Estudos de Célula

ESTUDOS DE CÉLULA – A FAMÍLIA DE DEUS


CHAMADOS PARA SER FAMÍLIA – PARTE I


“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Hebreus 12:1-2

1.TEMOS UM PASSADO INSPIRADOR.

Infelizmente, a igreja moderna contraiu uma visão míope de sua história que contém mais de quatro mil anos de relatos, testemunhos e martírio sobre à terra. O resultado disso é uma expressão de fé fragilizada, extremamente sensível e desistente.

O texto acima está se referindo a um dos capítulos mais extraordinários da Bíblia: Hebreus 11. Esse capítulo contém relatos e currículos dos grandes heróis da fé e uma pequena análise do texto deveria nos inspirar a vivermos de forma ousada e desafiadora aqui e agora. Leiam Hebreus 11 juntos.

Após a leitura de Hebreus 11 podemos concluir que nossos antepassados tinham um entusiasmo (significa Deus em nós) maior e uma coragem inspiradora. Isso te inspira a mais?

“Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás” C.S. Lewis2. TEMOS UM PRESENTE INSPIRADOR.

Reparem o que o autor a carta aos Hebreus diz no início desse capítulo: “Nós também…”. Isso é uma auto-referência e nos revela o fato que é possível vivermos da mesma forma que nossos irmãos na fé no passado viveram. É verdade que talvez não tenhamos que enfrentar os mesmos perigos que eles enfrentaram, sofrer as mesmas perseguições que eles sofreram, mas isso deveria aumentar a nossa ousadia e não diminuí-la. O que está nos impedindo de viver isso?

O autor nos revela as razões de não experimentarmos o mesmo: o pecado, a impaciência e a falta de concentração.

a) O pecado.

Pecar de acordo com a linguagem Bíblica significa errar o alvo. Pense em um atirador de arco e flecha tentando acertar no centro e errando por centímetros esse alvo; isso é pecar de acordo com as Escrituras. Pecar é um ato de rebeldia pautado pela desobediência. Jesus denunciou isso claramente em suas palavras:

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.”Mateus 22:29

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guar da esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” João 14:21

O pecado é algo que nos embaraça. A palavra no original grego é “ogko” que significa peso, jugo. Quando decidimos viver de acordo com a nossa vontade e não em obediência a Deus, a vida fica pesada e carregada e não damos conta de administrar tudo que está ao nosso redor.

b) A falta de paciência.

O autor diz que devemos correr com paciência a carreira que nos está proposta. O problema é que estamos tão atarefados e ansiosos por tantas coisas que não temos paciência para mais nada. Não temos tempo para falar com Deus, nos reunir com os irmãos durante a semana e até sentar em uma célula se tornou difícil. Quando a paciência se esgota, as tensões se alimentam.

Com tanta informação no mundo de hoje e tantas notícias que mudam a cada segundo, não temos mais tempo ou paciência para parar, dar dois passos para trás e falar com Deus. A Bíblia diz que uma das virtudes do fruto do Espirito é a longanimidade/paciência. Se não falamos mais com Deus, como vamos exercitar esse dom?

c) A falta de concentração ou atenção.

O autor diz: “Olhando para Jesus” e em outras traduções o texto diz “fitando os olhos em Jesus” e isso requer concentração e total atenção. A verdade é que o pecado e a impaciência tem nos distraídos a atenção de Jesus e por isso estamos perdidos e vazios.

Precisamos concentrar naquilo que é prioridade. Deus nos deixou cinco delas:

1. Deus
2. Cônjuge
3. Filhos
4. O Trabalho
5. O Ministério

Quando essas prioridades estão alinhadas, tendo os olhos fitos na PRIMEIRA que é Deus, as outras áreas encontram um solo fértil para se desenvolverem.

3. TEMOS UM FUTURO INSPIRADOR.

Jesus olhou para o futuro com inspiração e força para suportar a cruz; ele olhou para mim e para você com Ele eternamente e isso lhe deu alegria para continuar.

Estamos presos no passado ou acorrentados de ansiedade no futuro, mas Jesus JÁ nos garantiu o futuro e deseja que experimentemos o presente com ousadia e vocacionados. As testemunhas cumpriram o seu propósito e Deus deseja que sejamos também testemunhos para as futuras gerações. Se tem um legado que desejo deixar nessa terra é uma vida cheia de Deus para os meus filhos e netos, pois é isso que verdadeiramente conta no final.

Será que podemos usar os exemplos de nossos antepassados como combustível para fazermos a diferença nessa geração e dentro das responsabilidades que o Senhor nos deu? A sua família em Deus conta com isso e com todos os dons e talentos que o próprio Pai colocou em você para serem usados nessa comunidade local.

Se o nosso futuro em Cristo está garantido, então nos resta vivermos motivados e inspirados nesse tempo que se chama hoje.

PARA REFLEXÃO Faça uma pequena análise de quais tem sido as suas prioridades e veja se o reino de Deus está no topo da lista. Se não, ajuste hoje sua lista e viva o que Deus preparou para você.

PARA ORAÇÃO Ore para que a nossa geração não seja omissa, mas responsável e sábia em deixar um legado para as futuras gerações.

PARA APLICAÇÃO Não viva mais de Domingo a Domingo, faça a diferença hoje!


ESTUDOS DE CÉLULA – A FAMÍLIA DE DEUS

CHAMADOS PARA SER FAMÍLIA – PARTE II

“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” Hebreus 10:19-25

1. NOSSA CONFIANÇA.

O texto acima revela uma linda promessa que temos através do evangelho. Pelo sacrifício de Jesus nosso relacionamento com Deus foi restaurado e isso nos abriu um caminho de volta ao Pai. Em Efésios, a Bíblia diz que estávamos mortos em nossos pecados e éramos inimigos de Deus, mas pelo sangue de Jesus nascemos de novo e nos tornamos filhos.

No Antigo Testamento, o sumo sacerdote só tinha acesso à presença de Deus, no Santo dos Santos, uma vez por ano durante a celebração da festa da expiação (Yom Kippur). Essa festa tinha como propósito celebrar o perdão de Deus ao povo pelos seus pecados como nação.

O que o escritor a carta aos Hebreus está nos revelando é que podemos agora celebrar essa festa todos os dias, pois o verdadeiro sumo sacerdote, Jesus Cristo, entregou o seu corpo como oferta uma última vez para que o véu do santo dos santos fosse rasgado e todos que creem nele tivessem acesso ao Pai e com confiança.

Minhas filhas não precisam de permissão para entrarem na minha presença, pois elas sabem que eu estou sempre disponível para elas no que elas precisarem. Assim, como filhos de Deus (pelo sangue de Jesus) temos livre acesso à presença do Pai. Você pode falar com ele 24 horas por dia, entrar na presença dele em qualquer lugar que você estiver e tudo isso com plena confiança.

2. PELO O SEU CORPO.

Agora, reparem um detalhe importante no texto. Ele diz que esse caminho é o “corpo” de Jesus Cristo. Você entende o que isso significa? Vamos à Bíblia para entendermos melhor isso:

“Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.” Efésios 5:29,30

“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” 1 Coríntios 12:27

A Bíblia nos revela que Jesus Cristo deu o seu corpo não somente para pagar o preço pelos nossos pecados e nos substituir na cruz, mas também para nos fazer membros do Seu corpo, a igreja. Jesus se preocupava tanto com essa missão (de nos fazer um nele como igreja) que dedicou 21 versículos de sua última oração ao Pai com esse propósito. O fato é que Jesus morreu pela igreja e pertencer a ela é pertencer a Cristo.

Só alcançamos a promessa de acesso livre ao Pai se somos filhos e para sermos filhos precisamos pertencer à família que a Bíblia revela ser a igreja.

Existem cristãos que não frequentam a igreja? Sim
Existem filhos de Deus que não pertencem à igreja? Não.

3. A OFERTA QUE DEUS RECEBE.

Ao entrarmos na presença do Pai, o nosso santo dos santos, temos algumas responsabilidades e ações. O texto diz que precisamos apresentar ao Pai nesse contexto, a igreja, alguns sacrifícios:

“Aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.”

Em nossas mãos, dentro do corpo de Cristo (a igreja) apresentamos a Deus um coração sincero e isso significa que somos verdadeiros e reconhecemos que como pecadores salvos pela graça (favor imerecido), devemos amar uns aos outros com amor fraternal não fingido e de todo coração (1 Pedro 1:22).

Também adentramos ao nosso “santo dos santos” com convicção que não são as nossas obras que nos dão acesso ao Pai, mas o que Jesus já fez por nós. Isso implica que não são os nossos méritos ou deméritos que nos fazem aceitos, mas o amor de Deus em Cristo Jesus por nós. Isso remove a culpa na nossa consciência e nos leva a liberdade de obedecer a Deus incondicionalmente.

4. NÃO DEIXEMOS DE NOS REUNIR COMO IGREJA.

Somente quando entendemos o valor que é a igreja é que podemos realmente pertencer a ela. Isso requer que reconheçamos que não são as nossas afinidades uns com os outros, as nossas particularidades e nem os nossos sentimentos que nos unem no Corpo de Cristo, mas sim o fato que em Jesus somos uma família e precisamos conviver juntos nesse amor.

Infelizmente, o texto já nos revela uma falta de compreensão que existe de muitos crentes em desprezar a congregação, o pertencimento. O escritor já nos diz que muitos não entenderem o valor da igreja e o preço que foi pago por ela, desprezam a comunhão e isso é perigoso!

