Refroma – Parte II

REFORMA 2Texto: 2 Reis 23:1-4

Introdução: Semana passada vimos que a postura do Rei Josias foi fundamental para que uma verdadeira mudança viesse sobre o povo de Israel. Josias tendo todas as desculpas do mundo para ser um péssimo rei e colocar toda a culpa nos seus antepassados, mas ele não fez isso.

Ele assume a responsabilidade e suas posturas revelam isso:

  1. a) Se humilha b) Restaura o sacerdócio c) Teme a Deus

Hoje vamos dar continuidade a isso e ver como podemos construir ainda mais para que essa autêntica reforma também aconteça em nós.

  1. Voltemos ao Evangelho – 2 Reis 23:1-3

Após ter uma experiência pessoal com a Palavra de Deus se humilhando, restaurando os princípios e voltando a temer a Deus o rei chamou o povo a mesma responsabilidade. Precisamos voltar ao evangelho e o que isso significa?

Simplicidade.

Jesus pregava para pessoas indoutas, ignorantes, pobres de espírito, simples.

ENTREGUES À MORTE TODOS OS DIAS por Ed René Kivitz

As coisas mudam quando colocadas em perspectivas. Para o obeso, o pão é tentação. Para o faminto, salvação.

Acabo de chegar de viagem. Volto de alguns dias de imersão no mundo muçulmano, quando tive a sagrada oportunidade de conviver com pastores leigos da igreja clandestina, que sobrevive e prevalece ilhada em uma nação de milhões de habitantes islâmicos.

Trago na bagagem algumas impressões. Acredito que serão necessárias algumas noites mal dormidas e a freqüência aos joelhos no chão para assimilar o que consegui discernir entre aqueles heróis da fé que jamais se imaginam como tais.

O tempo com os pastores foi dedicado ao estudo da Bíblia e às conversas. Entre uma história e outra, perguntas e mais perguntas. Aos poucos fui percebendo que todas as minhas observações, comentários e respostas partiam de textos bíblicos. Fizemos um passeio pelo Novo Testamento, de Jesus nos Evangelhos às Epístolas Paulinas. Versículo após versículo, as palavras da Bíblia Sagrada foram ganhando vida e relevância. Em determinado momento me dei conta de que os grandes filósofos que sustentam a cultura ocidental eram ilustres desconhecidos e assim deveriam permanecer – pelo menos por enquanto, e sabe Deus quanto tempo é esse por enquanto. Mesmo os teólogos de primeira grandeza sucumbiam diante das simples e literais palavras dos apóstolos em suas cartas às igrejas do primeiro século.

Para perguntas a respeito da natureza e missão da Igreja, autoridade espiritual – presbíteros e bispos, dons espirituais, ministérios e vocação, testemunho e martírio, disciplina de irmãos em pecado, o papel da mulher na família, respeito às autoridades civis – no caso o rei e o governo orientado pela Irmandade Muçulmana, e principalmente o discipulado de Jesus de Nazaré, bastavam a mera citação dos textos bíblicos correspondentes para que luzes intensas fossem acesas e brilhassem na consciência daqueles irmãos que arregalavam os olhos como que enxergando tudo o que lhes era necessário sem quaisquer comentários de esclarecimento – ou distorção, como queiram.

À sombra de uma das maiores Mesquitas do mundo, construída ao longo de uma década e ao custo de 500 milhões de euros (isso mesmo, aproximadamente 1 bilhão e meio de reais), permaneci horas numa roda de conversa revisitando os textos bíblicos fundantes da fé cristã com alguns poucos irmãos que, por amor a Cristo, enfrentam a morte todos os dias, e andam pelas ruas como ovelhas destinadas ao matadouro.

É impressionante como as questões de vida ou morte têm a capacidade de nos fazer identificar o essencial e imprescindível.

Não demorou para que eu olhasse desde lá distante para o meu mundo que ficara em São Paulo, e para a chamada igreja evangélica brasileira. Vergonha e culpa invadiram meu coração. Então, novamente me converti ao Evangelho de Jesus Cristo – não existe conversão sem senso de culpa, e todo genuíno arrependimento se faz acompanhar da vergonha. Trouxe comigo o coração lavado na água pura da palavra de Deus. Ao pisar de novo em casa, respirei fundo e agradeci a Deus por mais uma vez poder dizer que “não me envergonho do Evangelho”.

** Está na hora de voltarmos à leitura bíblica, a nos debruçarmos mediante ao Sopro Eterno de Deus e permitir que ela nos leia e nos mude de dentro para fora.

Porque isso é tão importante? Porque quando deixamos a bíblia de lado, outras coisas assumem o lugar dela em nossos corações. Já não vivemos de acordo com o que ela, sendo a Palavra de Deus diz, mas de acordo com o que o nosso coração deduz:

“Guardei a tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti” Salmos 119:11

“A Bíblia caindo aos pedaços geralmente pertence a alguém que não está nas mesmas condições”. Vance Havner

“Nunca vi um cristão útil que não seja estudante da Bíblia”. D. L. Moody

“Se todas as Bíblias negligenciadas fossem limpas simultaneamente, teríamos uma grande tempestade de poeira, de modo que o Sol estaria em eclipse durante toda uma semana”. David F. Nygren

“Uma Bíblia empoeirada indica um coração empoeirado”

“De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?” Tiago 4:1

  1. Quando a Palavra é exposta o resultado automático é Salvação e Luz – 2 Reis 23:4

Porque será que Josias deu ordens aos sacerdotes e guardas do templo do Senhor que ao limpar tudo que havia dentro que queimasse tudo fora da cidade, nos campos de CEDROM?

O Vale de Cedrom

Era um lugar especifico para queimar corpos e sacrifícios fora dos portões da cidade de Jerusalém. Ele estava situado ao leste do Monte das Oliveiras exatamente na área onde estava o Monte da Caveira, o Golgotha. Não há como não identificar uma coisa com a outra.

O que o Senhor está no revelando aqui? Que a limpeza começa com Ele tirando o pecado do mundo. Ele começa a nossa santificação e só precisamos permitir que isso agora começasse também dentro de nós. A limpeza que Josias faz e começa pela casa de Deus (Templo para Judeus, Corpo para nós) começa com Jesus morrendo pelos nossos pecados e nos dando a oportunidade de sermos novas criaturas. Tudo novo, tudo mudado, tudo restaurado. ALEGRIA!!

Betel

Então agora que Jesus já pagou o preço pelo pecado do mundo e podemos experimentar essa nova vida, precisamos ir para Betel. O que Josias pede? Que queimem os pecados no Vale do Cedrom e levem as cinzas para Betel. O que é Betel? Veja:

“E deu o nome de Betel (CASA DE DEUS) àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz.” Gênesis 28:19

Leia Mateus 5:16 – Precisamos agora brilhar e mostrar ao mundo o que Jesus fez por nós.

Comments are closed