Aba Pai

300x300-1237x1237+394+4_11276538Texto: Romanos 8:15-27

Introdução: Colocando o evangelho como centro da nossa espiritualidade.

  1. A oração é algo original/primitivo.

“por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.” Romanos 8:15 – A palavra “Aba” é Aramaica e é melhor traduzida como se dita por uma criança dizendo: “papai/paizinho”. Mas isso não está completamente correto, pois a melhor tradução para essa palavra é “Da-Da”. Na língua portuguesa é a primeira palavra que sai da boca do seu filho entre a idade de 3 a 9 meses.

O que isso significa? Veja o progresso do versículo. Quando recebemos o Espírito Santo adquirimos uma nova língua/linguagem que não tínhamos antes.

– Um “não-cristão” pode pedir a Deus coisas, pode descobrir alguns códigos (se é que isso exista) e formas que te levam a ter aquilo que você precisa.

– Mas quando você nasce de novo, tudo que você quer é o pescoço do pai, o beijo e o abraço. Quando o perigo aparece você quer correr para o pai e sem o Espírito Santo você corre pelas razões erradas.

“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” Mateus 6:5,6

Você consegue reconhecer a diferença entre um tipo de oração e a outra?

Jesus está nos dizendo aqui que um hipócrita é aquele que não tem uma vida privada de oração. Um hipócrita é aquele que ora quando “TEM” que orar ou quando somente está passando por dificuldades ou perigo.

O Espírito Santo gera em nós uma nova linguagem que nos leva a desejar um relacionamento intimo com Deus.

  1. A oração é algo real.

“do qual clamamos” 8:15 – A palavra “clamar” na Bíblia sempre demonstra um grito de socorro com profunda emoção. Existe uma idéia sendo passada aqui na interpretação desses versículos e também na teologia de Paulo que tudo ao nosso redor está gemendo:

– a natureza geme (versículo 22)

– nós gememos (versículo 23)

– Espírito também geme (versículo 26)

O que isso significa? Estamos em um processo de desvanecimento, isto é, estamos desaparecendo aos poucos e esse processo dói, nos faz gemer e isso é fato. Todo mundo vai gemer em algum momento da vida e pergunta que fica é: Como você quer gemer?

– Quando o Espírito Santo habita em nós e temos essa relação que falamos acima com Deus, o nosso gemer é diferente dos demais, porque todo gemer nosso, nos faz crescer e mudar para melhor.

– Quando você geme em direção a Deus, você cresce em sabedoria, você tem percepções mais claras da beleza de Deus, Sua salvação e Sua criação, e mais discernimento e clareza espiritual. Você expande, cresce e muda mais e mais a imagem de Cristo. Sem isso você encolhe. Não é algo materialista, consumista e barato; é viver de verdade.

Exemplo: Bebê nascendo e como aquele mundo para ele é estranho, horrível e terrível, mas todos os médicos, a mãe, a família estão esperando com grande expectativa essa chegada e tudo está sendo feito para o bem da criança mesmo que ele não saiba disso.

  1. A oração é posicional.

“Aba, Pai” 8:15 – A não ser que você reconhece a sua posição você não conseguirá orar com sinceridade, paz e segurança. Nenhuma religião do mundo se aproxima de Deus dessa forma, pois a realidade de Deus para esses é tão distante, tão indiferente, tão incompreensível e irreconhecível que é um espanto quando Jesus se aproxima e nos chama agora a nos aproximar assim.

Por quê?  Quando você se aproxima do patrão, você se aproxima por interesse. Mas se você é filho, você tem toda a riqueza e os bens desse Pai vindo para você independente do serviço ou trabalho que você presta a ele. Versículo 17

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” Efésios 1:3

Sabe o estranho de tudo isso? É que temos certa confiança, certo orgulho que precisa ser bem centrado e encharcado de humildade porque o nosso Pai é o Criador do universo.

Quando Paulo disse que nós podemos dizer agora “Aba, Pai”, ele está dizendo que Deus nos honra como se nós tivéssemos feito tudo que Jesus fez.

PERIGO: Muitos crentes ao entenderem isso se tornam altamente separatistas, elitistas e orgulhosos. Essa é a diferença entre o EVANGELHO e a RELIGIÃO. Somos adotados!

Você entende porque a oração de um filho é completamente diferente? Você entende porque começamos a oração modelo com “Pai nosso? Você entende que não é como um contrato de trabalho, mas uma relação para toda a vida. Se fosse trabalho, você já teria tomado kubi.

O que isso significa? Quando você não vem a igreja porque não dizimou ou porque alguma coisa aconteceu você ainda não entendeu que você é filho e não pode perder seu lugar.

  1. A oração é algo profundamente experimental.

“por meio do qual…” 8:15 – e veja o versículo 16: “O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” e parece que o texto está repetindo a frase anterior, mas não é isso.

O que o texto está nos revelando é que o trabalho do Espírito não é só nos apresentar com evidencias da sua existência, mas de nos tocar e si revelar a nós de tal forma que todas as dúvidas vão embora.

Exemplo: Criança no coloco e a posição dela ao lado do pai ou no colo do Pai. Muda? Não, mas a experiência é muito maior no colo. O que muda é o status experimental e o que o Espírito entende que nós precisamos é disso: colo de Deus.

  1. A oração é algo comunitário.

“(nós) clamamos…” 8:15 – Preste bastante atenção nisso: É muito importante temos uma vida de oração privada, particular que nós leva a um relacionamento intimo com Deus, mas isso não é suficiente.

A não ser que você tenha pessoas a qual você possa dizer “Pai nosso” com elas, você não terá como dizer “Meu Pai” no quarto secreto. As duas coisas são necessárias para uma espiritualidade saudável. Jesus poderia ter dito: Quando orares diga assim: “Meu Pai que está nos céus…”, mas Ele não faz isso. Os relacionamentos precisam ser tão íntimos quanto os nossos momentos de quarto secreto. Precisamos uns dos outros.

Comments are closed