Primeiramente, porque estarmos reunidos revela a nossa afiliação. Somos filhos e fazemos parte dessa família.

Segundo, porque estarmos reunidos revela o valor que damos ao ajuntamento em nome de Jesus pelo seu corpo.

Terceiro, e infelizmente, o perigo estar no próprio desprezar de tudo isso que implica que o nosso DNA talvez não seja o mesmo de Cristo e portanto não temos um sumo sacerdote sobre a nossa casa. Isso deixa-nos vulneráveis.

CONCLUSÃO

O texto nos revela lindas promessas de acesso direto ao Pai que transforma os nossos corações e nos presenteia com uma família. Em mundo individualista e cada vez mais egocêntrico é importante estar sobre o teto do Deus compassivo, amoroso e protetor.

PARA REFLEXÃO A sua presença e pertencimento a igreja tem revelado o seu DNA aos seus irmãos e ao mundo?

PARA ORAÇÃO Ore para que o seu entendimento seja renovado e você enxergue a igreja como o Corpo místico e poderoso de Cristo e que isso invoque em você mais responsabilidade com a sua família e pertencimento.

PARA APLICAÇÃO Não vá à igreja, seja a igreja!

ESTUDOS DE CÉLULA – A FAMÍLIA DE DEUS


CHAMADOS PARA SER FAMÍLIA – PARTE III

A INFLUÊNCIA E ALCANCE DA IGREJA.

No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos de forma considerável a influência e o alcance que a igreja primitiva teve mediante a sua cultura. Vamos ver alguns detalhes que nos apontam para essa influência e como podemos imitar ou nos motivarmos a vivermos assim em nosso tempo.

A igreja era…

a) DESTEMIDA – Ela crescia através do ensino da Palavra e testemunho

“E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.” Atos 6:7

Após os apóstolos levantarem homens para servir a igreja enquanto eles se dedicavam ao ensino e as orações, a igreja cresceu expansivamente e começa a incomodar os religiosos Judaicos a ponto de alguns deles obedecerem à fé em Cristo.

b) PODEROSA – Ela impactava com sinais e milagres no meio do povo.

“E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.” Atos 6:8

Estevão, um dos sete levantados pelos apóstolos para cuidar da igreja, era um homem cheio do Espírito Santo e realizava com poder muitos sinais milagres mediante ao povo. Quando Deus encontra homens corretos em seus testemunhos e vivos em seu relacionamento com Ele, Ele realiza obras com poder.

c) RESILIENTE – Ela era perseguida por causa da verdade de Jesus Cristo.

“E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.” Atos 6:9,10

Embora as perseguições começassem a vir sobre a igreja, o Espírito Santo era o seu porta-voz e nada nem ninguém poderiam resisti-la.

d) RESISTENTE – Ela não negociava a verdade.

“E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.” Atos 7:54-57

Ser uma testemunha verdadeira não significa que as pessoas irão ouvir o evangelho automaticamente ou sem resistência. O nosso papel é sermos responsáveis com a mensagem e deixar nas mãos de Deus o convencimento pelo Espírito Santo (João 16:8).

e) NÃO DESISTÍVEL – Ela não para de existir ou deixa de proclamar a verdade por causa da perseguição.

“E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.” Atos 8:1

Os discípulos, após a morte de Estevão, foram espalhados por todas as regiões e assim cumprindo a profecia de Jesus a respeito da igreja (Atos 1:8). Embora a perseguição fosse grande, esse foi exatamente o tempo que a igreja mais cresceu e se espalhou pelo Império Romano e as colônias. Foi por causa de esse espalhar que temos mais da metade do Novo Testamento.

Agora que identificamos algumas características da igreja dos Atos dos Apóstolos, vamos fazer um exercício contextual para avaliarmos se a nossa postura ou atitude hoje reflete um pouco daquela igreja que preparou o caminho para estarmos aqui hoje.

Obs.: Não temos a pretensão de sermos a igreja primitiva, pois Deus a usou em seu tempo. Queremos ser a igreja que faz a diferença em nosso tempo diante das nossas circunstancias e contexto.

1. Somos Destemidos?

Diagnóstico: Ser alguém destemido é ter coragem e não permitir que o receio faça parte da nossa postura como cristãos no mundo. Uma pessoa destemida não teme o mal, não se acovarda em meio às dificuldades porque no fundo sabe que seu Pai é o dono do universo e cuida dela.

Aplicação: Em meio às adversidades temos uma postura de filho e não de bastardo. Confiamos em Deus apesar das circunstâncias e permanecemos fieis a Ele em meio a qualquer batalha ou vitória.

2. Agimos pelo poder de Deus?

Diagnóstico: Fluir no poder de Deus é saber que nosso Pai deseja curar, sarar e libertar todos aqueles que crêem em Jesus e nós somos os instrumentos que Ele quer usar.

Aplicação: Nossa primeira ação em meio às circunstâncias da vida é a dependência em Deus. A oração é a nossa arma na batalha e oramos e pedimos ao Pai com ousadia e confiança que Ele ouve as nossas orações. Tudo que estiver de acordo com a vontade dele, confiamos que irá se cumprir. Nosso papel é orar e crer no Seu infinito poder.

3. Somos resilientes?

Diagnóstico: Ser uma pessoa resiliente é ser capaz de retomar a sua forma original depois de sofrer impacto ou deformação. Infelizmente muitos cristãos ao serem cometidos por aflições e adversidades, desanimam. Simplesmente parem de crer e lutar. Se a igreja primitiva sofria muito mais do que nós, porque somos tão fracos em meio a lutas menores do que as deles?

Aplicação: De acordo com a Bíblia as tribulações na vida são instrumentos de Deus para moldar o nosso caráter e nos fazer mais parecidos com Jesus (2 Coríntios 4:16-18; Romanos 8:28-29). Se isso é verdade, porque desanimamos antes de o processo ser completo?

4. Somos Resistentes?

Diagnóstico: Ao anunciarmos o evangelho teremos resistência de homens perversos e rebeldes. Será isso motivo suficiente de nos calarmos? Muitos acham que por pregarem a verdade e anunciarem o amor de Deus que todos irão aceitar, mas isso não foi verdade no primeiro século e também não será verdade hoje. Nosso papel é “sujeitar-nos a Deus, resistir ao Diabo e ele fugirá de nós” Tiago 4:7

Aplicação: Se uma pessoa rejeitar o evangelho, mantenha-a em suas orações e parta para o próximo. O mundo está carente de amor e da mensagem de reconciliação do evangelho. Resista às investidas e artimanhas do diabo e ame incondicionalmente as pessoas. Nossa pior escolha é vencer pela força e não pelo amor.

5. Desistimos facilmente?

Diagnóstico: Se tem uma coisa que não imitamos a igreja primitiva é nesse quesito. A igreja contemporânea está cheia de crentes que na primeira dificuldade desistem do ministério (servir), de freqüentarem os cultos e finalmente a própria igreja. Nossos irmãos do primeiro século foram comidos por animais selvagens, incendiados em praça pública e cerrados ao meio por causa do evangelho. Não desistiram até o fim e por isso hoje desfrutam da presença do Senhor com honras.

Aplicação: Pelo amor de Deus, não desista de Jesus. Em caso você pense, mas as pessoas desistem da igreja e não de Jesus, mas você está equivocado em pensar que desistir da igreja não é desistir de Jesus, pois uma das missões mais importantes de Jesus vir ao mundo foi criar a igreja (João 17:1-11). Não pertencer ao “Corpo de Cristo”, é não tê-lo como cabeça e isso se chama assombração e não “desigrejado”.

Conclusão

Temos muito que aprender com nossos irmãos do primeiro século e muito também a imitá-los. Se eles, que sofreram mais que nós, permaneceram até o fim e hoje estão com Cristo na eternidade desfrutando de honra e bênçãos, temos muito a fazer ainda nesse tempo e nessa geração para sermos considerados como parceiros deles nessa tremenda missão. Que honra é servir ao Rei dos reis e Senhor dos senhores.

PARA REFLEXÃO Reavalie o seu compromisso com o corpo de Cristo e tome posturas importantes para pertencer à igreja e não somente freqüentá-la.

PARA ORAÇÃO Ore para que as pessoas dentro da igreja tenham a mesma convicção e mudem suas formas de verem aquilo pelo qual o Senhor Jesus pagou um alto preço (1 Coríntios 6:19-20)

PARA APLICAÇÃO Não vá à igreja, seja a igreja!

ESTUDOS DE CÉLULA – A FAMÍLIA DE DEUS


CHAMADOS PARA SER FAMÍLIA – PARTE IV


“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” Efésios 2:1-10

1. A NOSSA CONDIÇÃO.

Antes de sermos considerados como família de Deus, estávamos em um estado deplorável. Mortos espiritualmente em nossos pecados, vivendo de qualquer jeito sem padrão algum e de acordo com os desejos da carne e princípios desse mundo e na desobediência.

Enquanto não chegarmos a esse diagnóstico, jamais reconheceremos o tamanho da graça que nos alcançou. Muitos crentes fazem pouco caso da igreja e tem um compromisso raso com ela por não reconhecerem o valor pelo qual foram comprados. Jesus nos salvou e nos fez família e rejeitar essa verdade é ignorar ou ficar indiferente àquilo que estava no coração do Mestre em seus últimos momentos na terra. Ele disse:

“Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.” João 17:11

Quando chegamos a realização que fomos amados de tal forma que Deus nos resgatou de “nós mesmos”, então começamos a entender a importância e valor da igreja, a família de Deus.

