Descobrindo a Alegria – Parte 13

Texto: Filipenses 3:10

Introdução: O que vamos estudar hoje caberia perfeitamente como uma inscrição na lápide do túmulo do apóstolo Paulo (se é que esse lugar jamais existiu). Na verdade, gostaria que esses dois versículos estejam na minha lápide um dia, se o Senhor Jesus não voltar antes da minha morte.

Revisão: O que falamos semana passada é que: “O que nos afasta de Deus não é o nosso pecado, mas o nosso senso de justiça” e isso significa que se não entendermos que “fomos perdoados, a nossa vida se tornará uma grande angústia” Tiago Cavaco

O que um senso correto de justiça faz é tirar o peso do pecado e da condenação e nos faz agora livres para nos relacionarmos com Deus.

Prática: Já tentou se relacionar com alguém que te deve um dinheiro ou alguma coisa?

  1. “Quero conhecer a Cristo…” – vs.10

A palavra no grego original “ginosko” sugere três definições: conhecer, perceber e entender.

O que isso significa? Significa que tudo isso aponta para um processo que tem tudo a ver com um relacionamento e não um adquirir informações. Não estamos fazendo uma pesquisa sobre Jesus, mas estamos em um relacionamento com uma pessoa.

  1. a) 1° Estágioconhecer

– Como em qualquer relacionamento, primeiro precisamos conhecer uns aos outros. Ouvir falar de alguém é interessante, mas conversar e tocar na pessoa são outra coisa. Talvez você esteja se perguntando: Como que faço isso com Jesus?

– Antes de você correr daqui achando que seu pastor ouve vozes do além, eu quero afirmar para você que de fato eu ouço vozes do além: pode me chamar de louco, mas esse Deus que eu creio ser uma pessoa fala comigo.

“Deus fala comigo através de pensamentos e sentimentos que são meus, mas não têm origem em mim.” Dallas Willard

1ª Afirmação: Deus fala conosco.

– não quer dizer que tudo que ouvimos é de Deus; nosso papel não é discernir qual voz está nos falando, mas se o que fala se alinha a Palavra de Deus enquanto nos revestimos da armadura de Deus.

2ª Afirmação: Deus fala conosco através de sua igreja (pessoas).

– Não tem como correr disso, pois Jesus não está fisicamente entre nós, mas Ele deixou seus pés e suas mãos aqui na terra = sua igreja; pessoas. 1 Coríntios 11:1.

– Os pais da igreja (Tertuliano, Irineu, Cipriano e outros) tinham uma frase que era repetida constantemente: “Ensine através de suas ações”.

“Nada se lucra em mostrar a virtude em palavras e destruir a verdade em ações” Cipriano 3° Século

Não há como fugir do fato que para a grande maioria das pessoas o único evangelho que eles irão ler é o 5° Evangelho: Você!

  1. b) 2° Estágioperceber

– Após conhecer passamos para o segundo estágio, perceber o efeito que essa pessoa tem ou fez em nossas vidas. Quando você conheceu a Cristo, qual efeito ele teve automaticamente na sua vida?

Dica sincera: Se ainda não surtiu efeito ou marca alguma, você ainda não conhece.

Aqui é que precisamos ser realistas em algo: Pessoas que só passam por nós e não deixam nenhuma marca relevante e profunda, precisam ser classificadas corretamente em nossos relacionamentos.

Definição de conhecido (dicionário) – Alguém que conhecemos pouco e não é um amigo próximo.

Diagnóstico: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento”Oséias 4:6

Remédio: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor…” Oséias 6:3

  1. c) 3° Estágioentender

– A idéia aqui é saber exatamente quem é a pessoa e suas intenções para conosco.

Quais são as intenções de Jesus com você?

Será que a intenção dele é te fazer uma pessoa altamente piedosa e religiosa? Ou será que a intenção dele é ser alguém tão conhecido seu que você possa usar as mesmas palavras de Tomé: “Meu Senhor e Meu Deus” Fato: Tomé andou com Jesus 3 anos e não O conhecia.

Será que realmente conhecemos a Deus?

– Conhecer a Cristo era central para Paulo. Não é somente uma idéia, conteúdo ou informação; é uma pessoa a qual ele está descobrindo mais e mais a cada dia.

“Tudo que Paulo tinha anteriormente era informação precisa, mas não tinha relação”

“Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus…” Filipenses 3:8

Fato: Muitas pessoas usam o nome de Jesus, falam em nome de Jesus e descrevem informações a cerca de Jesus, mas quantas realmente O conhecem? Exemplo: Neymar.

O que Paulo está nos dizendo aqui? Que o conhecer a Cristo depende dessas três pernas do tripé relacional e mais que isso ele mistura os três como se fossem um: você precisa conhecer, perceber e entender quem Ele realmente é.

O que significa conhecer a Cristo? Paulo está ecoando as parábolas de Jesus em: Ler Mateus 13: 44-46

A única pergunta que resta então é: Quem é Ele? Quem é esse tesouro, essa pérola?

Tinha uma característica muito interessante nos escritos do apóstolo Paulo que acredito precisamos tomar como referência: Todas as vezes que Paulo começa a falar de Deus ele era interrompido por uma presença enorme de Deus e entrava em adoração. (Romanos 11:36; Efésios 3:20-21 e outros).

O que isso demonstra? Que para Paulo a ordem dos fatores altera sim o resultado, e isto é, o relacionamento tem primazia sobre as informações. O fato é que as informações se descobrem através do relacionamento.

Conclusão: Você conhece a Deus? Tem certeza disso?                    

 

Comments are closed