Descobrindo a Alegria – Parte IV – Cidadania

Texto: Filipenses 1:27-30

Introdução: No texto original a palavra “politeuomai” (substantivo) é usada e ela significa “cidadania”; veja Filipenses 3:20: “Mas a nossa pátria está nos céus…”

“exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo” Filipenses 1:27

Qual cidadania? Brasileira? Japonesa? Não: Celestial. A pergunta que fica é:

O que isso significa para nós?

A igreja de Filipenses estava imersa na cultura pagã do seu tempo. Não era uma cultura secular e tolerante, era ao contrário, extremamente religiosa. Isso requer confronto, embate (choque), luta e jamais abrir mão dos princípios e valores aos quais você sabe serem absolutos.

Os cidadãos de Filipos provavelmente começaram a perceber que essa seita do “CAMINHO”:

– não participava de suas festas pagãs e orgias nos templos;

– Eles não eram adúlteros, tinham só uma esposa, e não freqüentavam os bordeis da cidade;

– Eles não comiam carne sacrificada (criava um problema econômico) e não participavam dos rituais.

Eles não abriam mão de nenhum de seus princípios e valores pelo “status quo”

Tese: E o que é viver como um cidadão celestial? É ser um ser humano como ser humano deve ser. Dito do N.T. Wright?

“Não estou chamando vocês a um radicalismo que repele,

mas a um jeito de ser humano que atrai.”

– Paulo está chamando os Filipenses a darem as mãos e serem tão unidos em amor, na graça e na verdade do evangelho, que não TEM COMO AS PESSOAS NOS JULGAREM DE HIPÓCRITAS.

POR QUÊ? Porque qualquer sinal de desunião trará vergonha para o evangelho.

  1. 28: A NOSSA UNIDADE É UM SINAL PARA OS PAGÃOS (NÃO CRISTÃOS) QUE O SEU ESTILO DE VIDA ESTÁ OS LEVANDO A DESTRUIÇÃO.

Vamos ver o que é exercer essa cidadania? Mateus 5:1 nos da o contexto e para quem Jesus está falando. Quem? Os discípulos.

  1. Pobres de Espírito.

Se a nossa cidadania é celestial as coisas desse mundo (país) precisam ser vistas como pobres e as coisas do reino como ricas. Há uma necessidade de uma INVERSÃO DE VALORES. Como julgar isso?

– O que você sonha quando sonha acordado? É isso que tem o maior valor para vocês hoje!

  1. Os que choram.

Temos que contextualizar isso, pois temos uma noção muito equivocada do que o Senhor quer dizer com essa passagem.

O chorar aqui é pelos seus pecados e pelos pecados dos outros que ferem o coração do Pai. 2 Coríntios 7:10:

“A tristeza segundo Deus opera arrependimento para o perdão, e não traz consigo pesar, mas a tristeza do mundo opera morte”

Duas Maneiras de Chorar: Chorar pelas coisas inevitáveis e chorar pelas coisas evitáveis:

  1. Chorar pelas coisas que o mundo nos aflige e por situações reais que a vida nos trás. INEVITÁVEL
  2. Chorar pelas conseqüências de nossas decisões estúpidas e irracionais que tomamos. EVITÁVEL
  3. Humildes.

Existe coisa melhor do que trabalhar e conviver com gente humilde?

O que é humildade? É a capacidade de reconhecer que tudo que você tem é dádiva e com confiança e ousadia reconhecer de onde tudo vem.

Não confunda humildade com pobreza – tem o famoso coloquialismo que dizemos quando alguém é de origem pobre falamos que essa pessoa é humilde. Mas humildade é um estado de ser e não uma condição de vida.

Por que eles herdarão a terra? Porque eles sabem que a terra não lhes pertence.

Exemplos práticos disso: Quando você chega aqui, você pode ter a casa, o carro, o melhor que você quiser, pois essas coisas não têm você, você que tem elas.

* Se você perder qualquer uma dessas coisas, você não fica arrasado!

  1. Sede e fome de justiça.

Crente tem que e precisa viver indignado, mas é uma indignação santa que não leva a violência, mas a atos extraordinários do bem.

O que é salvação de acordo com Paulo?

Não é sair desse mundo para ir para o céu, é fazer o céu vir a terra. Exemplo: Pai Nosso.

Porque por tantos anos invertemos esse processo, perdemos a comunicação com o mundo a qual fomos vocacionados a sermos agentes de transformação.

  1. Misericordiosos.

“porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!” Tiago 2:13

Isso não quer dizer que abrimos mão da verdade por causa da misericórdia, pois o Deus que servimos é totalmente verdadeiro e ao mesmo tempo totalmente misericordioso.

Quando estamos sendo disciplinados, Deus não está castigando-nos, ele está revelando o seu amor por nós repleto de misericórdia. Não se esqueçam PELO AMOR DE DEUS, que só o fato de estarmos aqui é a maior evidencia da misericórdia de Deus.

  1. Puros de Coração.

A palavra pura “katharos” significa: sem culpa.  Qual é a recompensa daqueles que são puros de coração? Verão a Deus. E a pergunta que fica é:

Pode alguém que não é puro de coração ver a Deus? Não. Como é que experimentamos então a sua presença?Alguém já purificou o nosso coração e está purificando-o.

  1. Pacificadores.

Filhos de Deus tem essa característica em sua essência; são o que são porque tiveram um encontro com o príncipe da paz. Pessoas reconciliadoras, promotoras da paz, lutam, se dedicam e amam a união.

– Isso não significa complacência;

– Não significa paz no sentido zen da palavra; controladas por Deus, pois sabem que Deus esta no controle.

  1. Perseguidos por causa da justiça.

Assim como há dois tipos de sofrimentos, há dois tipos de perseguições:

  1. Perseguição por causa do evangelho e nosso justo comportamento diante dos homens.
  2. Perseguição pela nossa hipocrisia ou falta de revelação das características que citamos acima.

Como experimentamos essa CIDADANIA agora? – vs. 27-28

  1. Estando firmes no mesmo espírito;

– UNIDADE E SANTIDADE CAMINHAM JUNTAS.

  1. Combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho;

– SUBMETENDO UNS AOS OUTROS NO TEMOR DO SENHOR.

  1. Sem medo dos adversários.

– “QUEM NÃO DEVE NÃO TEME” – VOCÊ NÃO PRECISA PROVA NADA PARA NINGUÉM, MAS VOCÊ DEVE A TODOS PROVAR A QUEM VOCÊ SEGUE!

Comments are closed