2. O “TODAVIA” DE DEUS.

O Senhor é rico em misericórdia e não permitiu que ficássemos do jeito que estávamos, graças a Deus! Com grande amor nos resgatou e nos deu vida com Cristo. Não é maravilhoso essa verdade? A questão é: Como devemos reagir a tal misericórdia?

Deus não nos salvou para nos levar ao céu. Deus nos salvou para trazermos o céu a terra. A oração do Pai nosso é fundamental nessa revelação. Jesus não pede ao Pai que os salvos vão para o céu, mas que a cultura do céu venha a terra. Isso nos faz ser VOCACIONADOS.

3. NOSSA MISSÃO.

A graça nos salvou com um propósito: restaurar a imagem e semelhança de Deus em nós e nos tornar pequenos “cristo” em missão. Você sabia que a alegria está diretamente associada a sua missão? E também que a falta dela em sua vida pode estar diretamente associada à sua falta de missão?

Jesus reflete isso nessa passagem e também em João 17:

“Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.” João 17:13

Todo o contexto da passagem acima está relacionado a volta de Jesus ao Pai e a missão dos discípulos na terra. Jesus chega a dizer que a glória e o legado dele na terra depende da ação dos seus discípulos e isso inclui cada um de nós. Qual a relevância desse princípio?

O texto de Efésios nos revela isso claramente:

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.”

Reparem que o texto engloba tudo que falamos até aqui nessa célula. Deus restaurou a nossa sorte, nos fez filhos e herdeiros e agora vocacionados como imagem e semelhança dele restaurados, vamos ao mundo em missão.

Ser família de Deus ou igreja é compreender claramente essas três coisas: Quem éramos, o que Deus fez e o que devemos fazer agora com isso?

CONCLUSÃO

PARA REFLEXÃO Você já parou para pensar um pouco sobre o amor de Deus por você e do quanto Ele te salvou?

PARA ORAÇÃO Ore para que essa verdade impulsione você a agir e realizar as obras de Deus que Ele mesmo preparou de antemão para você.

PARA APLICAÇÃO Seja um movimento, seja a igreja – pernas e braços do Senhor Jesus na terra!

ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #1

O PONTO SEM VOLTA

Introdução: Acordar todos os dias, tomar o café da manhã, preparar-se para o trabalho ou estudo, depois de um dia intenso, retornar para casa, jantar e depois dormir. Quem sabe você não tenha uma rotina parecida com essa e isso tem assustadoramente devorado os seus dias e anos sem que você perceba. Você entrou no automático e nem sabe o que está fazendo aqui na terra.

Então, os anos se passaram e ficam algumas perguntas: “É só isso mesmo? Não há mais nada para se fazer?”. Você sente que falta algo! Realmente, isso é uma verdade. Nenhum de nós foi criado por Deus para nascer, comer, envelhecer, aposentar e morrer. Há algo a mais!

Você foi criado por Deus para promover um grande impacto e não para ter uma vida na média. A sua vida não pode ser percebida em sua extensão apenas, mas na sua profundidade. Nunca saberemos quantos anos viveremos, mas certamente temos o poder de escolher como viveremos cada ano.

“A pior tragédia não é a morte, mas uma vida sem propósito.” Rick Warren

É tempo de você recusar a viver uma vida na média. Decida estabelecer um ponto sem volta. Um lugar onde você “queime os seus navios” e não tenha mais possibilidade de retornar para uma vida habitual, automática e sem propósito.

PARA VIVER ACIMA DA MÉDIA

1. BUSQUE OS PROPÓSITOS ETERNOS DE DEUS.

“Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade” Eclesiastes 3.11b

Nada que não seja eterno produzirá satisfação em seu coração. Os sonhos de Deus não podem ser acomodados a uma mentalidade pequena e mediana, pois eles são eternos.

Deus te convida para a grandeza, para uma vida relevante. Nós temos a imagem do Autor do Universo! Então, cheio de autoridade, beleza e santidade, nós fomos criados para governar do pó da terra ao pó das estrelas.

Você é a obra-prima de Deus!

Quando nos conectamos ao propósito pelo qual fomos criados, não apenas saímos da média, mas acessamos um nível de satisfação e alegria que nenhuma circunstância teria poder ou capacidade de retirar de nós.

2. ROMPA COM AS CONDIÇÕES QUE O CERCAM

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22.6

A palavra caminho, do hebraico “derek”, significa literalmente “caminho percorrido”. Em outras palavras, antes de você nascer Deus abriu um caminho para você, que Ele já percorreu.

O que Deus preparou para você? Que caminho Ele abriu e percorreu para que você pudesse ter uma vida plenamente satisfeita? A sua vida não deve partir do presente para o futuro, mas da eternidade para o presente. Descubra o que Deus preparou na eternidade e desafie as probabilidades a seu respeito.

“Nós seremos definidos pela média se não escolhermos desafiar as probabilidades.” Erwin McManus

Viver o caminho de Deus significa ingressar num ambiente de impossibilidades. Deus permitiu que a sua vida se tornasse impossível para que Ele fosse inevitável. Será impossível você contar a sua história sem dizer que Deus participou dela. Portanto, não olhe para as circunstâncias, olhe para a eternidade.

3. ASSUMA O RISCO DO FRACASSO.

“O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você”.” 1 Samuel 17.37

Davi ao ouvir o desafio de Golias decidiu lutar contra ele. Quando Davi se aproximou de Golias, ele estava mais próximo do seu maior fracasso e mais distante do anonimato. O gigante não destruiria Davi, mas revelaria a sua grandeza.

Lute contra a tentação de se contentar com menos. A média é sempre uma escolha segura, e esta é a escolha mais perigosa que podemos fazer. A média nos protege do risco do fracasso, e ela também nos separa de um futuro de grandeza.

Você certamente passará por momentos difíceis e frustrantes, pois faz parte da vida. Mas, você não foi feito para viver a partir deles. Não transforme dor e frustração em visão. Enquanto as coisas não ficam mais fáceis, torne-se mais forte.

CONCLUSÃO

“Em seguida Eliseu mandou o rei pegar as flechas e golpear o chão. Ele golpeou o chão três vezes e parou. O homem de Deus ficou irado com ele e disse: “Você deveria ter golpeado o chão cinco ou seis vezes; então iria derrotar a Síria e a destruiria completamente. Mas agora você a derrotará somente três vezes”.” 2 Reis 13.18-19

Quantas flechas você tem na mão? Use todas elas! Não seja menos do que o que Deus te fez para ser. Não se esconda atrás da desculpa de que não deu tudo o que tinha.

“Se o fracasso é o nosso futuro inevitável, então vamos fracassar com coragem e fracassar avançando” Erwin McManus

PARA REFLEXÃO: Para sair da acomodação é necessário ingressar no desconforto. Você está acomodado em que área da sua vida? Você tem vivido no seu máximo potencial?

PARA ORAÇÃO: Peça ao Espírito Santo para ativar a sua vida ao máximo potencial, para que Ele te mostre o que Deus te fez para ser.

PARA APLICAÇÃO: Decida romper e dar um passo sem volta. Queime os navios! Rompa com a média!

PARA INDICAÇÃO: Viva a partir da eternidade e desfrute de uma satisfação e alegria ultra circunstancial.


ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #2

NÃO PARE ATÉ TER TERMINADO

INTRODUÇÃO: Em 19 de julho de 2015, o surfista australiano Mick Fanning, apelidado de Relâmpago Branco, competindo na África do Sul em um torneio de surfe foi atacado por um tubarão. Ele conseguiu escapar ileso. Depois de seis dias, ele retornou às águas para surfar, então outro tubarão o atacou e ele teve que sair do mar. O que você faria no lugar de Mick: você surfaria novamente ou abandonaria a sua carreira? Provavelmente, você deve ter pensado que esses dois acontecimentos seria uma forma do universo te avisar de que o oceano poderia tirar a sua vida; então, você decidiria parar a sua carreira. Mick decidiu continuar a sua jornada como surfista.

Será que você tem evitado as águas infestadas de tubarões da sua própria vida e se conformado a ficar na praia?

Qual é a sua história: um curso pela metade? Um relacionamento que terminou, mas que ainda continua a exercer influência sobre a sua vida? Vários empregos e patrões em pouco tempo, você nunca para em um local de trabalho?

Que área da sua vida você sempre começa, mas nunca termina?

Há um desejo celestial para te mover da praia para as águas. Não dá para se contentar com as águas batendo nos pés. Deus te convida para mergulhar profundamente na experiência de viver a sua vontade e provar da alegria de cumprir o seu propósito.

1. AMPLIE A SUA PAIXÃO.

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.” Deuteronômio 6.5

Somente o apaixonado tem senso de urgência. Precisamos da paixão para incendiar o nosso amor pelo que recebemos de Deus. Você tem apenas uma vida para tomar as melhores decisões. Você sabe que não pode esperar. Algo precisa acontecer agora, hoje, nesse momento. Não dá mais para ver o tempo passar à espera que algo possa mudar. A maior mudança que precisa acontecer está no nosso coração. Quando mudamos, tudo muda.

A paixão realinha as suas prioridades. A melhor forma de expressar o amor é com o tempo. O que ocupa a sua agenda é aquilo que você realmente ama. Portanto, às vezes a nossa boca afirma um amor que a nossa agenda não confirma. A nossa agenda precisa ser alinhada com a agenda celestial. O nosso coração precisa estar em sintonia com aquilo que pulsa no coração de Deus.

