Descobrindo a Alegria – Parte III – A morte não é o fim

nao-e-o-fimTexto: Filipenses 1:20-26

Introdução: Essa semana foi de fato uma semana difícil. Nunca fiquei tão abalado pela morte de pessoas, desconhecidas, como com esse acontecimento com o time da Chapecoense, jornalistas e tripulantes. A morte riu na nossa cara essa terça-feira (,)

O que podemos refletir sobre esse acontecimento e o que temos ouvido e vivido aqui enquanto falamos sobre a ALEGRIA? Vamos aos fatos:

 

 

1. A morte continua sendo o nosso maior inimigo:

“Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.” 1 Coríntios 15:26

2. A morte é uma das coisas mais incompreensíveis e perplexas que experimentamos, ainda mais quando acontece de forma precoce;

3. A morte não é o fim. (A frase que eu mais ouvi ou li sobre nesses dias) A esperança é algo intrínseco do ser humano, pois mais que a ciência e os combatentes da fé, a esperança de fato “jamais morre”.

É com esse espírito de solidariedade que enfrentamos a mensagem de hoje, pois não sei se por coincidência ou vontade de Deus, nos deparamos exatamente com texto que relata esse conflito: Viver ou morrer, o que é melhor?

 “A alegria não é algo que você constrói, fabrica ou faz acontecer; ela é algo que você descobre no caminho.”

Vamos rapidamente olhar para os propósitos da nossa série e passá-los pelo crivo dos últimos acontecimentos (espero não ser insensível com isso, mas corro o risco por vocês):

1. Não procure a alegria, gere ela.

A euforia daquele time de futebol ao sair ovacionado pela sua torcida com tamanha alegria que em horas se transformaria em uma tristeza mundial.

2. A alegria não pode ser um objetivo.

– Eu li uma postagem (pode ser falsa, mas não vem ao caso) do goleiro do time que defendeu a bola na linha do gol, sobre como ele preferia não ter defendido.

3. Meus hábitos criam a minha alegria.

– A ótima administração da diretoria daquele time que em 7 anos levou o time da série D, ou nenhuma série, para a Série A do Campeonato Brasileiro fez milhares de pessoas felizes durante um bom tempo.

A alegria baseada em circunstâncias é temporária, mas a alegria construída sobre bons hábitos é duradoura.

– Aqui talvez esteja a parte mais difícil disso tudo, que sem Deus se torna impossível: Reconhecer que tudo que nessa vida de fato é passageiro e se não nos alinharmos e priorizarmos as coisas eternas, tudo se torna inútil e vazio.

– Queremos crer que também essa situação é para a glória de Deus. Ex: Jordi Vasco.

– Os títulos e conquistas também ficam empoeirados nas salas de troféus, mas o que fazemos aqui em nome de Jesus e para a glória de Deus tem valores eternos.

5. Os maus hábitos são tão viciantes quanto os bons hábitos.

– Neste caso eu analiso os bons hábitos como as prioridades que nós damos as coisas nessa vida enquanto ainda temos fôlego. E eu te pergunto: O que você está investindo agora, nesse momento da sua história, o HOJE que é tudo que você tem; o que esse investimento tem a ver com o reino de Deus e a sua justiça?

Vamos ao texto e vamos ver podemos ser consolados com uma esperança imperfurável e indestrutível.

  1. A Ardente Expectativa– Ler o versículo 20-24

A questão da morte não era algo filosófico para o apóstolo Paulo. Ele estava na prisão esperando a sua sentença e a sentença de morte era algo a considerar em sua situação, afinal de contas ele estava pregando que havia outro Rei sobre a Terra e não César.

**No final dessa mesma carta ele diz que enviaria Timóteo logo que soubesse o que aconteceria com ele.

2 Conflitos

  1. Morte vs. Vocação22 CHAVE

O que ele pensa é que essas questões geram um grande conflito em sua alma, pois ele prefere partir e estar com Cristo, mas ao mesmo tempo o seu compromisso e responsabilidade com a obra é tão forte que a sua vocação não permite que ele vá.

