Felicidade: É possível?

FELICIDADE POSSIVEL“Se você vive procurando a felicidade na vida você fica meio bobo. Você tem coisa como a maturidade, as contradições, você tem coisas como se eu só me preocupo com comprar coisa eu fico meio bobo mesmo, porque a sociedade de consumo deixa você meio abestalhado e a outra coisa é que eu acho que a literatura escrita para a felicidade em massa é uma literatura ruim de baixa qualidade para quem ler pouco e para quem não consegue lidar com o fato de que a vida talvez não tenha sentido, que talvez no final a gente se de mal, que é difícil confiar nas coisas e nas pessoas… E se você ficar o tempo inteiro obcecado com a felicidade provavelmente você não vai ter nenhuma experiência de felicidade” Pondé

“Então, o problema com o nosso amor pela felicidade nunca é que sua intensidade é muito grande. O principal problema é que ele flui nos canais errados em relação aos objetos errados” Jonathan Edwards (pregador avivalista, filósofo e teólogo século 18)

“Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós” Filipenses 3:1

1. Não deixe a alegria no Senhor apagar. 

  • Mineiros sabem que gases perigosos podem surgir silenciosamente e secretamente pelos túneis das minas. Monóxido de carbono pode asfixiar alguém e metano explode. Em 2006 12 homens morreram em uma explosão em uma mina em West Virgínia. O que eles faziam? Encontraram um método efetivo e barato de prevenir essas tragédias: eles começaram a trazer canários para dentro da mina, pois o metabolismo deles é sensível a qualidade do ar. Enquanto os canários cantavam, os mineiros sabiam que o ar era seguro. Mas se os canários parassem de cantar e começassem a oscilar no poleiro e caírem na gaiola, o ar estava contaminado e precisavam correr da mina.
  • Não permita que os “gases” (circunstâncias) ofuscam a sua fé. Não pare de cantar, de pular e celebrar a vida, mesmo que você se sinta em uma gaiola hoje.

2. A nossa alegria está viva e vibrante em Cristo.

“Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” João 15:10-11 NVI

Por isso que discordo plenamente do filósofo secular e uso as palavras do filósofo cristão como alerta para a descoberta da fonte onde extraio a minha alegria. Geórgia Muller, evangelista e diretor de um orfanato na Inglaterra que resgatou mais de 10,000 órfãos das ruas de Bristol, dizia assim:

“Eu vi mais claramente do que nunca que a primeira e grande e principal actividade a que eu deveria atentar para a cada dia era ter minha alma feliz no Senhor. A primeira coisa a se preocupar não era o quanto eu poderia servir ao Senhor, mas como eu poderia levar a minha alma a um estado feliz, e como a vida interior pode ser alimentada.” George Muller

” O gozo de (Deus) é a única felicidade com que nossas almas podem estar satisfeitas. Ir para o céu, totalmente desfrutar de Deus, é infinitamente melhor do que as acomodações mais agradáveis aqui. Pais e mães, maridos, esposas, filhos ou a companhia dos amigos terrestres são apenas sombras, mas Deus é a substância. Estes são raios dispersos, mas Deus é o sol. Estes são apenas córregos, mas Deus é o oceano.” Jonathan Edwards 

3. De que a alegria nos protege?

1. Tentação

  • Quando a nossa alegria está no Senhor, as outras coisas se tornam secundárias. Conseguimos discernir entre o temporário e o eterno e conseguimos também discernir entre o abstrato e concreto.
  • Quando os prazeres da vida legítimos ou ilegítimos surgem, a alegria no Senhor é o escudo que nos protege e nos mantém “seguros”.

2. Religião

  • Não permite que sirvamos por segundas intenções, nosso alvo sempre é alegrar ao Senhor para quem mais e mais da sua alegria transborde em nós.
  • Não permite que a religião nos aprisione, formate e retire a beleza da vida. Ela nos ajuda a redimir a música, as artes e a vivermos livres do medo e preocupados com a nossa reputação.

Conclusão

É possível ser feliz? Sim. É imaturo buscar felicidade? Sim. Por que? Porque a felicidade não é algo que se constrói com coisas, relacionamentos, religião e qualquer outra ideia. Felicidade se descobre, pois ela é uma evidência de algo que já aconteceu dentro de nós pelo o Único capaz de refleti-la de Si mesmo.

Comments are closed