2. FAÇA O QUE É REALMENTE IMPORTANTE.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6.33

O que realmente importa precisa ser realizado. Não deixe em segundo o lugar o que deve ser colocado em primeiro. Se o Reino de Deus não estiver em primeiro lugar, certamente ele não estará em segundo. Deus não assume um lugar que não é Dele.

“O urgente raramente é o mais importante, mas o mais importante deve ser sempre o mais urgente.” Erwin McManus

Todo peso desnecessário em uma longa jornada se torna insuportável. Precisamos aprender a nos livrar do desnecessário. Livre-se de tudo o que te impede de fazer o que mais importa. Realinhe as suas prioridades e todas as outras coisas serão acrescentadas. Esteja obcecado por uma importância e urgência que é maior do que você. Na vida não decidimos quando o avião aterrissa, apenas quando ele decola.

3. DECIDA QUEBRAR OS SEUS LIMITES.

“Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou?”” Mateus 14.31

Deus nunca fica zangado porque alguém teve fé demais, determinação demais, iniciativa demais. Precisamos parar de cometer os mesmos erros. A maioria das vezes, fazemos menos do que aquilo que poderíamos realizar e em vez de atingirmos os limites do que Deus poderia fazer em nossas vidas presumimos que a intenção Dele é menos e assim nos contentamos em fazer o que podemos.

Tudo o que Deus te pede é impossível ser feito sem Ele. Os limites não deveriam te fazer parar, mas te fazer orar e depender. A nossa dependência é a chave para o sobrenatural e para rompermos os nossos limites.

CONCLUSÃO

“Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.” Lucas 14.29-30

Você pode sair do estágio da vergonha para a glória. Decida ir até o fim. Ultrapasse seus limites. Não pare até que tenha terminado a missão extraordinária que Deus reservou para você. Sua vida será radicalmente impactada por essa realidade.

PARA REFLEXÃO: Como você tem administrado o seu tempo? Você sente que tem deixado para depois o que é mais importante? Por que você tem feito isso, já parou para pensar?

PARA ORAÇÃO: Coloque diante de Deus a sua agenda e deixe-oEle ajudá-lo a alinhar as suas prioridades. Convide o Espírito Santo para participar da administração do seu tempo.

PARA APLICAÇÃO: Como você pode mudar urgentemente essa realidade? Decida não parar e seguir em frente, mesmo diante dos riscos, dificuldades e frustrações passadas.

PARA INDICAÇÃO: Você é daqueles que não param. Lembre-se você só está autorizado para ir ao próximo nível, quando concluir o seu ciclo anterior.

ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #3

ESCOLHA O FUTURO

1. DESPEÇA-SE DO SEU PASSADO.

“Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar.” 1 Reis 19.21.

Se não tivermos cuidado, iremos reproduzir o nosso passado em nosso futuro. Entretanto, para Deus criar algo novo em nós, precisamos deixar que Ele tire as coisas velhas de nós.

Será que Eliseu imaginava que sua vida iria ter uma mudança tão grande? Ele fora escolhido para ser o próximo profeta. Mas ao se deparar com a nova direção de Deus para sua vida, sua atitude foi queimar o seu passado. Ele estava se despedindo de sua antiga vida e dando boas-vindas à sua nova jornada.

Quando falamos de despedir-se do passado, estamos nos referindo aquilo que não vai contribuir com sua nova jornada: mágoas, medos, ressentimentos, apegos desnecessários

etc. Não estamos nos referindo aquilo que contribui para você ser quem você é hoje com suas virtudes e valores.

2. CRIE O SEU FUTURO.

O ser humano tem algo muito importante dentro de si, que é a sua capacidade de reconstrução. Temos algo extremamente forte dado por Deus a cada ser humano: a possibilidade de escolher, o livre-arbítrio.

Mesmo que você se aconselhe com pessoas, ninguém pode dizer a você o que fazer com seu futuro. É uma escolha sua, confiar que Deus tem um plano para sua vida. Você tem a missão de construir seu futuro dia após dia com cada decisão que você toma.

Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias: “‘Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe’, disse, ‘e então irei contigo’”. (1 Reis 19.20) Eliseu entendeu que havia ali uma oportunidade de futuro!

Jesus não nos chama para viver no passado, mas para criar o futuro. Isso significa muitas vezes nos despedirmos de nossos pais e sair da nossa zona de conforto.

Muitas pessoas estão vivendo a vida que não querem, por não terem coragem de romper. A coragem vem com planejamento, persistência e trabalho. Veja que Eliseu foi se despedir de sua família. Isso mostra a sua organização para seguir em uma nova etapa.

Para entrar em um novo curso, é preciso o preparo e organização para fazer essa mudança. A vida é única e deve ser vivida de forma intensa, produtiva e realizadora. Nós temos um propósito dado por Deus, isso é maravilhoso!

3. CONFIE EM DEUS.

Por que tememos o futuro? A fé cristã aponta para a esperança. As intenções de Deus a nosso respeito são as melhores. Portanto, fazer Sua vontade será uma conseqüência natural do nosso relacionamento com Ele. Seguir a vida cristã proposta por Jesus requer renúncias, escolhas e uma direção clara.

Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.” Lucas 9.62

Com Jesus, novas possibilidades surgem em nossa história. Não importa a história que tivemos, os erros cometidos, as lutas sofridas… Com Jesus, temos uma esperança real. Muitas vezes, isso vai significar adotar novos padrões, deixar pessoas, mudar hábitos e condutas.

Existem coisas em nosso passado que são importantes. Elas ajudaram a nos construir. Mas tem coisas que precisam ficar apenas no passado para não atrapalhar o nosso presente e futuro.

Muitas vezes não avançamos, pois temos medo de que se deixarmos alguma coisa para trás no nosso passado, não haja algo melhor esperando para nós no futuro.

CONCLUSÃO

Ninguém pode decidir que vida você terá. Esta é a sua escolha. Confie em Deus e mantenha um relacionamento íntimo com Ele, pois, certamente, Ele o guiará. Se você tem sonhos que parecem impossíveis, coloque-os diante de Deus e trabalhe com bastante persistência para alcançá-los. O “não” é o que você já tem onde você está. Mas confiando e trabalhando com Deus, você poderá experimentar diversas oportunidades que nunca imaginou.

Será que Eliseu sabia como seria seu ministério profético? Será que ele tinha noção dos milagres que realizaria? E você, tem ideia do que Deus deseja realizar através da sua vida?

Penso que Deus está empolgadíssimo com cada cristão que diz “sim” ao futuro que Ele preparou para seus filhos!

PARA REFLEXÃO: Qual sonho Deus tem posto em seu coração? O que faz seu coração bater forte e faz você sonhar acordado?

PARA ORAÇÃO:  Ore pelos medos, lutas, traumas ou hábitos do passado que impedem você de seguir em frente em direção ao futuro de Deus para você.

PARA APLICAÇÃO:  O que você acha que pode dar errado nesse sonho que você tem? Faça uma lista de pelos menos 3 coisas que você teme. Agora pense como você pode resolver esses problemas se eles surgirem? A quem você pode pedir conselhos hoje? Depois desta tarefa, se algo do tipo acontecer, você terá formas para corrigir o percurso.

PARA INDICAÇÃO: Converse com alguém de sua confiança sobre coisas do passado que impedem você de prosseguir em direção ao que Deus quer. Orem por isso.

ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #4

10+60+30

Introdução e Testemunho: No final de 1998, eu estava no meu primeiro ano de Química. Tinha passado em primeiro lugar na UESC aos 17 anos no ano anterior e sempre fui empolgado com assuntos científicos, mas no meu coração eu sabia que havia algo ainda maior para mim.

Minha universidade estava alardeando para toda mídia de que lançaria em 1999 o curso de Ciência da Computação. Seria (e foi!) uma revolução para a região sul da Bahia. No meu caso, eu sequer tinha um computador e nem sabia datilografar direito. Mas algo me dizia que ali estava uma oportunidade de futuro para mim e minha família, pois já namorava minha future esposa Kéola.

Naquela época, o vestibular durava quatro dias. No primeiro dia, era a prova de Português, Literatura e Redação; no segundo, Inglês, História e Geografia (não eram meus fortes); no terceiro, Física e Matemática; e no quarto, Química e Biologia.

Fui para o primeiro dia muito confiante. Tinha feito um exce- lente vestibular no ano anterior e estava afiado. Acho que fiz a melhor prova de Português e Literatura da minha vida! Rascunhei uma Redação muito boa também. Mas… me perdi no tempo. Não consegui passar a prova a limpo e só conse- gui preencher as questões e apenas um parágrafo da Reda- ção. Literalmente, a fiscal tomou a prova de minha mão.

Cheguei em casa preocupado e triste. Alguns amigos riram de mim e me falaram para eu nem perder tempo fazendo o restante do vestibular, pois seria reprovado sem a redação completa. Mas, nasceu em mim uma convicção de que eu deveria ir e entregar tudo de mim ali naqueles dias.

Na segunda-feira, o domingo trágico só era passado. Eu precisava olhar para frente e foi o que decidi fazer. Na minha mente, mesmo sendo praticamente impossível, se Deus quisesse, aquela seria a minha profissão. E assim orei a Deus nos demais dias, enquanto estava no ônibus indo para o local de prova.

