Descobrindo a Alegria – Parte 9

Texto: Filipenses 2:12-15

Introdução: Semana passada, estudamos dois princípios fundamentais que os versículos 12 e 13 nos revelam: 1. Devo pensar por mim mesmo; 2. Devo ser responsável na minha fé. Outra coisa que quero lembrar vocês de nosso estudo é que estamos de fato tentando ler a mente de um Judeu do primeiro século, este é Saulo de Tarso ou Paulo para os Gregos.

Na mente de Paulo está o grande desafio de: conhecendo profundamente o Antigo Testamento como é que essa narrativa de desdobra diante da revelação final. Para nós isso significa o Novo Testamento (27 cartas), para ele a sua própria história e os evangelhos (biografias de Jesus e seu ministério).

  1. “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;” versículo 12

Moisés demorou 40 dias e 40 noites para descer do Monte (Ex 24:18) e o povo se rebelou contra Deus. Paulo está nos revelando que isso não é mais uma desculpa para nós porque o Espírito agora não está em um local específico, mas em nós.

  1. Por mais que tenhamos pessoas experientes, santas e de bom testemunho ao nosso redor, eles não são representantes de Deus da mesma forma que Moisés era. Na nova aliança, todos nós somos reis e sacerdotes por causa do Cordeiro. (Apocalipse 5:10)
  2. Não adianta mais colocar a culpa naquele líder ou naquela pessoa porque você abandonou a fé. Você é responsável em ler e aprender e saber discernir o certo e errado, o bíblico e o antibíblico.

*Dt 29:29 *Mt 22;29 *Os 4:6 (Não existem vítimas e sim gente mal informada devido a preguiça, omissão ou falta de interesse)

“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” Efésios 4:14

  1. De onde extrair a revelação, a força e a graça para viver isso sem concessões ou negociações?

Veja o versículo 14 e 15 agora: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;” Filipenses 2:14,15

– Quem murmurou e criou contenda no deserto? O povo sem Moisés.

– Quem era a geração corrompida e perversa que não creu na promessa? Os 10 espias.

– Quem eram os repreensíveis, os culpáveis? O povo rebelde.

Ler: 1 Coríntios 10:1-13

De onde extrair a revelação, a força e a graça para viver isso? Paulo diz: “retendo a palavra da vida”.

Porque isso é difícil? Por causa de uma Dissonância Cognitiva.

Definição: Quando ocorre uma dissonância o indivíduo entra em um conflito íntimo e esforça-se para estabelecer um estado de consistência consigo e o ambiente em que está inserido.

Para tentar diminuir ou eliminar a dissonância o mundo oferece três formas:

Substituição: tentar substituir uma ou mais crenças, opiniões ou comportamentos que estejam envolvidos na dissonância.

Adicionar: O indivíduo tenta adquirir novas informações ou crenças que irão aumentar a consistência.

Esquecer: o indivíduo tenta esquecer ou reduzir a importância daquelas cognições que mantêm a situação de dissonância.

A Bíblia oferece outras três:

Permanecer: Não tome decisões quando você está confuso ou indeciso. Substituir uma ou mais crenças ou opiniões irá confundir você mais ainda.

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” Tiago 4:8

Viver: Viva e seja consistente com aquilo que você já sabe. Enquanto você não saber viver o que você tem em mãos hoje, por mais simples ou difícil que seja, não acrescente nada.

“Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.” Filipenses 3:16

Trazer a memória: Esquecer não resolve o problema, piora. Seja crente! Seja Adulto! Encare as situações.

“Então disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor. Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.” Lamentações 3:18-21

Comments are closed