O que é adoração?

Clamor“Adoração  Santificado seja o Teu Nome”

Texto:  Mateus 6:5-15

Introdução: Na célula de hoje vamos conversar sobre o que é adorar e como as nossas orações podem se transformar em momentos únicos e produtivos com Deus. Leiam o texto completo.

1) A Necessidade de Adorar.

A primeira coisa após identificar Deus como nosso Pai que está no céu, é reconhecer o nome de Deus como santo, e o que isso significa?

“Santificado seja o teu nome” – é fazer o nome de Deus a coisa mais importante, de maior valor, acima de qualquer coisa.

Jesus está dizendo que existe um tipo de oração que é hipócrita. A oração hipócrita é aquela que só acontece quando o que temos de maior valor está em risco. Se a sua oração só acontece quando você está mal, isso demonstra onde está o verdadeiro valor da sua vida.

– O que você pensa quando não está pensando em nada? O que você sonha acordado? Jesus está nos dizendo que essa coisa é o que mais valorizamos na vida.

2) A Primazia de Adorar.

O que Jesus também está nos ensinando é que adorar a Deus é sempre prioritário a petição e confissão. Adorar deve ser o molde ou o padrão pelo qual pedimos e confessamos.

Petição é como você vê o mundo: “O pão nosso de cada dia nos daí hoje”; Confissão é como você se vê: “Perdoai as nossas ofensas…”

Os problemas quando você confessa, são problemas na adoração e as petições quando você faz, são carências na adoração. Quando há algo na sua vida que não te deixa em paz, essa coisa está dizendo para você que ela é o seu bem supremo. Você precisa rebaixar essa coisa! Você precisa tirar ela do primeiro lugar, pois ela irá destruir você.

Todas as nossas falhas na vida são falhas na adoração.

Por isso que Jesus coloca “Santificado seja o teu nome”, pois o buscar a Deus em primeiro lugar é que vai fazer toda a diferença em todas as áreas da nossa vida.

Quando Deus é o nosso bem supremo, todas as outras coisas recebem o seu valor devido!

Adorar a Deus é uma libertação, pois as coisas assumem o seu valor e prioridade real que elas têm.

Exemplo: Um pai vai à melhor loja de brinquedos da cidade e apresenta a sua filha cada presente mais lindo, mas antes de pagar diz para ela: “Você nunca terá nenhum desses brinquedos”. O que irá acontecer com a confiança dela nesse pai? Ela nunca mais confiará em mais ninguém e mais nada.

Foi assim que aconteceu no Éden. A serpente enganou Adão e Eva mostrando Deus como o pai da menina na loja de brinquedos e até hoje o homem não confia mais em Deus. A serpente disse para o homem que Deus escondeu o melhor do jardim e eles começaram a depender de si mesmos e não mais de Deus.

O resultado de tudo isso? Carência. Falta. Estamos vazios e em busca de preencher esse vazio existencial dentro de nós.

3) O Resultado da Adoração.

O resultado de adorar corretamente é paz (alívio) e alegria (descanso e realização). Não estamos mais presos nas coisas e o que nos resta agora é agradecer por tudo, pois tudo que recebemos é dádiva que vem do alto. Leia Tiago 1:17 e Romanos 14:17.

Dica para os ministrantes:

– A base desse estudo é mostrar que se Deus não estiver em primeiro lugar às outras coisas sempre irão assumir o lugar Dele e seremos consumidos literalmente por elas.

– A paz, a realização e a alegria que as pessoas buscam, só se encontram quando as prioridades estão em seus devidos lugares, e tudo começa com a adoração ao Deus vivo e verdadeiro.

Comments are closed