Quando saiu o gabarito da prova, lá estava uma esperança: fiz ótimas provas e gabaritei Física, Química e Matemática. Algumas semanas depois, o resultado: eu estava entre um dos aprovados! Eu poderia ter abraçado o domingo como minha realidade, mas resolvi enxergar o futuro. Para mim, Deus tem uma certa mania de responder orações e realizar milagres em nossa história, quando avançamos. E isso é fantástico!

Neste estudo, quero lhe incentivar a lidar melhor com o seu tempo, principalmente, virando a chave de seu passado e avançando para seu futuro.

1. LIBERTE-SE DAS EXPECTATIVAS

“Preocupar-se com o que os outros pensam a seu respeito é perigoso.” Provérbios 29.25

Já na tradução New Living Translation, fala: “Ter medo das pessoas é uma armadilha perigosa.”.

É óbvio que precisamos de conselheiros e cuidar de como as pessoas nos veem. É até bíblico! Mas não podemos pautar a nossa existência pela expectativa das outras pessoas. Se dependesse de minha linda vovó Fia, eu nunca teria saído de minha cidade natal. Aprendi desde cedo com minha mãe sobre o maior presente que Deus nos dá: a liberdade de decidir e arcar com todas as consequências de um ato livre. Você precisa de boas referências, bons conselheiros por perto, mas deve se tornar um adulto em todos os aspectos de sua vida e agir como tal, cumprindo a missão que Deus lhe deu. Se você fizer, alguém reclamará; se você não fizer, outro será contra. Então, se Deus está lhe conduzindo, vai lá e faz!

2. SIMPLESMENTE ABANDONE.

Paulo foi cirúrgico sobre isso:

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”-Filipenses 3.13,14.

Se você quer ter uma vida diferente, você precisa abrir mão da vida que você tem. Será necessário deixar coisas e pesso- as para trás para seguir em frente. Isso não significa abando- nar tudo e todos, pois, provavelmente, sua vida seria apenas uma repetição constante de reinícios, sem um sentido último. Porém, viver o futuro exige abandonar boa parte de seu passado. Mesmo que as teorias relacionadas ao espaço- -tempo de Einstein se mostrem completamente concretas e, no futuro, seja possível transitar no tempo, não há o mínimo indício lógico de compartilhamento instantâneo de tempo: você só pode estar fisicamente em um momento e ambiente, pois você não extrapola a realidade espaço-temporal.

Ainda que seu passado seja um lastro para seu futuro, haverá coisas e pessoas que você precisará deixar para trás, para não ser aprisionado pelo passado e não ter roubado de si o futuro que já foi planejado por Deus. Além disso, faça o que tem que ser feito, mas faça a coisa certa da maneira certa. O futuro de Deus nunca vem até nós pelo preço de nosso caráter. Você precisa saber “o quê” você deve abandonar!

3. TORNE O SEU HOJE MAIS INTENSO

O tempo é um recurso impressionante! Ele é democrático, pois todos possuem rigorosamente a mesma porção diária. Sua passagem é implacável: ele não espera ninguém. O salmista já havia registrado sobre o tempo humano:

“O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira.”Salmos 144.4

Não dá para avançar carregando o peso do passado. É como viajar: todo viajante experiente sabe que não precisa levar tanta coisa. Em minhas primeiras viagens era muito comum voltar com várias roupas e sapatos sem uso. Muitas vezes agimos como se as coisas fossem nosso tesouro, mas são apenas bagagem. No mundo das finanças um lema muito importante é que “para fazer bilhões você precisa estar disposto a perder milhões”. O mundo real do sucesso finan- ceiro não é “nunca perder e sempre ganhar”, mas “ganhar muito e perder pouco”. O sucesso de seu futuro está relacio- nado ao uso adequado do seu hoje e ao quão disposto você está em abrir mão da bagagem de seu passado.

CONCLUSÃO

Se você é uma pessoa curiosa, deve estar se perguntando sobre o significado do título deste estudo. Por que “10 + 60 + 30”? Pois bem! Essa é a forma como lido com o meu tempo. Meu passado tem a importância de 10%, pois preciso considerar minha história e de onde vim, para saber para onde estou indo. A atenção para meu hoje é de 60%, pois no final das contas, é este o tempo que, de fato, tenho. Já o meu futuro corresponde a 30% da minha atenção, pois não dá para dar um passo sem saber qual é meu destino.

A depressão tem ligação com o excesso de passado, assim como a ansiedade está ligada ao excesso de futuro. Se você não aprender a lidar bem com seu tempo, ficará andando em círculos. Será como uma pessoa que, ao final da vida, não soube viver uma vida plena de 90 anos, mas apenas experimentou a repetição monótona e sem sentido do mesmo ano, 90 vezes.

PARA REFLEXÃO: Você tem clareza sobre o que Deus realmente quer de você em sua vida?

PARA ORAÇÃO:  Clame a Deus por coragem para fazer o que precisa ser feito.

PARA APLICAÇÃO:  Faça uma lista dos seus 5 principais sonhos. Para cada sonho, liste as 5 atitudes que você precisa tomar para realizá-los. Pronto! Agora você tem 25 ações que lhe levarão para o futuro.

PARA INDICAÇÃO: Converse com alguém de sua confiança sobre essas 25 ações para criar em você o compromisso de fazê-las.

ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #5

FICAR PARA TRÁS NUNCA MAIS

Introdução: Você já se perguntou quantas vezes você foi convidado para participar de uma aventura e você deixou passar? Quantas histórias incríveis você quis viver, mas só ficou em sua imaginação?

Quantas vezes ouvimos pessoas dizer – e as vezes até nós mesmos – “Eu gostaria de ter feito isso, ter ido naquela viagem, se eu pudesse teria feito diferente”, ou talvez a pergunta seja “por que isso nunca acontece comigo?” Se você está fazendo muito essas perguntas você precisa mudar as suas atitudes e princípios que gerenciam a sua vida!

“Recuse-se a ficar para trás!” McManus

Não perca as oportunidades que vão aparecer na sua vida que levam aos seus sonhos e em direção ao seu propósito! Se arrisque! Persista! Lute! Não desista! E não tenha medo, pois você pode ficar para trás. Se seu sonho está alinhado com os propósitos de Deus, deposite toda a sua confiança nele que a conquista será certa! Quando optamos por ficar para trás também deixamos para trás tudo que Deus deseja fazer em nós.

Está na hora de você sair da arquibancada, onde estão apenas as pessoas que querem assistir ao jogo, está na hora de você começar a jogar no time! Está na hora de entrar no campo! Você precisa ir para a frente da batalha!

Não fique satisfeito em só ficar no banco de reservas. McMa- nus também fala: “Se ninguém escolher você, ofereça-se!”

Alguns contam histórias de que viram (eu vi), mas outros contam histórias que fizeram (eu fiz)! Quem é você?

Ninguém pode fazer essa mudança por você. Pare de deixar as oportunidades passarem na sua frente, agarre-as e não as solte!

Quero hoje passar 3 direções para você não perder mais as oportunidades, os planos de Deus, que aparecerem em sua frente:

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Hebreus 11:1

1. ACABE COM A ANSIEDADE E AGUARDE EM SERENIDADE.

Quero deixar uma coisa bem clara aqui para você: Se Deus disse que vai acontecer é porque vai! Você só precisa aplicar fé e confiar. Não fique ansioso e não se desespere.
O que você mais precisa agora é de coragem e convicção! Confie e apenas entre em ação quando o Espírito Santo pedir.

Você também não precisa mais orar para acontecer, como falei se Deus falou que vai acontecer é porque vai! Comece a orar agora pedindo direção em como agir e forças para continuar!

“Faça como se tudo dependesse de você e ore como se tudo dependesse de Deus!”Pr. Carlito Paes

2. DESTRUA O MEDO E DECIDA ENCARAR OS DESAFIOS.

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. ”
1 Coríntios 15:57

” Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
João 16:33b

Deixar o emprego que você tem pela carreira com a qual você sonha, viajar para um lugar ao qual você nunca viajou. Ser sincero com uma pessoa e dizer o que sente por ela. Todas essas questões são desafiadoras e você é capaz de vencer cada uma delas! Não é errado você ter dúvidas ou incertezas, é errado elas te paralisarem! Você precisa ter fé!

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28

Se você hoje está casado é porque você foi muito corajoso! Se você está ouvindo essa palavra, dentro de uma célula, é porque você é corajoso. Você se desacomodou, saiu de sua casa (ou abriu ela para receber as pessoas no caso) para ter um encontro de cuidado e crescimento com outras pessoas que talvez você nem conheça ou conhecia. E principalmente, se você está vivo é porque você é muito corajoso! Muitos desistem de viver e acabam tirando a própria vida, escolhen- do o que é mais fácil, desistir, ficar para trás.

Se pergunte nesse instante: Estou caminhando ainda em direção ao meu propósito ou estou acomodado e parado?

3. Saia do conforto e escolha o seu destino.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Você pode fazer o melhor possível até em meio a uma situação horrível. Hoje você está aonde precisa estar?
Muitas vezes deixamos de viver o que Deus quer fazer através de nós porque queremos fazer as coisas do nosso jeito.

Crescer dói? Sim! Imagine se quando você era bebê e estava aprendendo a dar os primeiros passos, e na primeira vez que você se desequilibrou e caiu você tivesse desistido, você estaria engatinhando até hoje! Mas não! Você escolheu continuar tentando e venceu! Você foi em direção ao seu objetivo que era caminhar.

