Se aproximando de Deus

nos braços do pai“Se aproximando de Deus”

Texto: Êxodo 3: 1-14

Introdução: Se Jesus é Deus e a única resposta que temos a isso é adorá-Lo, como nos aproximamos dele? Se Deus é esse Ser maravilhoso, tremendo e indescritível, como chegar? Creio que a nossa experiência de conversão ou encontro com Deus é fundamental para descobrirmos essa aproximação. Há 4 coisas aqui que podemos avaliar para checar se a nossa experiência de conversão é tão viva e real quanto à de Moisés.

  1. Uma visão perturbadora. 2. Um conceito expansivo de Deus.
  2. Um problema pessoal. 4. Uma graça surpreendente.
  3. Uma Visão Perturbadora.

Muitos de nós vivemos a vida como se nada estivesse acontecendo e que o mundo girasse ao nosso redor, até que algo nos chame a atenção. Foi isso que aconteceu com Moisés, ele viu algo que era fora do normal. Às vezes precisamos de um “ESTALO” para acordar para a vida e para Deus.

O 1º Princípio: Normalmente você não se encontra com Deus a não ser que algo fora do normal ou extraordinário perturbe seu pensamento e vida.

Exemplo: Até o dia 11 de Março de 2011, a maioria dos Brasileiros não prestava muito atenção às questões climáticas e aos perigos que havia aqui no Japão, mas após essa data tudo mudou. Muita gente só pensava em ganhar dinheiro e construir um futuro a custo da saúde e qualquer coisa, mas muitos após essa data começaram a pensar diferente a cerca da vida e dos verdadeiros valores. O que mudou?

  1. Um conceito expansivo de Deus.

Quando a mudança de paradigma acontece, começamos a pensar coisas novas: Conversão. Mas, escute bem isso: A conversão gera um incomodo tão grande e estrondoso dentro de nós que não conseguimos ficar do mesmo jeito. Algo grita profundamente dentro de nós por mais, por mais informação a cerca desse novo padrão de vida, desse novo jeito de ser!

Se Moisés tivesse feito isso, ele nunca teria conhecido a Deus, nunca havia falado com ele e o MESMO PODE ACONTECER CONOSCO SE NÃO VIRARMOS!

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:2

O 2º Princípio: Se a sarça ardente chamou a sua atenção e algo extraordinário aconteceu que está fora da sua grade de experiências na vida, não permita que a preguiça ou a indiferença leve você de volta ao estado anterior.

  1. Um problema pessoal.

Chegamos aqui com animo e vontade de uma mudança extraordinária, mas quando vamos para a prática, desanimamos. Moisés também experimentou isso. Veja o versículo 5-6.

– O problema é que ao mesmo tempo em que Deus é lindo, maravilhoso, amoroso e Pai, Ele é terrível, santo e perfeito e isso nos expõe. Moisés tremeu! “Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12:29)

– Na presença de beleza, você enxerga a sua feiúra; Na presença de santidade, você reconhece a sua sujeira; Na presença de luz, você vê as suas trevas.

Quando nos aproximamos de Deus caímos em terror e visualizamos quem de fato somos, aquilo que ninguém mais vê, mas nós reconhecemos. E aí temos um problema sério a resolver: Viver uma farsa ou sermos consumidos pelo fogo!

O 3º Princípio: Não crie um Deus que cabe em seu paradigma, deixe o verdadeiro Deus, Santo e perfeito, que te incomoda e cria problemas em sua vida, mudar você.

  1. Uma graça surpreendente.

Mediante a esse grande problema agora, precisamos de alguém que interceda por nós, que entre na presença de um Deus temível, perfeito e santo. Não temos condições de nos apresentar do jeito que estamos; o que fazer?

Moisés também sofreu com esse dilema: “Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?”; e Deus responde: “Certamente eu serei contigo”. Moisés começa a entender que Ele está na presença de algo extraordinário e o que passa pela cabeça dele é o seguinte: A sarça não se consome, mas porque Eu não sou consumido?

E aqui vem a grande surpresa do encontro de Moisés com Deus e do nosso encontro com Ele: versículo 2.

– Diz que o anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama de fogo, mas o resto do texto diz que era Deus quem falava com Moisés. Há um grande segredo aqui: Esse anjo do Senhor é Deus, mas ao mesmo tempo é distinto da pessoa de Deus, quem será esse?

Na Cruz do calvário você vê quão TERRÍVELMENTE SANTO Deus é que Jesus teve que morrer e pagar o preço do pecado. Mas Ele é tão AMOROSO E MARAVILHOSO que em Jesus Cristo Ele estava disposto a morrer e pagar o preço pelos nossos pecados.

Moisés saiu e mudou o mundo com essa verdade em nós? Está disposto a ser uma sarça ardente? A Bíblia diz que somos templo do Espírito Santo, que o Espírito Santo habita em nós? E aí? Vai fazer o que com essa verdade? Hein, sarça ardente?

Comments are closed