Descobrindo a Alegria – Parte 14

Texto: Filipenses 3:10-11

Introdução: O alvo da vida cristã é conhecer a Cristo e ser como Ele. Todo nosso esforço e toda santificação se desenvolvem ao redor desse propósito. As coisas cooperam para o bem porque estamos sendo conformados à imagem de Cristo. A pergunta que fica é: Como isso acontece?

Semana passada vimos que tudo parte de um relacionamento e não de adquirimos mais informações. Um sincero diagnóstico do mundo hoje revelaria que quanto mais modernos e repleto de informações somos, mais isolados, infelizes e insatisfeitos nos tornamos. Isso significa que informação sem relação esvazia e trás insignificância e não ao contrário.

Exemplo: O mar morto é dado esse título porque ele é um lago que somente recebe água e isso faz dele um deposito de sal que mata qualquer tipo de ser vivo. Ele não desemboca em outras fontes.

Hoje, vamos descobrir onde está o poder para que essa informação se transforme em convicção e a partir daí promova um ambiente saudável, próspero onde podemos crescer à imagem de Cristo.

 “Dunames” – essa é a raiz pela qual a palavra “dinamite” deriva. O significado é: força, poder e habilidade. Vamos falar sobre: A origem, o propósito e o sacrifício do poder.

  1. A origem do Poder: O Paganismo da época não tem o poder real, nós temos!

“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus,” Efésios 1:17-20 – também Efésios 3:14-21

  1. a) “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação…”

– Reparem que é na relação que descobrimos sabedoria e revelação.

  1. b) “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos…”

– Qual é o propósito da revelação? Não é ir para o céu e escapar do mundo, mas a revelação do texto anterior é para que saibamos a esperança da nossa vocação. Nós não estamos sofrendo e passando por lutas aqui para escaparmos o quanto antes e irmos para o céu, mas que descubramos o nosso propósito aqui.

A vida eterna não começa após a morte, mas a partir da transformação da morte espiritual para a vida espiritual

Paulo está nos revelando que existe um baú de riquezas reservado para nós quando nos dispomos a traduzir o mundo o que é ser humano como humano deve ser. Há uma riqueza inestimável quando descobrimos o porquê estamos e aqui e para que estamos aqui.

  1. c) “E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.”

– Veja o que Paulo está afirmando: O mesmo poder que esteve sobre Jesus quando Ele ressuscitou, agora está em nós. – A palavra poder novamente é “dynamis

 

  1. O propósito (habilidade) do Poder: Quais os benefícios dessa experiência?
  2. a) Sustentabilidade em Parceria – Sem o Espírito Santo é impossível sustentar algumas situações e por isso Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Agora esse trabalhar do Espírito não é individual ou indiferente da nossa parte: é uma parceria.

“Deus não é uma muleta a qual nos apoiamos, Ele é uma pessoa a qual nos relacionamos”

Veja a parceria e participação em Romanos 8:26-27.

  1. b) Significância – O poder do Espírito nos revela que não somos matéria, “átomos dançando ao nosso DNA” Richard Dawkins – mas imagem e semelhança de Deus usados participantes da natureza divina (2 Pedro 1:4) e vocacionados para fazermos a diferença.
  2. c) Vocação – O poder não é liberado para força, mas para propulsão. A propulsão é o movimento criado a partir de uma força que dá impulso.

Exemplo: No corpo humano, a mente, as emoções e os ossos e músculos devem estar em harmonia, para conseguir criar propulsão para andar, correr e se movimentar. Esse movimento harmônico é o movimento da igreja, pois todos nós temos um só propósito: glorificar a Deus através de nossas vidas.

  1. O sacrifício do Poder: A definição de poder foi reconfigurada na cruz: Amor e não força!

A coisa mais interessante sobre a fé cristã é que nada daquilo que consideramos começa em nós. Tudo parte de um princípio iniciado por Deus. Você não pode conquistar isso, não pode se esforçar para isso e não pode merecer isso. Isso nos coloca completamente na dependência de Deus. O próprio Paulo diz o seguinte em 1 Coríntios 1:18:

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder (dynamis) de Deus.” 1 Coríntios 1:18

Como experimentar o poder da ressurreição? Crendo na ressurreição especial. Você ouviu o evangelho? Você crê que Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos e que hoje Ele está sentando a direita de Deus Pai todo Poderoso? Esse poder já está em você!                                     O que você irá fazer com Ele?

Comments are closed