CONCLUSÃO

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.”
   Romanos 12:12

O futuro até pode ser cheio de incertezas, mas você pode escolher o caminho para a liberdade, livre do medo e do acomodamento! Decida hoje não perder o lugar onde você precisa estar. Escolha não ficar para trás.

Deus está procurando pessoas que vão dizer: Eu quero mais, eu quero correr Senhor o que for necessário para chegar ao propósito que me deu!

Ter a coragem de viver uma vida de honra e integridade pode ser a maior batalha que você pode enfrentar hoje.

PARA REFLEXÃO: Será que você está caminhando em direção ao seu propósito ou estou acomodado parado? O que será que tem te parado?

PARA ORAÇÃO:  Ore pedindo para que Deus te guie e te de coragem para ir nos lugares desconhecidos que ele quer te levar.

PARA APLICAÇÃO:  Não deixe para amanhã tomar uma decisão, tome hoje! Decida não ficar para trás em mais nada!

ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #6

O Tempo está Acabando

Testemunho: Posso dizer que até agosto desse ano tinha uma vida estabilizada. Bom relacionamento em família, um bom trabalho e servindo ao Senhor em uma linda igreja. Em minha mente estava tudo indo muito bem e certo que estava vivendo minha vida. Até que um acontecimento fez tudo se abalar.

No dia 24 de agosto, o dia começou como todos os outros e fui para mais um voo. Era um voo sem dificuldade, meteorologia sem variação, planejamento todo completo e conferido. Já havia perdido a conta de quantas vezes realizei esse mesmo voo. Mas esse voo seria diferente. Em um determinado momento tudo aquilo que estava calmo e normal, passou a se tornar instável, perigoso e incerto.

Em questão de segundos o voo que estava sob controle, saiu totalmente do meu controle, e tudo que eu tinha era somente crer que Deus não havia perdido o controle.

Precisei realizar um pouso forçado na Serra do Mar em uma fazenda. Fui resgatado e encaminhado para o hospital inconsciente. Só acordei no terceiro dia. Ainda sem entender direito o que havia acontecido. Com o passar dos dias fui lembrando e entendendo o que ocorreu, mesmo com dores no corpo todo, agradeci a Deus por estar perfeito e ainda vivo, foi quando recebia a notícia que minha sogra havia falecido.

Um filme começou a passar em minha mente e várias perguntas vieram em meu coração. Eu estou vivendo ou morrendo? Tenho realmente vivido a vida que Deus me deu ou tenho apenas passado os dias até chegar o dia da minha morte? Quais são as provas que estou vivo? Será que as pessoas as notam?

Parecemos tão confusos com relação à vida e à morte! A maioria de nós não está escolhendo entre a vida e a morte, estamos escolhendo entre a existência e a morte. Realmente nunca escolhemos viver!

“Muitos de nós agimos como se fôssemos viver para sempre ou como se a vida pudesse esperar até estarmos prontos para vive-la. Mas no que diz respeito à vida, não temos testes preliminares. Não temos treino.” Erwin McMannus

Não podemos garantir por quanto tempo iremos viver, mas podemos determinar que viveremos plenamente cada dia de nossas vidas!

1. VENÇA O MEDO

“Havia quatro leprosos junto à porta da cidade. Eles disse- ram uns aos outros: “Por que ficar aqui esperando a morte?” 2 Reis 7.3

O reino de Israel na cidade de Samaria estava sitiada pelos Arameus. Ninguém saia e ninguém entrava na fortaleza. Achavam que estavam seguros na fortaleza, a ponto de deixar os quatro leprosos para fora. Mas os verdadeiros leprosos eram todos os que estavam trancados no interior daquela fortaleza, aprisionados em seus medos.

O medo é como uma lepra que devora as nossas almas, e nos leva a construir fortalezas que têm uma aparência de segu- rança e proteção.

“O medo nos convence de que trancamos do lado de fora os perigos que poderiam nos sobrevir, e enquanto isso nos cega para o fato de que ele não trancou o mundo do lado de fora. Em vez disso, o medo nos aprisionou dentro dele mesmo.”  Erwin McManus

O medo nunca foi uma fortaleza, mas sempre foi uma prisão. Somente em Jesus encontramos libertação de todo o medo.

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo.” 1 João 4.18

Quais as barreiras que você tem levantado em sua vida devido ao medo?

Esconder o que encontramos, acumular o que nos foi dado gratuitamente, seria o maior crime, uma lepra incurável da alma. Chegou a hora de vencer o medo, derrubar as fortalezas e confiar em Jesus!

2. FAÇA UMA ENTREGA TOTAL

“Se resolvermos entrar na cidade, morreremos de fome, mas se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos, pois, ao acampamento dos arameus para nos render. Se eles nos pouparem, viveremos; se nos matarem, morreremos.”2 Reis 7.4

Os quatro leprosos estavam em uma situação muito difícil. Ficar seria morrer de fome; se entregar seria ser mortos pelos inimigos ou a única possibilidade de viver. Decidiram se entregar totalmente a única possibilidade de vida que havia.

Talvez “deixa a vida me levar…” seja a forma mais confortável de conduzir nossos dias, sem risco, sem aventuras, sem qualquer perigo. Mas isso também é não vive-la plenamente, não viver para o propósito que foi criado.

“Se você perceber a morte como algo que está somente no seu futuro, você pode na verdade estar adiando a vida para o seu futuro também” Erwin McMannus

Aqueles leprosos se entregaram totalmente a única possibilidade de viver, pois a morte estava presente sobre eles.

Depois que acordei no hospital, senti que a morte passara por mim. E entendi: “Minha vida não é somente sobre mim”.

Quando fazemos uma entrega total a Jesus, você escolhe viver. Você se torna uma fonte de vida.

O que lhe impede de fazer uma entrega total a Jesus? O que você precisa abrir mão hoje para viver plenamente?

3. AJA COM ABUNDÂNCIA

“Então disseram uns aos outros: Não estamos agindo certo. Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados.”2 Reis 7.9a

Ao chegarem no acampamento dos arameus, os leprosos, perceberam que todos haviam fugido. Deus já havia feito o que eles não poderiam fazer. Os Arameus ouviram como sons de carros e cavalos e de um grande exército era na verdade o som do caminhar de quatro leprosos.

Quando você age, o sobrenatural de Deus acontece. Quando você caminha, Deus já travou a batalha, a vitória já foi conquistada, e há uma abundância esperando por você, uma provisão já disponibilizada. Tudo que você precisa é agir como se a sua vida dependesse disso.

Quando Deus te abençoa, Ele não faz pensando exclusivamente em você; isso seria egoísmo. Ele o faz para você repartir. Aqueles leprosos não se importaram que seu povo os deixara para fora da fortaleza para morrer.

Com tudo isso, eles voltaram e levaram vida para onde só havia medo, fome e morte. Não seja como os outros, aja com abundância. Seja você o porta voz da vida! Quem está precisando hoje do seu agir?

CONCLUSÃO

“O futuro se revela somente quando ele se torna o presente! Toda escolha introduz um futuro!”Erwin McManus

Se você ficar apenas sentado, parado e esperando que o mundo melhore, ou se você se contentar com o que existe, porque o que você deseja exige demais de você, então esta coisa chamada VIDA sempre lhe fugirá.

A maioria de nós sabe que é espiritual orar, mas de algum modo deixamos passar o fato de que tão espiritual quanto orar é AGIR.

“Você se torna a resposta à oração quando age como se a sua vida dependesse disso. Porque ela depende. E o mesmo acontece com as vidas de todos que a sua vida toca.” Erwin McManus.

PARA REFLEXÃO: Você tem vivido intensamente sua vida em Jesus como se o tempo estivesse acabando?

PARA ORAÇÃO:  Peça ao Espírito Santo revelar onde ou em que áreas você precisa tomar atitudes para verdadeiramente viver o presente (vida) que Deus te deu.

PARA APLICAÇÃO:  Não deixe para amanhã. Decida agir agora! Entregue tudo o que você tem, o que você é para Jesus e comece a viver uma vida plena.

ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #7

Um Futuro que Vale a Pena Lutar

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14

Introdução: Muitas pessoas vêm e vão dentro da igreja e em ministérios, nunca ficam efetivamente, e algumas na verdade nunca parti- ciparam! E outras são filhos e filhas de verdade que enten- dem e amam servir a sua casa!

Não simplesmente servem na igreja, mas querem fazer parte da família.

Muitos que saem do comodismo, encaram os desafios difíceis, estão de pé até hoje. Mas outros que escolheram ficar confortados e “seguros”, não estão nem mais de pé. Servir em um ministério realmente não está ligado com a palavra “segurança”, pois você vai precisar se expor, mostrar o seu caráter e algumas vezes você correrá o risco de errar e ser corrigido. Mas adivinhe só: Tudo é para o seu crescimen- to! Correr esse risco vale a pena! Pois não há nada mais divino do que poder se parecer com Jesus amando e servin- do as pessoas como ele amou.

Se sua vida tem estado muito comum, você tem vivido de forma simples, meio a meio, morna, você precisa então parar de viver de forma confortável.

Para que aja uma transformação você precisa tomar uma posição!

Como você será lembrado? Além disso, você será lembrado?

