Descobrindo a Alegria – Parte 12


Texto:
Filipenses 3:4-9

História: No dia 2 de Setembro de 1945, o ministro Japonês de assuntos externos assinou uma rendição formal aos soldados aliados acabando com a II Guerra Mundial. Os soldados podiam voltar para suas casas e vidas normais, mas o fato é que muitos soldados, principalmente japoneses, recusaram a acreditar na tal rendição.

Um desses leais soldados se chamava Hiro Anota. Ele estava servindo nas Filipinas e sua função era sabotar os postos inimigos na ilha de qualquer forma possível; Destruindo aeroportos, portos e qualquer coisa a seu alcance.

Ele recebeu uma ordem de seu comandante que independente da sua circunstância ele não poderia se entregar ao inimigo. Seu comandante prometeu que independente do tempo que demoraria em a guerra acabar, voltaria para resgatá-lo. Sendo leal e compromissado, Anota seguiu a rincha suas ordens e de forma extrema.

Quando a noticia de que a guerra havia acabado chegou até ele através de cidadãos locais, Anota se recusou a acreditar e recuou para as montanhas. Um mês após a rendição dos Japoneses na guerra, Anota encontrou um papel escrito pelos locais mostrando que a guerra havia acabado, mas ele se recusava a acreditar e não descia da montanha, pois pensava que era um truque do inimigo para apanhá-lo. Até aviões sobrevoavam a região com panfletos com a assinatura de generais Japoneses, mas ele continuava se recusando a acreditar.

Ele viveu naquela montanha e floresta por anos, comendo bananas cozidas, cocos e bife de animais locais. Todas as vezes que cidadãos se aproximavam de sua área, ele os atacava pensando que eram soldados inimigos camuflados de fazendeiros.

Em todos os anos Anota matou 30 cidadãos e ferindo centenas mais. Demorou 29 anos até que Anota saísse da floresta.  E o que fez Anota sair da floresta?

Os militares encontraram seu comandante original, que agora era vendedor de livros, para ir até a floresta e pessoalmente liberar Anota de seus deveres. Anota, era simplesmente leal demais para acreditar em qualquer outra pessoa.

O que vamos ler hoje é a história de um homem muito parecido com Hiro Anota ou de como Hiro Anota se parecia com ele.

Contexto: Paulo era um estudioso de primeira categoria, e basicamente o que Paulo está dizendo, para contextualizar um pouco a sua fala, é:

– Sabe os diplomas que eu tenho da Harvard, sabe o Nobel da Paz em literatura e os troféus acadêmicos que ganhei? Todos esses eu considero “skü’bälon” (estrume).

E sabe qual é a razão pela qual ele diz isso? É porque ele encontrou “hu-per-ehō” e isso é algo extremamente SUPERIOR. Tão extraordinária tão tremenda que as coisas que me prendiam antes PERDERAM TOTALMENTE O SEU PODER!

Qual é o “hu-pere-ho”? – Ser achado nele.

Paulo nesses versículos estava nos dando o seu currículo; a sua lista de méritos. E qual é o propósito de um currículo? Qualificar-te para entrar em algum lugar que você está fora. São argumentos para você arrumar um emprego, entrar em uma faculdade e etc.

** Não é verdade que tudo na nossa sociedade atual está estruturado dessa forma?

Nossas amizades pedem um currículo (vamos fazer testes para ver se é confiável);

– O jeito que você se veste; o que você gosta.

Nossos relacionamentos afetivos em todos os níveis pedem um currículo;

– O jeito que parecem: beleza ou feiúra.

Você usa um currículo com você mesmo;  (**Cada um tem o seu próprio currículo)

– Você se julga e fica horas no espelho se medindo, se odeia, se acha isso ou aquilo.

– Comigo era a igreja e se as pessoas gostavam de mim ou não.

– Com a pastora pode ser o comportamento ou as notas das crianças; a casa.

Como você entra? E quanto mais “qualificações” você tem mais bem visto você é; quanto mais coisas mais, bem visto e querido você é.

“Todos nós usamos um currículo para medir o mundo, a nós mesmos e a Deus”

Frase Polêmica: “O pecado não é a maior razão pela qual você se afasta de Deus, é o seu senso de justiça”

O que fez Paulo, o cristão, abandonar todo o seu currículo não fora o seu senso de pecado na sua vida, ele sempre soube disso por isso obedecia à Lei, mas o seu senso de justiça mudou; Ele reconheceu que a justiça não poderia ser mais COMPRADA ou QUALIFICADA.

“Você não é um cristão enquanto você não mudar completamente a forma como você pensa a cerca de si mesmo”

Você não se torna um cristão quando se move de uma vida IRRELIGIOSA para uma vida RELIGIOSA.  Você se torna um cristão quando você chega à realização que a razão pela qual você é religioso ou irreligioso é porque VOCÊ QUER O CONTROLE DA SUA VIDA.

“O único currículo que vale a pena ter é aquele que Deus me da”

Agora como experimentar isso?

Sendo achado nele” – O que isso significa para nós? Tudo. Quando Deus olha para mim e para você, Ele vê Jesus. Ele vê o currículo de Jesus e não mais o seu. Deus vê a beleza de Jesus em você.

OS BENEFÍCIOS DESSA JUSTIÇA E GRAÇA

  1. Não precisamos mais ficar provando tudo para os outros, mas também isso não nega a nossa responsabilidade em glorificar a Deus em tudo que temos e somos (1 Coríntios 10:31);
  2. Não precisamos mais do carimbo da aceitação de ninguém, pois em Cristo somos aceitos por Deus. Está tudo resolvido.
  3. Podemos desfrutar de um relacionamento com Jesus sem medo, sem vergonha e sem culpa. Cristo resolveu tudo isso no Calvário e nos reconciliou com o nosso Pai.

Comments are closed