Para experimentar o novo é necessário uma mudança de perspectiva

13310566_637762619721236_6522497644919123973_nTexto: Números 13:25-33

Introdução: Estamos conversando sobre como viver o “reset” de forma prática e viva. Nossa conversa começou com os gestos e atitudes que um deve ter diante de tanta graça e salvação. Já na segunda parte conversamos sobre o poder destruidor ou abençoador que a língua e as palavras possuem. Nessa terceira parte, vamos observar como a nossa perspectiva das coisas afeta diretamente a forma como vivemos o evangelho e principalmente entendemos fé.

1ª perspectiva – Perspectiva Humana

“Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.” Números 13:27-28

  1. a) Não discernir as coisas além das dificuldades óbvias.

O apóstolo Pedro vai dizer assim: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.” 2 Pedro 1:3-9

Romanos 8:28-29 é uma promessa que na totalidade dos nossos dias, Deus irá fazer com que todas as coisas (mesmo as que não compreendemos hoje) trabalharão para o nosso bem.

  1. b) A mudança de perspectiva requer uma mudança de entendimento.

Romanos 12:2 nos apontam para essa realidade. Metanoia é essa mudança de paradigma, a qual passamos a viver pela fé (confiar) e não pela crença (acreditar).

Diagnóstico: Embora experimentassem a presença de Deus todos os dias no deserto, aqueles homens (e através da influencia deles todo o povo de Israel) não O conheciam.

– Deus era o provedor, mas não era Pai.

– Deus era bom enquanto útil, mas descartável enquanto despercebido.

– Dualismo incoerente – Deus é bom quando tudo está bem, mal quando tudo está mal.

Perigo: Não estamos falando sobre afirmação ou pensamento positiva aqui. Não é escapismo, omissão ou negligencia. Estamos falando de uma fé que vive além das circunstâncias.

Resposta: Abraão aprendeu a confiar em Deus e a razão disso era um relacionamento intimo e constante que o levou a uma fé genuína. A Bíblia diz em vários lugares que “Abraão creu e isso foi lhe imputado como justiça” (Romanos 4:3; Gálatas 3:6; Gênesis 15:6; Tiago 2:23) e também “em esperança, creu contra a esperança…” Romanos 4:18.

2ª Perspectiva – Perspectiva Divina

Vejamos o que Moisés, Calebe e Josué relataram do episódio: “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.” Números 13:30 e também: “E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.” Números 14:7-9

  1. a) Requer uma fé baseada no que DEUS DISSE e não nos 5 sentidos.

Calebe e Josué viram a mesma coisa que os outros 10 espias, mas a fé (conhecer) deles em Deus era a força propulsora das suas atitudes, decisões e ações.

Tinham medo? Sim. Eles não negaram o relatório, simplesmente afirmaram a promessa.

Exemplo: Contraiu um câncer. A promessa de Deus é cura e se não for aqui e agora, será no novo céu e na nova terra, pois a minha herança é eterna e não temporária.

  1. b) Requer constância e permanência quando as coisas não estão como gostaríamos.

Você conhece o resultado dessa história: 40 anos de deserto e morte. Mas veja o que diz Calebe a Josué ao tomar posse da Terra prometida: Ler Josué 14:6-11.

Diagnóstico: A fé de Calebe estava no objeto dela e não no seu resultado.

Perigo: Desistirmos antes de ver o que realmente Deus planejou que acontecesse. Fp 1:6

Resposta: Jesus no Jardim do Getsêmani estava diante de sua hora mais difícil. Ele sabia que todos iriam lhe abandonar, virar as costas e coisas terríveis estavam por vir, mas por nos amar até o fim permaneceu, cumpriu a sua missão; viu pela perspectiva divina e nos chama para experimentar o mesmo em nossas vidas. Ler 2 Coríntios 4:16-18

Quer viver o novo, mude sua perspectiva hoje.

Comments are closed