“Quem nós nos tornamos é menos o resultado de onde estamos indo do que a consequência das coisas que estamos fugindo”.
Erwin McManus

Realmente nós, hoje, estaríamos diferentes, em outro lugar, senão tivéssemos fugido de vários desafios e decisões que uma vez fugimos. Coragem é um bem raro, mas todos nós podemos e devemos ter!

Fugir não adianta, pois você só está adiando o que muitas vezes é inevitável, você vai precisar enfrentar as suas batalhas! Fugir só vai te tornar mais fraco.

Hoje vamos ficar alertas e descobriremos maneiras para tomarmos posição e pararmos de fugir.

1. PARE DE FUGIR E SEJA RECOMPENSADO

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28

Você não precisa ter medo! Deus age ao seu favor de acordo com o propósito que Ele tem para você.

Quando você foge, você cria problemas para muitos. Mesmo que você fracasse ao tentar, a sua posição de não ter fugido quebrou o padrão do mundo que é sempre fugir. Muitos que seriam recompensados com a sua vitória vão ficar com a derrota por conta da sua fuga. E você pode acabar perdendo o seu sentido de viver se continuar sempre fugindo.

Não permita que o medo tire você de onde você deveria estar. Prefira morrer enfrentando os seus desafios ao viver fugindo deles!

“A realidade nua e crua é que todos nós escolhermos um plano de sepultamento muito antes de estarmos enterrados no chão”. EErwin McManus.

2. LUTE PELO SEU FUTURO

“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”. Deuteronômio 31.6

Deus vai te acompanhar em cada desafio que aparecer em sua frente, não fique com medo!

O futuro está vindo, quer gostemos disso ou não. Simples- mente precisamos acreditar que há um futuro pelo qual vale a pena lutar. Não há nada que você possa fazer para impedi- -lo que ele venha.

Não marche para o futuro andando para trás.

Por mais sombrio e desconhecido que o seu futuro possa parecer, quando você crê, o futuro é sempre cheio de espe- rança! Tome uma posição! Naturalmente, algumas vezes você pode até perder, mas decida vencer isso, pois você só conhecerá a vitória se você correr o risco da derrota. Se você nunca se posicionar, você nunca vencerá!

3. ENCORAJE OS OUTROS

“Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: ‘Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!’”
Números 12-14

Neste versículo está contando a história onde Calebe e Josué foram os únicos que da sua geração entraram na terra prometida, pois os outros ficaram com medo e passaram um relatório negativo sobre a terra que Deus havia prometido para todos eles! Foram doze homens enviados para espionar a terra e dizer como ela é, mas infelizmente dez deles ficaram com medo e passaram um péssimo relatório para o povo e todos eles ficaram com medo também, e por causa disso o povo não entrou na terra prometida. Apenas Josué, Calebe e todos os jovens com menos de vinte anos puderam entrar e desfrutar dela.

Se os outros dez tivessem animado o povo também, todos eles teriam entrado na terra que Deus havia prometido para eles. O povo não desfrutou da terra pois tiveram pessoas que desanimaram eles.

Agora que você já decidiu parar de fugir – acredito eu, já que você chegou até aqui – está na hora de ajudar os outros a pararem de fugir também!

O seu chamado é para avançar e não recuar!

Você pode ajudar as pessoas que não venceram os seus desafios também. Não só na sua empresa ou na sua faculda- de com trabalhos e tarefas, mas em situações pessoais onde cada pessoa precisa se posicionar. Ajude-as! A sua palavra de ânimo pode provocar uma mudança gigantesca na vida de uma pessoa que estava perdida, voando como se fosse uma folha seca ao vento, sem rumo, apenas esperando chegar ao chão.

Coragem! Não tenha medo de falar. Pois na verdade os verdadeiros amigos são aqueles que são sinceros em querer ajudar os outros. O silêncio nunca gera crescimento.

CONCLUSÃO

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
Salmos 27:1

Alguns acham que sua vida já chegou ao fim. Desistiram de lutar e com o tempo se acomodaram tanto que se esquece- ram de viver.

A Bíblia é um livro que fala do passado? Sim, mas principal- mente ela fala do seu futuro! Existem muitas promessas na sua vida! Corra atrás delas! Ore como se tudo dependesse de Deus, e lute como se tudo dependesse de você.

Quando sua vida chegar ao fim, como você será lembrado? Onde você terá chegado? Será que você se arrependerá de muitas coisas? Terá histórias para contar de “Se eu tivesse feito diferente, se eu tivesse feito isso…”. Ou terá histórias de “Eu conquistei, eu lutei, batalhei, consegui!?”

O seu futuro já deu certo! Basta você acreditar e lutar!

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4

ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #8

Uma Família para Pertencer

INTRODUÇÃO

Nisso saberão que são meus discípulos, no amor que tem uns pelos outros.João 13.35

Muitas maneiras de amar podem identificar pessoas realizadoras e apaixonadas, mas é o amor “uns pelos outros” que nos destaca como da família de Deus. Ser parte é ser alguém.

Ambientes de grandes realizações e feitos estão acostumados com o conceito de equipe e reconhecem o poder do trabalho em equipe, incluem ainda que o valor de senso de pertencimento melhora o desempenho de todos.

Existe um provérbio africano que diz “Se quiser ir rápido, vá sozinho, se quiser chegar longe, vá junto”.

A chamada para a grandeza do reino parte do ponto do convite para uma família, a salvação não é individual, na realidade é pessoal, a diferença básica está na ideia de ser parte, não é algo só para você, mas uma experiência com você, ante o hedonismo desse século, a resposta é o altruísmo da família da fé, que tem como maior exemplo Jesus que deixou de ser o Unigênito para tornar-se o Primogênito de uma família de muitos.

Para viver a experiência completa na família de Deus na terra:

1. DECIDA SER PARTE

“Aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo e o teu Deus é o meu Deus.”Rute 1.16

“Seu futuro está nas pessoas.” Erwin McManus

Rute decidiu ser parte da família de Noemi quando já não havia mais obrigação, foi uma decisão dela, ela encontrou uma motivação e firmou sua posição.

Historicamente o conceito de família tem sofrido muitas mutações, a principal razão por isso, está no fato de que Deus decidiu abençoar a família, então de uma forma ou outra as pessoas querem fazer parte de algo que Deus abençoou. O conceito de “tribos” resume bem a ideia de estar junto por alguma afinidade e decidir que vale a pena pagar o preço pelo bem comum, ser parte daquela comunidade, nem tudo é família, mas não é por isso que não pode ser uma benção. Sua tribo (ministério, célula, equipe de trabalho) deve ser escolhida com a ajuda de Deus e você deve honra a esse ambiente que te honra. Ser família antes de mais nada é uma decisão, Jesus decidiu te incluir.

“As pessoas não desaceleram você, as pessoas erradas desaceleram você. Quando você escolhe as pessoas certas, quando você encontra a sua tribo, a sua vida começa se encaixar de uma maneira que ela nunca pôde quando você andava sozinho.” Erwin McManus.

2. ACREDITE NAS AMIZADES VERDADERIAS DO REINO

“… existe amigo mais apegado que um irmão.” Provérbios 18:24b

Cada vez mais as pessoas querem intimidades sem compromisso, por essa razão as feridas relacionais são mais numerosas e profundas, o resultado é uma sociedade repleta de pessoas vivendo solidão nos aglomerados e multidões, estar só não é a ausência de pessoas e sim de intimidade.

Por isso lembre-se do convite de Jesus a nossa amizade:

“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.” João 15:15

A partir da amizade com Deus, somos capazes de arriscar novos níveis de compromisso com as pessoas, porque temos no Espírito Santo a figura do amigo inseparável podemos nos lançar com ousadia aos relacionamentos.

Se você quer alcançar seu potencial máximo, se você quer viver uma vida onde você nunca se acomode, se você quer atirar a última flecha…você precisa ser capaz de responder: Quem está com você? E com quem você está?

3. RECONHEÇA QUE JUNTOS SOMOS MELHORES.

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se”Eclesiastes 4:9-10 a

“Davi matou o gigante e conquistou a confiança daqueles que se acovardavam diante da figura sinistra, mas o futuro ao qual Deus o estava chamando não poderia ser cumprido se ele tivesse entrado em todas as batalhas sozinho. Para cumprir seu destino precisaria encontra seu grupo de irmãos.”Erwin McManus

O poder da unidade multiplica as possibilidades produtivas e também prepara melhor para os prejuízos e recomeços, o conceito da unidade que deve ser vivida na família da fé é mais poderoso que a união: normalmente pessoas com interesses comuns tem melhores resultados unindo forças; por outro lado a unidade consiste nas renúncias das vontades pessoais em favor da vontade de Deus, logo o resultado é mais do que pedimos ou pensamos.

CONCLUSÃO

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.  1 Pedro 2:9

“A tragédia da vida é que muitos de nós preferimos ser o astro de um time perdedor que o jogador complementar de um time campeão”Erwin McManus

Você venceu no “par ou ímpar” da vida e já faz parte de uma família extraordinária, escolha seus relacionamentos a partir dessa condição. Decida viver igreja como uma família para pertencer, não apenas como um lugar para frequentar.

PARA REFLEXÃO Quem pode contar com você? E você pode contar com quem?

PARA ORAÇÃO Vamos orar por um aumento do senso de pertencimento a família de Deus e a Home Church.

PARA APLICAÇÃO Faça o exercício de toda manhã agradecer a Jesus por ter decidido ser seu amigo e não tenha medo de novas amizades.



ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #9

Saiba o que você quer

INTRODUÇÃO

Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: “O que vocês querem que eu lhes faça? “Mateus 20:32

Certa vez Jesus estava saindo de Jericó e uma grande multidão começou a segui-lo. Em meio a todo aquele caos e comoção, dois cegos estavam sentados ao lado da estrada. Ouvindo que Jesus passava, clamaram por ajuda. Jesus por sua vez, parando, os chamou e disse: “O que vocês querem que eu lhes faça?”.

Num primeiro momento, está nos parece ser uma pergunta tão óbvia e desnecessária, não é mesmo? É claro que Jesus já sabia, mas Ele precisava que eles declarassem o que exatamente queriam. Se os cegos apenas enxergassem Jesus como carpinteiro, possivelmente pediriam uma bengala ou quem sabe ainda uma carruagem com motorista.

Pense em quantas vezes Deus já te perguntou o que você deseja e na nossa falsa humildade gaguejamos e dizemos simplesmente que seja feita a vontade dEle ou pior ainda, pedimos algo para Deus que está aquém do que Ele realmente quer e pode nos dar.

A Bíblia nos ensina a deleitar-se no Senhor e como um bom e amoroso Pai, Ele concederá os desejos do nosso coração (Salmos 37:4). Sabe o que isto significa na prática? Que Jesus molda a Sua vontade em nós muito mais do que declara a sua vontade para nós. Ou seja, se quisermos saber o que Deus quer, precisamos dar a Ele o nosso coração e deixar que Ele construa desejos dentro de nós que queiramos mais do que qualquer coisa no mundo!

1. CHAME A ATENÇÃO DE DEUS

“Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!” Mateus 20:30

Nunca menospreze os pequenos começos. Dê sempre o seu melhor! Como aprendemos em nossa igreja, devemos sempre orar com toda intensidade como se tudo dependesse de Deus, mas trabalhar e agir com toda intensidade como se tudo dependesse apenas de nós!

É interessante observar que a limitação de visão, não impediu os cegos de moverem-se! Faça o que for preciso, se necessário “grite” e coloque-se em total rendição ao Senhor. Acredite, você nunca passará desapercebido pelo Senhor. Suas atitudes determinarão suas altitudes!

2. SUSTENTE A SUA FÉ

“A multidão os repreendeu para que ficassem quietos, mas eles gritavam ainda mais: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!”Mateus 20:31

Não importa o que pessoas digam ou circunstâncias demonstrem, decida ouvir, confiar e obedecer somente e tão somente a voz de Deus.

O nosso coração sempre passará pelos testes da fé, da fidelidade e do tempo. Da fé para crer que não há impossíveis para o Senhor, da fidelidade para agir e viver na certeza de que sempre o Senhor recompensará os que lhes são fiéis e do tempo para esperar pacientemente pelo cumprimento de cada promessa do Senhor.

3. SONHE GRANDE

“Responderam eles: “Senhor, queremos que se abram os nossos olhos.”Mateus 20:33

Você nunca viverá tão grande a ponto de ser grande demais para Deus. Acredite, Deus deseja “abrir os teus olhos” e não apenas “te entregar uma bengala”! Se você não souber o que pedir, você terá o que possivelmente não quer. Se você não sabe exatamente quem quer se tornar, provavelmente se tornará alguém que nunca quis ser. Da mesma forma, se você não sabe o que quer que Deus faça na sua vida, se os teus sonhos forem pequenos, certamente uma hora acabará se perguntando por que Ele te deu tão pouco, enquanto em todo o tempo Ele estava esperando que você visse o quanto Ele queria lhe confiar.

CONCLUSÃO

“Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.” Mateus 20:34

O resultado sempre será extraordinário quando decidimos viver e nos mover alinhados com o céu!
O que você quer?

Nunca se esqueça que o nosso Deus é aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Simplesmente não somos capazes de ofendê-lo fazendo os nossos pedidos grandes demais.

“Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.”Salmos 2:8

PARA REFLEXÃO Você já passou pela experiência de fazer uma oração contida ao Senhor e foi surpreendido com algo muito melhor? Compartilhe com o grupo.

PARA ORAÇÃO Ore para que nunca duvide das intenções de Deus ao seu respeito. Renda-se e confie plenamente nEle!

PARA APLICAÇÃO Nunca se contente com menos do que Deus criou você para viver. O que você pode fazer hoje para mudar suas atitudes com relação aos teus alvos e sonhos?

ESTUDOS DE CÉLULA – SÉRIE A ÚLTIMA FLECHA – #10

Prontos para a Batalha

INTRODUÇÃO

“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.” Lucas 16.10

Deus quer de você prontidão e não perfeição. Viver na prontidão te faz aperfeiçoável. Achar-se perfeito é o caminho para perder a batalha. Prontidão é estar disposto, mesmo no pouco. Perfeição é estar disposto apenas quando chegar o “muito”. O caminho da prontidão é fortalecido desde os pequenos desafios, os pequenos começos. Como diz a palavra no livro do profeta Zacarias: “Não menospreze os pequenos começos”.

Estamos sendo avaliados desde o anonimato. Por isso você precisa se alegrar em fazer o bem mesmo quando ninguém está vendo, levar Cristo aos que são “invisíveis” para a sociedade, dedicar todo empenho mesmo nas oportunidades simples. Dê o seu melhor onde não há fama ou notoriedade, na obscuridade. Dê o seu melhor mesmo quando você estiver cansado e desamparado.

Prontidão para a Batalha tem a ver com estar preparado. Você tem se preparado? O mesmo Deus que chama é o Deus que prepara e capacita. Você consegue diferenciar quando é Deus que está te chamando? Você precisará de uma caminhada com a palavra de Deus, para se acostumar com a voz de Deus e saber identificá-la. Não espere estar 100% preparado para começar a caminhar, e não espere que dará tempo de parar tudo ao ver um desafio para começar a se preparar. O preparo é no caminho, lembre-se que Jesus disse: “Eu sou o Caminho”. Ele não procura pessoas preparadas, ele procu- ra pessoas “preparáveis”.

1. COMPAREÇA AOS DESAFIOS PELAS RAZÕES CERTAS

“Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava condu- zindo a décima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele.”  1 Reis 19.19

Serviço não é necessariamente ser visto. Ame servir, seja fiel aos seus compromissos. Eliseu estava cumprindo sua tarefa diária, dando seu melhor sem se preocupar se estava sendo visto, se seria promovido ou se receberia aplausos. Certamente ele passava por dias difíceis, situações injustas e desafios que pareciam sem solução. Mas ele decidiu resolver, tornar-se bom de iniciativa e de “acabativa”. Não por reconhecimento, mas pelas razões certas: honrar e crescer.

“É nos momentos decisivos que somos lançados do anonimato para a visibilidade.”Erwin McManus

2. ESTEJA PRONTO PARA OPORTUNIDADES INESPERADAS

“Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. “Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe”, disse, “e então irei contigo.” “Vá e volte”, respondeu Elias, “lembre-se do que fiz a você.”        1 Reis 19.20

Deus tem oportunidades preparadas para você. Você precisa se permitir ser preparado para elas. Preste bem atenção: Seu momento mais difícil é seu momento mais decisivo. Um problema inesperado pode revelar uma grande oportunidade que você já pediu em oração.

Quais são os momentos que abriram novas possibilidades diante de você? Fique atento, Deus está te testando nas tarefas simples, para te lançar nas tarefas extraordinárias. Quem for fiel no pouco, será colocado sobre o muito.

“Não cometa o erro de viver a sua vida esperando que coisas boas aconteçam. Faça com que coisas boas aconteçam.” Erwin McManus

3. DECIDA CAMINHAR SEMPRE NA ABUNDÂNCIA

“E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar.”1 Reis 19:21

Eliseu já era alguém que colocava as coisas para funcionar. Ele preparava as terras de sua família para receberem sementes, até o momento que foi chamado e promovido a preparar os corações de sua nação para as sementes que a voz de Deus viria plantar.

Não ame seu dom, ame as pessoas alcançadas através dele

Eliseu nunca tropeçou no futuro. Nunca desperdiçou o presente. Nunca se apegou ao passado. Ele jamais sentiu aquela incerteza desconfortável de estar despreparado. Ele estava preparado o suficiente para começar e continuou sendo preparado na jornada.

“Não basta se esforçar para chegar lá, você precisa se esforçar para estar preparado quando chegar lá!” Erwin McManus

CONCLUSÃO

Independentemente do que Deus pudesse fazer, ou independentemente do que cruzasse seu caminho, a única coisa da qual Eliseu parecia estar certo era de que ele se apresentaria preparado. Todas as vezes que chegou lá, ele estava pronto. Eliseu iniciou e terminou seu chamado sem deixar nada por fazer.

Mais difícil do que não ter uma oportunidade é desperdiçar uma oportunidade depois de tanto tempo. Cada pedacinho de tempo e progresso é importante, na economia de Deus nada é desperdiçado. Não estaremos prontos para batalha se formos soldados de verão ou discípulos de temporada. Decida ser “preparável”, constante, generoso, ousado e sempre na abundância

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6

PARA REFLEXÃO Já percebeu que cada dia comum é um preparo para momentos e decisões extraordinárias?

PARA ORAÇÃO Ore para que Deus te prepare para ser a pessoa certa, diante das oportunidades certas.

PARA APLICAÇÃO Assim como Eliseu; aceite seu desafio, recuse-se parar antes da conclusão e finalmente, torne-se maior que seu desafio.

Comments are closed