? A participação e cooperação dos Filipos no evangelho.

  1. a) Se relacione com todos, mas de atenção especial para aqueles que estão na mesma missão que você. Exemplo: Jesus ministrava a multidões, mas tinha relacionamento íntimo com um grupo seleto.

– Trabalhar com quem quer já é difícil, mas trabalhar com quem não quer é impossível.

  1. b) Se relacione com todos, mas dê atenção especial para aqueles que suportaram com você os piores momentos da sua vida.

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8

– Não é fazer acepção de pessoas e sim reconhecer quem realmente ama você. Sempre ouvi esse ditado: “Deus não tem filhos preferidos, mas tem filhos que preferem a Deus”.

“O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe.”

Provérbios 15:20

O que relacionamentos sadios produzem?

  1. Bons relacionamentos ajudam-nos a perseverar em meio às adversidades – vs.5

Paulo diz: “Desde o primeiro dia até agora…” – Nossa igreja é um milagre aqui no Japão. É muito difícil encontrar pastores que tem na sua liderança e corpo pessoas com mais de 7 anos de relacionamento aqui. Diga a pessoa ao seu lado: “Nossa igreja é um milagre!”.

Você é grato pelo corpo que o Senhor Jesus te colocou: Leia 1 Coríntios 12:18

  1. Bons relacionamentos produzem um profundo senso de esperança – vs.6

Quando os relacionamentos se aprofundam, a esperança chega. Veja o que o apóstolo Paulo está profetizando sobre a igreja: Deus irá completar o que ele começou em sua vida. Isso aqui é uma profecia! Filipos não estava pronta e nós também não!

O que isso significa?

– Seu marido tem jeito, Deus ainda não terminou o que Ele começou na vida dele.

– Sua esposa tem jeito…

– Seus filhos têm jeito…

  1. Bons relacionamentos habitam profundamente em nossos corações – vs.7

É aqui que o amigo se torna irmão. Como estamos precisando de irmãos que damos acesso ao nosso coração e permissão para nos revelar o que é trevas e diferente do propósito de Deus para as nossas vidas. Como aplicar isso?

  1. Misericórdia – Mantenha o preço do perdão constantemente em sua mente!

Se você não entender o que foi feito por você em Cristo, você nunca vai ter misericórdia suficiente quando o seu irmão errar. Ler Mateus 18:23-33

“Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?” Mateus 18:33

  1. Conhecimento

Repare que Paulo não diz que o amor aumenta pela INTENSIDADE do relacionamento, mas pelo CONHECIMENTO da relação em relação a Deus!

– Quanto mais próximo eu estou de Deus e quanto mais eu me dedico a levar as pessoas que amo a Ele, mais próximo das pessoas eu fico.

  1. Glória a Deus – vs.11

– Eu não te amo porque você merece; Eu te amo porque Deus me amou primeiro. É tudo para Ele.

  1. a) Eu não sou membro dessa igreja porque tem gente legal aqui, eu sou membro porque Jesus me revelou que Ele morreu pela igreja e que aqui é o único lugar onde:

a graça de Deus se revela (Se Deus mudou ele ou ela, pode me mudar também);

– Se você insistir em perfeição nas pessoas, você vai viver miseravelmente a sua vida toda. Filipenses 1:6 – A profecia.

“Celebre o quanto as pessoas cresceram e desenvolveram,

 invés de julgar aonde eles ainda não estão”

eu sou testado na minha obediência e prática do amor;

eu posso me submeter a pessoas que se submetem a alguém maior que eles:

 

Conclusão: Busque relacionamentos sadios e não perfeitos. Ninguém é bom o suficiente para suprir todas as suas carências, necessidades e padrão. Veja qual é o padrão de Deus: graça; e vive agora a partir dessa máxima.

Comments are closed