Veja o que ele diz em 2 Coríntios 1:7-11 (MÊS) (escrita no mesmo período).

“Amigos, não queremos que vocês continuem sem saber como foi difícil passar pelo que nos aconteceu na província da Ásia. Foi tão difícil que chegamos a pensar que era o fim. Sentíamos como se nos tivessem mandado para o corredor da morte, que para nós tudo estava acabado. Mas, quando tudo passou, foi a melhor coisa que nos poderia ter acontecido. Em vez de confiar em nossa força ou em nossa capacidade de nos salvar, fomos forçados a confiar totalmente em Deus — uma idéia nada má, considerando que ele é o Deus que ressuscita os mortos! E ele o fez, resgatando-nos da destruição certa. E ele fará tudo de novo, nos resgatará quantas vezes forem necessárias. Vocês e suas orações são parte da operação de resgate — também não quero que vocês fiquem na ignorância sobre a questão. Agora mesmo, posso ver os rostos da comunidade, erguidos em louvor pelo livramento que Deus nos deu, um resgate em que a oração tem um papel fundamental.”

Como você completaria essa frase hoje, sendo sincero (a):

“Para mim o viver é ___________________ e o morrer é ____________________?

Algumas sugestões realistas que habitam provavelmente em alguns corações aqui:

  1. Qualidade boa de vida; não desfrutar o que conquistei.
  2. Casar e sair da casa dos meus pais o quanto antes; desperdiçar a minha juventude.
  3. Viajar; não conhecer o mundo e desfrutar da vida.
  4. Deixar boas condições para os meus filhos e garantir um pouco do futuro deles; desapontá-los.

A pergunta que fica é: Será que temos essa mesma paixão e compromisso pelas coisas de Deus que o apóstolo Paulo tinha? **E será que isso é necessário de um seguidor de Jesus Cristo de Nazaré? Minha resposta é afirmativa: Sim é necessário.

  1. Benefício vs. Amor – vs. 24-26

O outro conflito é uma grande luta interna. O chamado de Paulo acontece no capítulo 9 do livro dos Atos dos apóstolos:

“Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”. Atos 9:15,16

Qual é o conflito?

O grande conflito é que servir a Deus trás consigo um grande peso, a qual nós aqui no Japão e no mundo ocidental não temos idéia do que isso significa. Vamos ler o que servir a Deus significa para o apóstolo Paulo. Vamos ler todo o texto de 2 Coríntios 11 que é escrita no mesmo período.

Você consegue entender agora porque partir para o apóstolo é melhor? Benefício.

-Sim, claro, sem dúvida.

Agora, me explica como é possível ele considerar isso por “amor de vós”? Amor.

– É realmente, ele é louco.

E se eu dissesse para vocês que essa loucura é um item necessário para uma genuína conversão? E que esse conflito está presente o tempo todo na vida de um verdadeiro cristão?

Exemplo Teológico: A carta de Filipenses é uma das cartas que Paulo menos menciona o Antigo Testamento, na verdade você precisa fazer um profundo estudo para descobrir essas citações, mas sabe qual é a carta do Antigo Testamento que ele usa e especialmente aqui no versículo 19? Jó.

“Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele. Também ele será a minha salvação” Jó 13:15,16

O que Jó nos ensina e aponta para nós mediante a tudo que conversamos hoje?

  1. A vida é um sopro. (Um dia ele estava celebrando seus bens, filhos e saúde e no outro?)

“O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira.”

Salmos 144:4

“Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” Tiago 4:14

  1. Coloque Deus em primeiro lugar: O Seu reino e a Sua justiça.

Precisamos chegar ao fim da vida e dizer as mesmas palavras que Jó disse:

“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.” Jó 42:1-5

No calvário as últimas palavras de Jesus, por nós, foram palavras de submissão ao Eterno:

“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.”

Lucas 23:46

 

PERGUNTA FINAL

Vai continuar vivendo por sua vontade ou pela vontade de Deus?

Comments are closed