Graça sobre Graça

graceTexto: Filipenses 3:4-11

Introdução: A única palavra que podemos usar para descrever quem somos e a pessoa que estamos nos tornando a cada dia é graça, graça de Deus.

A nossa vida é uma construção de valores e princípios que herdamos, por exemplo:

Eu poderia apresentar como base, os valores e princípios ensinados pelos meus pais que influenciaram definitivamente a pessoa que me tornei. E isso é verdade, mas não é tudo.

Eu poderia apresentar os professores nas escolas que estudei e que influenciaram a minha forma de pensar a cerca do mundo e das coisas, mas isso não seria tudo.

Eu poderia apresentar os meus mentores, figuras na mídia, líderes espirituais e amigos que influenciaram diretamente a minha formação como homem, marido e pai; mas isso não seria tudo também.

Vamos ver o texto em Filipenses 3:4-11.

O currículo do apóstolo aponta as influencias diretas em sua vida, mas o fato é que ele considera todas elas como perda para que possa ganhar a Cristo. E me perguntei: Como é que ganhamos a Cristo? A resposta é simples: não podemos. Tudo é nos dado pela graça.

Paulo responderia assim: Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.” 1 Coríntios 15:10

  1. A graça comigo não foi vã.

A palavra “charis” (hares) aparece 156 vezes no Novo Testamento e ela significa duas coisas quando ela aparece:

  1. Favor imerecido de Deus para com as suas criaturas (soteriologia);
  2. Influência divina ao coração humano que potencializa os dons de Deus.

Agora a palavra “” tem alguns significados também: Vazio e vazio de verdade; Infrutífero; Sem dom ou talento; Vazio de propósito.

Paulo usa novamente a mesma palavra no ultimo versículo do capítulo 15:

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”

1 Coríntios 15:58

E veja como essa definição de graça e vão ficam redondinhas em 2 Coríntios 6:

“E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão (Porque diz:Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação;eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).” 2 Coríntios 6:1

Quais são as conclusões corretas dessas passagens e o ensino do apóstolo para nós?

  1. a) Aqueles que receberam tal graça evidenciam que verdadeiramente a receberam pelo fruto do trabalho e da transformação que aconteceu e continua acontecendo em suas vidas. É a algo orgânico, vivo e profundamente experimental.

– A conclusão imediata do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15 é que a graça recebida o levou a trabalhar “muito mais do que todos eles” e o trabalhar aqui não é secular é para o reino.

É verdade isso na sua vida?

2. Todavia não eu, mas a graça que está comigo.

Quando me encontrei com o Senhor alguma coisa mudou. É fato de que existe uma pessoa antes de Cristo e outra depois de Cristo. A questão é como isso aconteceu?

Paulo está nos revelando o mistério da fé cristã que é “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8 – Isso significa que Deus nos amou e nos elegeu desde a fundação do mundo para vivermos por toda eternidade em sua presença e amor.

Toda influência, toda situação ou circunstancia, toda perda ou ganho, toda dor ou alegria – todas essas coisas estão me transformando à imagem de Cristo e me preparando para o objetivo da nossa fé: a salvação das nossas almas. +

Veja o texto abaixo:

“Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” 1 Pedro 1:7-9

  1. A prova da fé é algo precioso pela ótica de Deus.

Para nós pode parecer horrível, mas tudo está cooperando para o trabalhar de Deus em nós.

  1. O resultado é bem maior do que esperamos.

Veja que as nossas provas resultem em louvor, honra, e glória a Deus. Deus está agindo e transformando você a cada dia na imagem de Jesus.

  1. O resultado é uma alegria além das circunstâncias.

Assim como uma mãe ama o seu filho desde que recebeu o teste positivo do médico, que estava grávida, assim também as provas estão produzindo em nós uma glória muito maior do que as momentâneas tribulações. Leia 2 Coríntios 4:16-18 para terminar.

 

 

 

Comments are closed