Descobrindo a Alegria – Parte 10

Texto: Filipenses 2:19-30

Paulo está nos mostrando dois exemplos vivos do que é ter a mente do Messias. Como disse o puritano Thomas Brooks do século 17: “O exemplo é a retórica mais poderosa” ou “A palavra convence, mas o exemplo arrasta” Confúcio (filósofo Chinês)

Esses homens tinham uma íntima parceria geograficamente, espiritualmente e ministerialmente falando. Cada um apaixonadamente devotado ao Senhor Jesus e não consumido pelo seu próprio interesse. Cada um havia colocado em risco a sua vida, sua saúde e liberdade por amor ao evangelho e lealdade a Jesus através do apóstolo.

“A ninguém tenho de igual sentimento”, seria mais bem traduzido “temos uma só alma”, e Paulo está mandando de fato uma carta de recomendação a Filipos a cerca de Timóteo (já vamos falar mais sobre isso…).

O que está acontecendo aqui nessa seção de Filipenses: Paulo está nos ensinando que no evangelho é possível termos Parcerias Sobrenaturais: acima da lógica, da afinidade, do tempo e da geografia.

Princípios para transformar amizades superficiais em parcerias sobrenaturais.

  1. A Preocupação – vs.19-24

Na época de Paulo as correspondências demoravam semanas, se não meses, para chegar aos seus destinatários. Havia perigos na estrada de assalto, de animais ferozes, estradas com obstáculos e desvios pelas matas e muitas outras coisas. Algumas cartas de Paulo não temos devido prováveis situações como essas.

Mas isso não é verdade em nossos dias, uma mensagem chega ao destinatário em milissegundos.  Porque será então que somos tão desleixados no nosso cuidado com os nossos irmãos?

  1. a) Se fossemos mais preocupados e cuidadosos com nossos irmãos e a nossa igreja não precisaríamos de um ministério de consolidação e integração na igreja.

– Nossa visão ministerial não é ser uma grande instituição e sim ser uma grande família.

Exemplo: Imagine se você tivesse uma reunião de família e um de seus irmãos que fora convidado não aparecesse, qual seria a sua postura? E porque não fazemos isso com um irmão que não vem ao culto no Domingo?

  1. Porque achamos que esse é o papel do pastor e da liderança.

– Síndrome de Caim que disse: “Não sei; sou eu guardador do meu irmão? Gn 4:9

  1. Péssima compreensão a cerca da igreja. Ler 1 Coríntios 12:20-25.
  2. Falta de relacionamento. Sabe por que você não manda nada, porque você não sente falta, mas se você conhece aquela pessoa e participa da vida dela, você irá sentir falta dela e lembrar-se-á da falta que ela fez no Domingo.

Prática: Venha para a igreja com o mesmo coração e cuidado que você vai a sua reunião familiar e a sua perspectiva irá mudar. Você entenderá quão preciosas são as pessoas que aqui estão e como Deus quis colocá-las em sua vida para fazer você crescer e conhecê-lo melhor.

Sugestões:

  1. Conheça alguém novo na igreja ou aprofunda o seu relacionamento com as pessoas nessa célula.
  2. Sinta falta de alguém semanalmente; mande meru, ligue e participe!
  3. Não fique na teoria, faça um compromisso com a ação diária ou pelo menos semanal!

Comments are closed