Descobrindo a Alegria – Parte 11

Texto: Filipenses 3:1-3
Introdução: Estamos navegando por uma das cartas mais fascinantes da Bíblia Sagrada e aprendendo como viver uma alegria incircunstancial e plena, independente das pessoas e centrada na pessoa de Cristo.

3:1 – “Quanto ao mais…” – além do que eu tenho dito, tem algo muito importante que vocês precisam colocar na fundação, no alicerce de tudo isso que vocês tem lido e ouvido: “Regozijai-vos no Senhor” – (c)hairo” no grego significa pulem de alegria, exultem, celebrem (a primeira aparição de Jesus aos discípulos foi essa palavra que Jesus usou – e eles o adoraram).

***Tem um certo sentido que você precisa aprender a sorrir para a vida, as vezes de forma cínica (louco) e outras vezes de forma divertida (descontraída), pois para nós aqui debaixo “Morrer é lucro e viver é Cristo”.

  1. Quando um cristão perde essa alegria como piso da sua fé, ele já está pisando em areia movediça.

Segredo: Repare na igreja alguém triste e você vai ver que o que entristece essa pessoa não tem nada a ver com algo no aspecto espiritual da sua vida, mas é alguma situação temporária a qual o fez perder o foco e afetou o espiritual.

Agora que tipo de alegria é essa que Paulo está expressando?

  1. Nós sorrimos mediante aos problemas, porque eles cooperam para o nosso bem.

“Tudo que nos leva a oração é uma benção” Charles Spurgeon

  1. Nós sorrimos em meio as conquistas e vitórias porque elas não nos definem (não tocam na nossa identidade).

“Deus sussura em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante a nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é o seu megafone para despertar o homem surdo”

  1. Essa alegria quando é genuína, traz segurança para a nossa vida.

Veja que Paulo está nos revelando uma coisa extraordinária aqui a qual precisamos entender para não experimentarmos o outro lado da moeda que se chama: frustração e decepção.

Só nos frustramos porque nossas expectativas

estão colocadas no lugar errado.

Essa segurança tem tudo a ver com o que ele vai começar a nos dizer nos próximos versículos e sabe qual é o maior perigo? Sabe o que tem o poder de roubar essa alegria? A RELIGIÃO. Porque isso é tão importante?

  1. Uma fé autêntica se regozija no Senhor.

A permanência da alegria depende do piso pela qual ela se alicerça. **ponto acima

 

  1. Uma fé genuína exerce discernimento – vs. 2

Veja a ordem de adjetivos: a) cães, b) maus obreiros e c) falsa circuncisão.

  1. a) No primeiro século, os cães selvagens vagavam pelas ruas procurando tudo que é tipo de lixo e sujeira e os Judeus referiam-se aos Gentios como cães.
  2. b) Os Judaizantes também se orgulhavam de suas obras de justiça: jejum, oração em público, esmolas, dízimos e etc. E Paulo chama isso de mau obreiro, pois a confiança deles não estava no que Cristo fez, mas em sua religiosidade obras de justiça.
  3. c) O mais interessante aqui é que muitas traduções omitem o que realmente Paulo disse a cerca dos circuncisos por usar uma linguagem rude, drástica. Ele chama esses Judaizantes de mutiladores, pois o seu ato de aliança não passava do físico.

Paulo inverte a analogia aqui e rotula os Judeus como cães devido as suas vidas falsas, pecaminosas e caráter sem controle.

Prática: Cuidado com quem tenta te aprisionar e cativar a sua mente. Existem muitas más pessoas com más intenções ao seu redor e você precisa ficar de olho aberto. Querem usurpar a sua fé e a sua simplicidade em Cristo principalmente.

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” 2 Coríntios 11:3

  1. Uma fé genuína adora e serve em espírito (e minúsculo; o meu ser).

Se o espírito é o meu ser (interior), então existe uma conexão direta e relacional entre eu e Deus. Vamos ver isso na Palavra:

“A inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz; a inclinação da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.” Romanos 8:6-9

Paulo tinha dois termos para descrever “a carne”: Sarx e Soma. Sarx é o nosso homem interior, alma, sentimentos, coração. Soma é a carne física. Paulo no contexto acima usa “sarx” em todo o contexto.

Qual é o ponto aqui? Paulo está nos revelando que se deixarmos o “sarx” dominar a nossa vida, não vivermos como um sacrifício vivo e aceitável ao Senhor.

Quando a alegria é o alicerce da nossa fé, o serviço se torna algo automático revestido de gratidão.

  1. Uma fé genuína se gloria em Cristo.

Não é prepotente. Não se orgulha de si mesmo. Sabe que é servo, sabe que é imerecedora, sabe que a única razão pela qual ainda está respirando é a graça e a misericórdia de Deus. É a primeira pessoa que você reconhece em sua mente quando algo bom acontece em sua vida.

  1. Uma fé genuína não confia na carne.

Se você acha que consegue vencer a carne, você está equivocado(a). A única coisa que vence a carne é uma vida no Espírito. Paulo sabia que os Judaizantes confiavam na sua descendência (Abraão), sua circuncisão e seu desempenho mediante a Lei de Moisés (coisas que não poderiam salvá-los ou agradar a Deus.

Ler Romanos 7:14; Romanos 8:5-8.

Comments are closed