Abandonando as resoluções para grandes realizações em Deus

6860_575289045968594_4236338941278262163_nTexto: Neemias 1:1-11

Introdução: O livro de Neemias está no Antigo Testamento e conta a história de uma pessoa extraordinária que usou de meios ordinários para trazer mudanças impressionantes para o seu povo e cumprir o propósito de Deus em sua vida.

Quantos de nós na primeira semana do ano já abandonamos as nossas resoluções de final de ano? Quantos nem fizeram resoluções com medo de se frustrar?

Precisamos de algo mais! O que desejo propor para vocês hoje é que o que precisamos é de uma “indignação santa” movida de compaixão que nos move a realizações em Deus e não mais sobre nós mesmos.

A história de Neemias é uma história de disciplina, trabalho duro e visão. A história acontece logo após o exílio Babilônico em 605 BC quando os Babilônicos por 70 anos mantiveram os Judeus cativos. Os Persas conquistaram a Babilônia e a sua diplomacia era que os prisioneiros e cativos deveriam voltar para as suas terras e pagar tributos em suas próprias cidades.

** Você sabe como é difícil depois de 3 ou 4 anos vivendo no Japão, voltar para o Brasil.

Essa reconstrução é complicada e difícil e 90 anos após esse retorno do povo a sua terra, a história de Neemias começa enquanto ele era o copeiro do Rei Artaxerxes em Susã. Um de seus irmãos, Hanani veio de Judá para lhe contar o que está acontecendo com seu povo.

Leitura: Neemias 1:1-4

  1. Você precisa encontrar algo que lhe causa indignação.

O que quero afirmar aqui é que enquanto algo não te indignar ou te tirar do sério, você nunca fará uma entrega de coração que valha a pena o seu tempo e investimento.

O que lhe causa indignação?

  1. a) Âmbito Pessoal

Quando é que você vai se cansar de ser um crente “meia-boca”?

Agora, se o que você sabe que você precisa mudar não lhe causa uma indignação, não haverá mudança. Você precisa ficar com raiva de si mesmo.

– Minha vida de oração é uma vergonha, que cara de pau eu sou de ir diante de Deus sem me relacionar com Ele. A indignação revela a nossa carência e não necessidade.

– Meu testemunho na fábrica é um terror, quantas vezes eu já pisei na bola ali; ninguém me leva a sério. Você tem 2 opções nessa hora:

  1. Chegar diante dos colegas de trabalho e se arrepender publicamente;
  2. Mudar de fábrica e começar de novo.

A primeira é um ato de coragem, a segunda de covardice; mas pelo menos ambas estão nos levando a uma atitude séria de recomeço.

  1. b) Âmbito Público

Ao olhar hoje para todas as relações públicas que você tem: família (cônjuge e filhos), parentes, amigos, irmãos em Cristo e colegas de trabalho; o que lhe causa indignação?

“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.” Neemias 1:4

Reparem algumas coisas interessantes sobre essa indignação compassiva do copeiro:

  1. Ele não precisava se indignar ou chorar ou se compadecer. Ele estava em uma situação muito confortável, vivendo no palácio do rei com tudo a sua disposição.
  2. O seu coração estava sensível a situação alheia. O problema não era seu, mas ele teve apatia e se colocou no lugar de seus irmãos. A não ser que você seja um ator ou atriz sensacional, você não consegue chorar a toa ou por nenhum motivo.

Quando a nossa relação com o Espírito Santo é fraca, nos tornamos míopes e só temos percepções do âmbito pessoal.

  1. Passou dias lamentando-se. Exemplo: O irmão ou irmã chega para você e lhe conta uma situação difícil que está vivendo e a maioria dos crentes diz: “vou orar por você”. Que tamanha indiferença! Que apatia! Precisamos nos comprometer mais uns com os outros.
  2. Jejuou. Jejuar é sacrificar algo de si em favor do outro. Quantos sacrifícios você fez em 2016 por uma razão que não tinha nada a ver com você?
  3. Orou ao Deus dos céus. Intercessão. Neemias abraçou a causa no mundo espiritual e entendeu que se Deus não estiver na frente de tudo isso, não adianta nem começar. Em 2016 a primeira pessoa que precisa saber dos seus problemas é Deus:

“Não adianta chorar para todos se a nossa primeira lágrima não descer diante de Deus.”

Duas atitudes práticas de Neemias e uma a mais para grandes realizações em Deus em 2016:

  1. Confesse diariamente as promessas de Deus para a sua vida.

“E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;” Neemias 1:5

– A maior delas é essa: Que somos casa de Deus, habitação do seu Espírito e essa é a grande promessa que Ele cumpriu no descendente de Abraão: Jesus Cristo. Nosso Deus é Emanuel e Ele está conosco. Não importa o que acontecer em 2016, eu sei que meu Deus está comigo.

  1. Confesse diariamente os seus pecados diante de Deus.

“Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.” Neemias 1:6

– Só consegue fazer isso quem é cheio do Espírito Santo. A nossa relação com Deus jamais é somente vertical, ela também precisa ser horizontal. Se em 2016 você não encontrar um amigo espiritual para confessar os seus pecados, orar e interceder por você, e compartilhar as grandes coisas que Deus fará em nosso meio, você permanecerá no mesmo lugar que começou o ano.

  1. É necessário nascer de novo.

Talvez esse ponto deveria ser o primeiro, mas o que estamos enfatizando aqui é que se a raiz não mudar, o fruto continua o mesmo. Exemplo: Plantar uma mangueira no quintal. Você pode podar ela ano após ano e esperar outro fruto, mas sempre terá manga se não mudar a semente, ou seja, a raiz.

Conclusão: Eu quero realizar grandes coisas em Deus e para Deus em 2016 e quero lhe fazer algumas perguntas:

  1. O que lhe traz indignação hoje?
  2. O que você vai fazer para mudar isso?

“Ah, eu não consigo!” – Bem vindo ao clube dos incapacitados, pois a nossa força não se encontra em nós mesmos, mas naquele que morreu e ressuscitou por nós.

Comments are closed